31 de agosto de 2011

Top Five do último dia das transferências na Premier League


Nesta quarta-feira foi o último dia da janela de transferências do mercado europeu. E segundo a conta da SkySports.com, os 20 clubes da Premier League desembolsaram cerca de 441,900 milhões de libras, isso mesmo, somente os times da EPL torraram mais de 1,100 bilhão de reais. E nesse post estaremos trazendo as cinco principais transferências do último dia da janela do mercado europeu.

1 – Raul Meireles (Liverpool → Chelsea)


O Chelsea depois de muita luta, conseguiu trazer o meia-central que André Villas-Boas tanto pedia, inicialmente deveria ser o croata Luka Modric, mas o Tottenham recusou 40 milhões de libras, então os Blues correram atrás do português (a pedido de André) e depois de muita negociação com o Liverpool, contrataram Meireles por 12 milhões de libras (lembrando que o Liverpool desembolsou 13 milhões de euros nele). Vale lembrar também que o Liverpool fez de tudo para não negociar o meia, mas o próprio através de uma carta pediu para ser negociado com o time londrino. O jogador foi considerado pelos fãs da Premier League como “o cara” da temporada. Ele vem a cair muito bem no 4-3-3 ou 4-3-1-2 que Villas-Boas vem usando nos Blues.

2 – Mikel Arteta (Everton → Arsenal)


Outra negociação bastante complicada. Depois de idas e vindas, o Arsenal fechou com o Everton um acordo onde os Gunners irão pagar 10 milhões de libras pelo meia espanhol. O Arsenal demonstrou interesse no jogador, mas ao saber do valor pedido pelos Toffees, recuaram e desistiram da negociação, mas no mesmo estilo de Meireles, Arteta pediu ao Everton para que fosse negociado com o clube, e David Moyes mesmo não gostando decidiu liberá-lo. O Arsenal claramente vem mostrando que sente a falta de Fàbregas e Nasri, e Arteta pode até não conseguir dar o mesmo nível, mas melhora e muito o time londrino, que costuma jogar no 4-2-3-1 ou 4-3-3.

3 – Peter Crouch (Tottenham → Stoke City)


A meu ver, Crouch foi “feito” para o time comandado por Pulis, e vem ser um grande reforço para os Potters, que desembolsaram 10 milhões de libras pelo grandalhão, ex-Tottenham. O Stoke vinha conversando com o Tottenham há pelo menos três semanas, mas somente nesta quarta chegaram num valor final. Pulis se mostrou muito satisfeito por mais essa aquisição do clube.

4 – Scott Parker (West Ham → Tottenham)


Depois de muita especulação envolvendo o volante inglês, o Tottenham foi quem se deu bem na história e desembolsou “apenas” 5,5 milhões de libras pelo jogador. É uma grande aquisição para o time de Redknapp, que vem sofrendo com muitas contusões nesse setor, e Parker vem com moral para ser titular. Modric mesmo insatisfeito ficou, caso não faça corpo mole, o Tottenham terá uma das melhores duplas de meias-centrais da competição (se não a melhor, quem sabe).

5 – Bryan Ruiz (Twente → Fulham)


O costarriquenho não deve ser muito conhecido aqui no Brasil, mas quem acompanha a Eredivisie certamente sabe da qualidade de Bryan Ruiz. Resta saber como ele será escalado e se irá se adaptar tão bem como Luis Suárez nos Reds. A princípio os 10 milhões de libras desembolsados pelos Cottagers não serão em vão. Ruiz no Twente joga de winger, especialmente na direita, tem uma canhota poderosa, e apesar da altura elevada (tem 1,89m) tem muita habilidade.

Menções honrosas

André Santos (Fenerbahçe→ Arsenal)
Per Mertesacker (Werder Bremen → Arsenal)
Shaun Wright-Phillips (Manchester City → QPR)
Shaun Maloney (Celtic → Wigan)
Yossi Benayoun (Chelsea → Arsenal)
Wilson Palacios (Tottenham → Stoke City)

Concorda com a lista, faltou alguém nas menções, ou no Top Five mesmo? Deixe sua opinião na caixinha de comentários.

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

28 de agosto de 2011

Dupla de Manchester no topo

As duas equipes com maiores investimentos do futebol inglês, Manchester United e Manchester City dão mostras que vão brigar entre si ao término da Premier League, desta temporada, para saber quem será o novo ou o velho campeão da Inglaterra.

Terminada a terceira rodada do campeonato, a dupla da cidade de Manchester lideram com nove pontos ganhos. Apesar de ser apenas o inicio da competição nacional que tem seu desfecho, em maio de 2012, os dois rivais despontam como favoritos para dispararem na tabela de classificação.

A vantagem no saldo de gols do United (10 á 9) é o que separa os dois times se o campeonato terminasse hoje. Neste fim de semana, o City superou o Tottenham por 5 a 1 fora de casa com destaque para o atacante Dzeko, que deixou sua marca quatro vezes. Já os comandados de Alex Ferguson, venceram outro grande rival, o Arsenal, no Old Trafford, pelo placar de 8 a 2 com show de Wayne Rooney, que fez o had-trick.

Os lideres podem reviver a década de 60 quando as duas equipes, do norte da Terra da Rainha, brigavam diretamente pelo título. Aconteceu, em 1967, ano em que o United conquistou o caneco inglês e, no ano seguinte, foi à vez do Citzens levantar a taça, colocando uma pequena hegemonia na Premier League á época.

Enquanto o United busca a 20ª conquista na Inglaterra, o City corre atrás do terceiro triunfo em sua história.

Os clubes se enfrentam na 9ª rodada do campeonato na casa dos Diabos Vermelhos, sendo o jogo mais esperado pela mídia, pelo menos neste primeiro turno, em função de tudo que eles estão fazendo até o momento.

As equipes que podem tirar nesta temporada o título de Manchester são os londrinos do Chelsea, que mesmo com a má fase técnica, se condiciona como terceira força, seguido pelo Liverpool, em um patamar abaixo.

Liga dos Campeões

O Manchester United está no grupo C da Liga dos Campeões e tem como principal oponente o Benfica. Por isso, não deve ter problemas para se classificar na maior competição de clubes do mundo.

Já o Manchester City não levou sorte com as bolinhas e caiu no chamado grupo da morte com Bayern de Munique, Villareal e Napoli. Mas, com os investimentos que tem neste ano, o Citzens briga pela liderança de sua chave.

Por Gustavo Bezerra - @gugagk

27 de agosto de 2011

Resumo dos jogos deste sábado da terceira rodada da Premier League

A terceira rodada da Premier League foi iniciada neste sábado com seis jogos. Confira o resumo de cada uma das partidas.

Aston Villa 0x0 Wolverhampton Wanderers


E no primeiro jogo da rodada, tivemos uma partida bem fraca tecnicamente, podemos dizer que sonolenta. Placar de 0 a 0 foi justo. O Aston Villa conquistou o seu segundo empate em três jogos e ocupa o sexto lugar, enquanto o Wolves perdeu a sequência de vitórias e está em 3º. O time da casa era quem tentava algo mais, no 4-3-3, enquanto o visitante se limitava aos contra-ataques. Na próxima rodada, dia 10/09, o Aston Villa vai até Liverpool encarar o Everton, enquanto o Wolverhampton recebe o Tottenham no Molineux.

Wigan Athletic 2x0 Queen Park Rangers


E numa partida bem confusa, o Wigan se manteve invicto em casa, enquanto o QPR que parecia ir bem na Premier League, perdeu o segundo jogo seguido. Com dois gols de Di Santo (isso mesmo, você não leu errado) o time da casa assumiu a sétima colocação. Enquanto o QPR que até foi bem no jogo (como nos outros dois jogos) está em 11º. Na próxima rodada, o Wigan vai até Manchester enfrentar o City no dia 10/09, enquanto o QPR recebe o Newcastle (no dia 12/09).

Blackburn Rovers 0x1 Everton


Com direito a show particular de Tim Howard, o Everton venceu fora de casa o Blackburn por 1 a 0, com gol de Arteta, no finalzinho. O jogo foi muito brigado (literalmente, foram 7 cartões amarelos e dois jogadores se lesionaram), o time da casa se deu ao "luxo" de perder dois pênaltis e levou a pior, quando Arteta de pênalti fez o gol do jogo. Os Rovers continuam se pontuar e é o lanterna, enquanto os Toffees ocupam o 10º lugar. Na próxima rodada o Everton recebe o Aston Villa no Goodison Park no dia 10/09, enquanto o Blackburn vai até Londres enfrentar o Fulham no dia 11/09.

Chelsea 3x1 Norwich City


E o jogo no Stamford Bridge, os Blues conseguiram a segunda vitória e agora ocupa o segundo lugar, enquanto os Canários continuam sem vencer e estão em 14º. Apesar do placar, o jogo foi bem disputado, mas a qualidade do elenco do Chelsea prevaleceu sobre o modesto Norwich e o time da casa saiu vitorioso. Os gols da partida foram marcados por  Bosingwa, Lampard e Mata (a sua estreia na EPL) a favor do Chelsea, e Holt para o Norwich. Na próxima rodada o Chelsea enfrenta o Sunderland no Stadium of Light no dia 10/09, enquanto Norwich recebe o WBA em casa no dia 11/09.

Swansea City 0x0 Sunderland


E o jogo no Liberty Stadium o time da casa empatou em zero com os Black Cats. Jogo movimentado, porém os goleiros Vorm (Swansea) e Mignolet (Sunderland) impediram os gols. O Swansea ocupam o 15º lugar, enquanto o Sunderland está em 13º. Na próxima rodada, no dia 10/09, o Swansea vai até Londres enfrentar o Arsenal, enquanto o Sunderland recebe o Chelsea.

Liverpool 3x1 Bolton Wanderers


O Liverpool recebeu o Bolton no Anfield, venceu bem e apresentou um bom futebol. Os Reds conquistaram a segunda vitória e agora ocupam a liderança, enquanto os Trotters perderam a segunda e ocupam o 9º lugar.  Com amplo domínio o Liverpool fez 3 a 0 com certa facilidade (Henderson, Skrtel e Adam), e numa infelicidade de Carragher, o Bolton fez o gol de honra aos 92 minutos com Klasnic. Na próxima rodada, no dia 10/09, o Liverpool enfrenta o Stoke fora de casa, enquanto o Bolton recebe o Manchester United no Reebok Stadium.

Neste domingo, teremos ainda quatro jogos: Newcastle United x Fulham, Tottenham Hotspur x Manchester City, West Bromwich Albion x Stoke City e Manchester x United. A classificação da Premier League ficou da seguinte maneira:

Clique na imagem para ampliá-la

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

24 de agosto de 2011

Como escalar o Manchester City, Mancini?

Depois de ter anunciado a contratação de Kun Agüero e Samir Nasri, novas alternativas apareceram para Roberto Mancini, que não terá um trabalho fácil para deixar Yaya Touré, Samir Nasri, David Silva, Kun Agüero, Carlitos Tévez e Edin Dzeko satisfeitos, ou ao menos jogando constantemente. E vendo isso, nós do Ortodoxo e Moderno decidimos fazer um post sobre como o Manchester City poderá jogar no resto da temporada, lembrando que os Citizens disputam a Champions League, Premier League, FA Cup e Carling Cup. Contamos com a opinião dos nossos amigos Daniel Leite, Rafael Oliveira e Luccas Oliveira, a fim de chegarmos num "time ideal". Apresentaremos esquemas diferentes, com diferentes nomes, tendo em conta o ótimo elenco do City, confira:

4-4-2

Clique na imagem para ampliá-la (Ilustração: TacticalPad)

Esse é o esquema que melhor "encaixaria" os jogadores, é claro, alguns nomes fortes teriam de ficar no banco. Conta com o habitual apoio dos laterais, principalmente do esquerdo (Clichy ou Kolarov); no meio, Barry ficaria mais preso, e Yaya Touré teria mais liberdade para chegar a frente, mas com obrigações defensivas (como um autêntico box-to-box); os wingers seriam Nasri (direita) e David Silva (esquerda), mas contando com as trocas e confundindo a marcação, Milner e Adam Johnson são boas opções no banco; no ataque, optamos pela dupla argentina, Agüero e Tévez, uma dupla que bem entrosada e "afim" de jogar, seria bastante "infernal" para os adversários, é claro, não podemos esquecer de Dzeko, que dá outra qualidade ao time, já que um homem mais de área.

4-2-3-1

Clique na imagem para ampliá-la (Ilustração: TacticalPad)

Esse parece ser o esquema "favorito" de Mancini, porém o mais complicado para encaixar os jogadores. Como no 4-4-2, conta com o apoio dos laterais; na volância, algo mais cauteloso, com De Jong e Barry fazendo a proteção, mas Yaya Touré poderia ocupar a vaga de um dos dois; no trio de meias, Nasri (direita), Touré (centro) e David Silva (esquerda) seriam as opções (primárias), mas poderia haver a entrada de Tévez ou Agüero no lugar de Touré, o que daria mais força ofensiva ao time, na direita Adam Johnson e Milner seriam a "sombra" de Nasri, o mesmo na esquerda com David Silva, porém Balotelli seria outra "sombra"; no ataque, primeiramente Agüero, mas pode haver a entrada de Tévez ou Dzeko.

4-3-3

Clique na imagem para ampliá-la (Ilustração: TacticalPad)

E por último, o esquema que aos olhos parece ser o "mais ofensivo". Como nos outros esquemas, contando sempre com o apoio dos laterais; teria apenas um homem na proteção da zaga, De Jong seria o mais provável para essa função, mas Barry ou Touré podem muito bem ocuparem esse lugar; o time nesse esquema já teria dois meias-centrais, um com a função de box-to-box (Yaya Touré, e Milner como reserva) e outro com mais liberdade (Nasri); no ataque, um trio de muita movimentação, Agüero (direita, com Milner e Adam Johnson podendo ocupar o lugar), Dzeko (centro, que teria a concorrência de Tévez) e David Silva (esquerda, com Adam Johnson e Balotelli como reservas).

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

E você, concorda com alguma das três opções apresentadas? Usaria outra formação? Deixe sua opinião na caixinha de comentários.

23 de agosto de 2011

Os Lobos fazem jus ao nome e atacam na Premier League

Foram duas rodadas de Premier League até agora. Faltam ainda 36, mas o time que está surpreendendo neste comecinho de temporada é o Wolverhampton Wanderers, time de certa tradição na Inglaterra. A equipe venceu o Blackburn por 2x1 na estreia e depois derrotou o perigoso Fulham por 2x0. Com isso, divide a liderança da competição com Manchester United e Manchester City, que também possuem 100% de aproveitamento.

Pra terem ideia o quanto os Lobos têm força para atacarem os adversários (no bom sentido), o time já foi campeão inglês três vezes, todos nos anos 50. Ganhou também por quatro vezes a Copa da Inglaterra e a Supercopa da Inglaterra, títulos que foram conquistados pela última vez também no final da década de 1950. Com o tempo, a essência foi se perdendo e de vez em quando os Lobos ficaram fracos e frequentaram a segunda divisão. A última delas em 2008/09, quando foi campeão e voltou para a elite, e quem ajudou a recolocar o Wolves no lugar dele é Ebanks-Blake (foto), revelado pelo Manchester United.. Foram duas temporadas sofríveis, com a salvação do rebaixamento nas últimas rodadas. 


O pouco dinheiro é um fator do fraco desempenho do clube. Para a atual temporada, o time trouxe apenas dois jogadores para reforçar o elenco: De Vries (ex-Swansea) e Roger Johnson (ex-Birmingham). Ficaram Jarvis e O'Hara, dois pilares que auxiliaram a equipe a não cair.

Expectativas pequenas para a atual temporada, né? Poucas contratações e elenco limitado. Mas por enquanto o técnico Mick McCarthy, que está no Wolverhampton desde 2006, vem entrosando o grupo de jogadores e o trabalho tem um saldo positivo. Se os Lobos vão aguentar até o fim nesse ritmo é difícil saber. Provavelmente, mais uma vez, brigarão pra não cair, porém, nesse início de temporada, a mídia vem dando muito destaque para o Wolves e os lobos voltaram a atacar. 

Para terminar, o Wolverhampton tem torcida no Brasil também. Pouco, mas tem. O twitter deles é @wolvesbrasil e o facebook é http://www.facebook.com/pages/Wolverhampton-Brasil/213415982019284. O pessoal tem um blog de informações, que é http://wolvesbrasil.blogspot.com. Vale a pena bater um papo com eles!

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)  

22 de agosto de 2011

Jovens aparecem e United bate o Tottenham

Pela última partida da segunda rodada da Premier League, o Manchester United recebeu o Tottenham, em jogo bem truncado os Red Devils cheio de jovens bateu os Spurs por 3 a 0, todos os gols no segundo tempo.

Welbeck foi o nome do jogo com um gol e uma assistência (Foto: AFP)
Em um time com vários desfalques, Sir Alex levou a campo vários jovens, como Smalling, Jones, Evans, Cleverley e Welbeck. E o Tottenham com desfalques no meio, Modric pediu para não jogar, Huddlestone e Jenas estiveram no banco mas não jogaram (ambos estavam voltando de lesão).

No primeiro tempo, jogo bem equilibrado, com os times muito dependentes das jogadas pelas laterais, com os wingers. O United era quem tentava mais, com as jogadas com Nani e Young tabelando com Rooney e Welbeck, levava muito perigo ao gol de Friedel (que completou 276 jogos consecutivos, desde a temporada 2004-05 ele jogou todas as partidas da Premier League).

No segundo tempo, United continuou comandando boa parte das ações ofensivas, e Cleverley que até então estava mal, cruzou e Welbeck conseguiu furar o "paredão" Friedel. Depois desse gol, definitivamente só deu United. Tottenham pouco (ou nada) criava, enquanto isso o Manchester continuava a pressão. E pouco depois Anderson apareceu na frente, tabelou com Welbeck e marcou o segundo.

Depois o United deu uma "freada" e o Tottenham cresceu um pouco, mas não conseguia finalizar bem, quando fazia esbarrava em De Gea e/ou na trave. E mesmo assim, o Manchester conseguiu chegar ao terceiro gol. Com Rooney, após cruzamento de Giggs.

Com a vitória, o United já assumiu o segundo lugar (atrás somente do City, devido ao saldo de gols).

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

21 de agosto de 2011

A força do Manchester City

Até a temporada 2007/2008, o Manchester City era considerado apenas uma equipe média no futebol inglês e, com menos expressão ainda no continente europeu. Diferente de seu maior rival, o Manchester United, que sempre foi visto como um dos maiores clubes do mundo, conquistando títulos da Premier League e da Liga dos Campões.

E, é isto que os novos donos do Citzens pretendem chegar com o time comandado, atualmente, pelo técnico italiano, Roberto Mancini. Tornar o Manchester City em uma das potências de toda Europa. O clube do norte da Inglaterra foi adquirido pelo grupo árabe Abu Dhabi, em meados de 2008. Depois disso, só contratações de nome foram feitas, chamando atenção dos grandes rivais do país e até de times de outras fronteiras.

Hoje, a equipe do atacante Tevez é considerado o clube mais rico do mundo, mais do que o próprio Manchester United e o Real Madrid, que sempre lideraram este ranking. O maior investimento de um time no planeta, nesta temporada, foi do City. Em janeiro deste ano, o Manchester City contratou o centroavante Edin Dzeko, do Wolfsburg, por 35 milhões de euros, sendo a maior negociação da história do futebol alemão.

Com estes números, faz com que os objetivos traçados a alguns anos de seus representantes se firmem cada vez mais no City. Na temporada passada, a equipe azul de Manchester conquistou a Copa da Inglaterra e ficou com a 3ª posição da Premier League, ficando atrás apenas de seu maior rival, o United, (campeão) e o Chelsea.

A expectativa da imprensa e dos próprios adversários é que o Citzens brigue diretamente pelo titulo do Nacional, seu principal objetivo. Além da Liga dos Campeões, Copa da Liga Inglesa e a Fa Cup.

E com a chegada de Kun Aguero, ex-Atlético Madrid, o ataque do City ficou mais poderoso com Dzeko, Aguero, Balotelli e Carlos Tevez, que apesar das sondagens da Inter de Milão, o argentino deve permanecer em Manchester.

Chelsea (3) e Manchester United (4) que se cuide, as duas equipes se revezam desde 2004/2005 na conquista da Premier League, e poder ver nesta temporada que se inicia um forte candidato a frequentar as comemorações de conquista do principal campeonato da Inglaterra nos próximos anos.

Títulos do City na Inglaterra:

Premier League – 2 (1937 e 1968)

Copa da Inglaterra – 5 (1904, 1934, 1956, 1969 e 2011)

Copa da Liga Inglesa – 2 (1970 e 1976)

Super Copa da Inglaterra – 3 (1937, 1968 e 1972)

Recopa Europeia – 1 (1970)

Segunda Divisão – 7 (1899, 1903, 1910, 1928, 1947, 1956 e 2002)

Por Gustavo Bezerra (@gugagk/facebook.com/gustavobezerra)

Resumo dos jogos deste domingo da segunda rodada da Premier League

A segunda rodada da Premier League teve sua continuidade neste domningo, com três jogos. Confira o resumo de cada um.

Norwich 1x1 Stoke


O jogo realizado no Carrow Road foi equilibrado e emocionante. No primeiro tempo, o Norwich teve mais iniciativa e chegava mais perto da abertura de placar, e conseguiu aos 38 minutos, com De Laet, que desviou cobrança de falta e fez 1x0. Na segunda etapa, o Stoke foi para cima e cavou uma expulsão do adversário: Barnett foi retirado pelo árbitro Neil Starbrick após conter avanço de Walters, que ficaria na cara do goleiro Ruddy. Pênalti, que o mesmo Walters bateu e o arqueiro dos Canaries defendeu. Desânimo do Stoke? Nada disso. O time insistiu e Jones, aos 48 minutos do segundo tempo, aproveitou cruzamento da direita e deu números finais ao duelo: 1x1. Ambos têm dois pontos em dois jogos na Premier League.

Wolves 2x0 Fulham


O Wolves não começava uma temporada com duas vitórias desde 1998/99. O adversário, Fulham, esteve invicto contra os Lobos na temporada passada (3x1 e 1x1). Teoricamente a partida seria uma parada indigesta para o Wolverhampton, mas a equipe de Mick McCarthy estava animada, após boa estreia contra o Blackburn, na vitória por 2x1. O jogo teve homenagem à Frank Munro, ex-idolo do Wolves, que morreu esta semana. Em campo, os Cottagers se fecharam, esperando a pressão dos mandantes, mas não seguraram. Doyle e Jarvis, no final do primeiro tempo, colocaram os Lobos com 2x0 de vantagem. Na etapa final, o Fulham mexeu duas vezes no intervalo, com as entradas de Dembele e Sidwell, mas esbarraram no goleiro Hennessey, que evitou que o Wolves tomasse um gol. Resultado que deixa o Wolverhampton com 100% de aproveitamento, enquanto os londrinos ainda não venceram no campeonato.

Bolton 2x3 Manchester City


No último jogo do domingo, Manchester City e Bolton fizeram um combate movimentado, com cinco gols. Melhor para o City, que venceu por 3x2 e é líder ao lado do Wolves (o Manchester United, amanhã, também pode ser líder com 100% de aproveitamento), com duas vitórias em dois jogos. O domínio em grande parte dos 90 minutos foi dos Citizens, que marcaram no primeiro tempo com Silva e Barry, o último em um golaço de fora da área. Klasnic diminuiu logo após, em trama com Petrov, que cruzou e o croata completou para o gol. Na segunda parte, o Manchester City ampliou logo no começo, com Dzeko, que ganhou da defesa e bateu na saída de Jaaskelainen. Mas o Bolton voltaram à partida com Davies: 3x2. Com o placar parelho, o duelo ficou mais equilibrado, mas o City segurou e conseguiu o triunfo em pleno Reebook Stadium. O Bolton Wanderers permanece com três pontos e viu ser freado após golear o QPR por 4x0, na rodada inaugural.

O Campeonato Inglês fecha a segunda rodada com o jogo entre Manchester United x Tottenham, amanhã, no Old Trafford, às 16h (de Brasília).

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)

20 de agosto de 2011

Resumo dos jogos deste sábado da segunda rodada da Premier League

A segunda rodada da Premier League foi iniciada neste sábado com seis jogos. Confira o resumo de cada uma das partidas.

Sunderland 0x1 Newcastle



No duelo que abriu a jornada, o Sunderland começou melhor e atacou o Newcastle. Jogando em casa, no Stadium of Lights, os Black Cats criaram chances, principalmente com Sessegnon e Larsson, mas a bola não entrou, ora por Krul defendendo, outrora pela bola tirada em cima da linha por Barton, supostamente com o braço. O árbitro Howard Webb mandou seguir. Preso na defesa no primeiro tempo, os Magpies se arrumaram na etapa final e conseguiram organizar mais jogadas de ataque. E foi o Newcastle que abriu o marcador com Ryan Taylor, de falta, aos 17 minutos. O técnico Steve Bruce mexeu rapidamente no Sunderland, mas não adiantou nada e viu seu time perder em casa o clássico do nordeste inglês (chamado de Tyne-Wear Derby).

Arsenal 0x2 Liverpool


O primeiro clássico de times grandes da temporada teve desfecho ruim para o Arsenal, que perdeu por 2x0, mesmo jogando no Emirates Stadium. O time até que foi bem, criou algumas oportunidades, com Frimpong e Nasri (um dos poucos que se salvaram das vaias), mas também se expôs ao contra-ataque. Carroll e Adam davam trabalho à Szczesny. No segundo tempo, os Gunners tiveram boa chance com Van Persie, mas Reina salvou. Perto do fim, o Arsenal levou o castigo. O primeiro gol dos Reds foi de Ramsey, contra, após falha generalizada da defesa; e o segundo foi de Suárez, que tocou pras redes sem goleiro. A fraca atuação dos londrinos fizeram a torcida vaiar o time no final do jogo. Para o Liverpool, a vitória levou a equipe para quatro pontos em dois jogos.

Swansea 0x0 Wigan


Na primeira partida do Swansea como mandante na Premier League, o time não saiu do zero contra o Wigan. Mas o jogo não foi tão ruim como o resultado sugere. No primeiro tempo, os Cisnes tiveram a iniciativa e o Wigan se fechava, explorando o contra-ataque. O placar não foi aberto porque o Swansea teve incompetência na hora da finalização. Nos 45 minutos finais, o duelo foi mais equilibrado e o Wigan poderia ter vencido em um pênalti, mas Watson perdeu, quando bateu e Vorm defendeu. É o primeiro ponto dos Cisnes na volta à primeira divisão. Já os visitantes foram para o segundo empate em dois jogos.

Everton 0x1 QPR


A estreia do Everton (não jogou na primeira rodada diante o Tottenham devido aos ataques em Londres) não foi das melhores. O QPR foi ao Goodison Park mordido pela goleada sofrida na primeira rodada (4x0 do Bolton) e foi determinado a tentar pontuar. E aos 30 minutos, o time conseguiu isso, com Tommy Smith, que fez 1x0. Na etapa final, os Toffes pressionaram desesperadamente, mas sem sucesso. Os Rangers se recuperam da humilhação de sábado passado e conquistam seus três primeiros pontos na Premier League.

Aston Villa 3x1 Blackburn


Aproveitando a fragilidade do adversário, o Aston Villa venceu com tranquilidade o Blackburn por 3x1, no Villa Park. Agbonlahor e Emile Heskey colocaram o Villa com 2x0 de vantagem no primeiro tempo. O Blackburn não conseguia sair para o jogo e tomou ainda mais sufoco. Na etapa final até conseguiu diminuir com Pedersen, mas logo levou o terceiro, com Darren Bent. Com isso, o Aston Villa foi para quatro pontos. Já o Blackburn segura a lanterna, com ainda nenhum ponto.

Chelsea 2x1 West Bromwich


Na partida que fechou o sábado, o Chelsea, a duras penas, venceu o West Bromwich por 2x1, em Stamford Bridge. Mas o resultado apertado foi o de menos para o técnico André Villas-Boas, que venceu oficialmente seu primeiro jogo pelos Blues. No primeiro tempo o WBA logo abriu o placar, com Long, depois de Ramires errar passe no meio-campo. O Chelsea esbarrou no meio-campo do adversário, devido a forte marcação que o WBA tinha. Na etapa final, os londrinos mudaram de atitude e empataram com Anelka, aos 8. Porém, o West Bromwich também assustava com Scharner. Fernando Torres, apagado, deu lugar a Drogba, e isso fez os Blues melhorarem ainda mais no poder ofensivo, tanto que, aos 38 minutos, Malouda empurrou para as redes, após jogada de Bosignwa, definindo a vitória do Chelsea, que foi para quatro pontos na Premier League. Os Baggies seguem sem ganhar, com duas derrotas.

A rodada será completada neste domingo com Wolves x Fulham, Norwich x Stoke City e Bolton x Manchester City. Na segunda-feira, Manchester United x Tottenham se enfrentam no Old Trafford.

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)

16 de agosto de 2011

Para que torcer para um time europeu?

Bom, tive que escrever hoje em um dia que não é o habitual, mas o assunto foi tão polêmico que abri uma exceção. Estourou nesta terça-feira uma coluna do jornalista Adriano Pessini, do jornal Agora SP, que fala sobre torcidas artificiais e ele citou a Arsenal Brasil (@arsenal_brasil) como uma delas. 

Segundo o "jornalista" (sim, entre aspas mesmo, vocês vão entender lendo o post) nesta publicação do último sábado, os fãs "gunners" são organizados, fizeram uma revista oficial e têm o reconhecimento do clube londrino. Até aí tudo bem, mas aí vem a pergunta dele: "para quê?" 

A coluna continua com a argumentação dele, que diz que o verdadeiro torcedor vai ao estádio, xinga, incentiva, vibra com as jogadas, abraça os companheiros na hora do gol, enfim, vive o futebol "in loco". Para Adriano, a torcida Arsenal Brasil é artificial porque não vai ao estádio viver o futebol. Mas meu amigo, você está enganado. Não imagina o problema que criou.

O Campeonato Inglês cresceu muito no país e tem tomado espaço do próprio futebol brasileiro, que, convenhamos, está cada vez mais decadente. Os jogos sonolentos no Brasileirão fazem o telespectador migrar para a Premier League, que dificilmente você vê um jogo ruim. Não necessariamente precisa estar no estádio para viver o futebol. A tecnologia permite que você veja até na palma da sua mão uma partida do seu time. E muitas vezes a emoção está maior assistindo dentro de casa ou fazendo um churrasco com os amigos do que propriamente dentro do estádio, que dependendo do jogo, é arriscar a vida na arquibancada. Só porque os torcedores estão longe do seu time não significa que eles não vivem o futebol. E a questão de dinheiro? A Arsenal Brasil pode ir em todos os jogos do Arsenal no Emirates Stadium? Obviamente que não. 

São elos como esse, de pessoas que estão distantes do seu clube, mas que ao mesmo tempo estão perto dele, que fazem o futebol tão sensacional, que fazem com que o time que está longe venha até seu país e aproxime a relação com os fãs. Pelo o que sei, não conheço nenhuma lei que seja obrigado a torcer pela equipe do país em que nasceu. Cada um torce para quem bem entender, para aquele time que ele se sinta bem, feliz, e com prazer de acompanhar. O futebol não tem fronteiras.

Adriano Pessini, leia e acompanhe futebol internacional antes de pagar esse mico. Abaixo, leia, na íntegra, a coluna dele no Agora SP e tire suas conclusões.

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)

15 de agosto de 2011

Aguero brilha e City passa fácil pelo Swansea

Aguero marcou dois e deu uma assistência. Foto: Reuters

O Manchester City estreou nesta segunda-feira pela Premier League e passou fácil pelo Swansea, do País de Gales, por 4x0, em jogo realizado no Etihad Stadium (antigo City of Manchester Stadium). Destaque para o argentino Kun Aguero, que estreou oficialmente pelo clube e fez dois gols, além de dar uma assistência.

No primeiro tempo foi um duelo de ataque contra defesa. O City tinha a iniciativa e o Swansea se fechava, e bem. Vorm, goleiro que estreava pelo time galês, defendia como podia o ataque poderoso dos "blue moons". Micah Richards e David Silva testaram Vorm, que também teve que contar com a sorte da trave, também uma barreira dos Citizens, em duas oportunidades.

Mas na etapa final a defesa do Swansea não conseguiu segurar a força azul clara. Aos 12 minutos, Dzeko aproveitou rebote do goleiro e fez 1x0. Depois, Aguero entrou no jogo e mudou ainda mais a história do duelo. Na primeira chance, Vorm defendeu o chute de Kun. Mas na segunda, aos 23, o craque fez 2x0 com o gol livre, após passe na pequena área de Richards.

O terceiro foi de Silva, que tocou pro gol aos 26 minutos. A jogada foi de Kun Aguero, que deu um chapéu em Vorm, mandou a bola para trás e o espanhol pôs para rede. Para terminar, o marido da filha de Maradona chutou de fora da área e completou o placar: 4x0. Nada mal para uma estreia. Aliás, foi bem acima das expectativas. O Swansea já pode perceber que o Campeonato Inglês da primeira divisão é bem diferente da segundona e terá trabalho para se manter nela.

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)

Manchester United reservará fortes emoções no gol

O espanhol De Gea ainda não se adaptou à Manchester. Foto: Reuters

Van der Sar se aposentou há menos de três meses e certamente deve ter o nome ventilado pelos lados de Old Trafford para regressar ao futebol. De Gea, goleiro recém chegado ao Manchester United, não começou bem a temporada. Quase deixou os Red Devils na mão por duas vezes.

Uma foi na Supercopa da Inglaterra, onde falhou nos dois gols do Manchester City, tanto em bola aérea (no gol do Lescott), como na bola baixa (no gol do Dzeko). Se não fosse o ataque eficiente do United, teria custado o título diante de seu adversário. A camisa 1 está pesando ao jovem arqueiro espanhol. A responsabilidade em substituir um ídolo recente afeta a cabeça do jogador. Segundo Alex Ferguson, o idioma  é o problema de De Gea. Pode ser mesmo um fator, porque em qualquer situação em que uma pessoa vai para um país que desconhece a língua local, ela acaba com dificuldades nas ações que realiza.

No último domingo, na estreia do clube na Premier League, mais uma vez o goleiro falhou, no gol de Long pelo WBA. E a duras penas, o United saiu com a vitória por 2x1, mas conseguiu o resultado perto do fim da partida. Um pequeno sinal amarelo acende nesse setor. O elenco tem Lindegaard, dinamarquês, na reserva da meta. Segundo a mídia inglesa, é o jovem sucessor de Peter Schmeichel, que foi um dos grandes nomes no gol da Dinamarca.

Peter Schmeichel brilhou nos anos 90 pelo United. Foto: Getty Images

Mas falta experiência. Eu coloquei no meu twitter (@marciodonizete) que a diretoria do Manchester deveria ter contratado Shay Given (experiente irlandês de sucesso no Newcastle), no meu ver, um excelente goleiro, que foi dispensado pelo City e foi de graça ao Aston Villa. Van der Sar chegou aos Red Devils após os 30 anos também (Given tem 35), e foi um tiro certeiro. Se Given viesse, também poderia acontecer isso, porque não preciso falar do potencial deste goleiro, né? Todos já sabem o quanto ele é competente.

Enquanto De Gea tenta se adaptar, a temporada, à princípio, reservará fortes emoções debaixo dos três paus do Manchester United.

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)

14 de agosto de 2011

A saída de Fábregas do Arsenal


A contratação mais badalada, pelo menos por enquanto, neste inicio de temporada europeia é certamente a ida do espanhol Fábregas para o multicampeão Barcelona. O volante ex-Arsenal vai fazer muita falta à jovem equipe comandada por Arséne Wenger.


Cesc Fábregas era a referência no meio de campo dos Gunners rodeado de promessas, com exceção do meia Rosicky. Por isso, nestes primeiros meses a equipe de Londres sofrerá um pouco para encontrar um substituto á altura.

Mas, o técnico que treina o Arsenal desde 1996 saberá repor esta ausência muita sentida por seus apaixonados torcedores. Ramsey atuou na posição do espanhol nesta primeira rodada da Premier League, e, poderá ser o jogador da saída de bola que o Arsenal precisa para se fortalecer após a saída de seu principal jogador.

O meio-campista foi revelado pelo Barcelona, em 1997. E, em 2003, que o jovem atleta se transferiu para o Arsenal (disputou oito Campeonatos Ingleses). De lá pra cá ele só defendeu as cores do time inglês. Mesmo com várias investida de Real Madrid e do próprio Barcelona em temporadas anteriores.

Mas, neste domingo (14), o anúncio feito pelo clube que o revelou foi à certeza de que Fábregas queria voos maiores em sua carreira. Em sua infância, ele torcia pelos blaugranas.

A escolha de Cesc foi muito bem trabalhada, o Barcelona é o atual campeão da Liga dos Campeões e da Liga da Estrelas. Hoje, decide a Super Copa da Espanha com o seu maior rival, o Real Madrid. Sem contar que, em dezembro, a equipe Catalã disputa provavelmente com o Santos o Mundial de Clubes.

Se por um lado, o técnico Arséne Wenger terá sérios problemas para escalar o time sem o craque, por outro lado, Josep Guardiola poderá formar a equipe a ser batida neste ano na Europa e também no resto do mundo. Que já tem Daniel Alves, Xavi, Iniesta, Lionel Messi, David Villa.

Em 212 partidas pelo Arsenal, Fábregas anotou 35 gols. E conquistou apenas dois titulos com os Gunners. A Copa Da Inglaterra (2004/2005) e a Super Copa da Inglaterra (2004).

O Barcelona realizou o investimento de 34 milhões de euros para balançar com todo o futebol não só da Espanha e Inglaterra, mas também o de toda Europa.

Por Gustavo Bezerra (@gugagk e Facebook.com/Gustavobezerra)