28 de dezembro de 2011

O principal problema do Newcastle não se chama Copa da África




O Newcastle venceu na última segunda-feira o Bolton no Reebok Stadium por 2 a 0 e quebrou um jejum de quase 2 meses e 6 jogos sem vitória (o último triunfo havia sido diante do Everton na 11º rodada — 2 a 1 no St. James Park). Os Magpies foram a 30 pontos e possuem boas chances de chegar à zona dos times que se classificam para a UEFA Champions League, principalmente se considerarmos que os seus concorrentes – Chelsea, Arsenal e Liverpool – tropeçam demais ao longo da Premier League. Porém, para isso o alvinegro do Norte precisa se reforçar em um setor, e diferente do que muitos pensam este não é o ataque.

É fato que Demba Ba foi essencial e decisivo em várias partidas, como contra o Stoke City, na qual fez os três gols na vitória por 3 a 1. Mas se a solução fosse apenas ele, o time não ficaria tanto tempo sem vencer. O francês naturalizado senegalês marcou 14 dos 25 gols do Newcastle no campeonato e esteve em campo nestes 6 jogos sem êxito. A maior dificuldade está sendo arrumar um substituto para Steve Taylor, que provavelmente só voltará a campo na próxima temporada.

Perch entrou em seu lugar, mas não apresenta o mesmo nível de atuações, tanto que Williamson ganhou uma oportunidade contra o Bolton. O camisa 6 pode até agarrar o posto e formar dupla com Coloccini, mas não deve responder à altura. Alan Pardew pode aproveitar a janela que abrirá dentro de alguns dias e solicitar a contratação de mais um defensor, para garantir que não faltarão opções até maio.

Quanto à lateral-esquerda, Ryan Taylor cria muito mais jogadas do que Santon. Nem é preciso avaliar a qualidade técnica do italiano; afinal, se fosse bem na Internazionale, porque não continuou na equipe de Milão? O corpo do meio campo está bem formado, ainda mais com o retorno de Tiotè. Ele se juntou a Cabaye, Obertan e Jonas Gutiérrez e compuseram a segunda linha de quatro no último jogo; na minha visão, formam a melhor combinação possível no atual elenco dos Magpies.

Já em relação ao ataque, Demba Ba se ausentará em janeiro por causa da Copa da África, a qual disputará por Senegal. Não é uma tragédia, pois Shola Ameobi e Ben Arfa, jogando um pouco mais adiantado, são capazes de substituí-lo. E assim caminhará o Newcastle para o início de 2012, buscando uma vaga para a UEFA Champions League da próxima temporada. A vitória diante do 19º colocado não pode ser desvalorizada, o Bolton vinha animado após fazer 2 a 1 sobre o Blackburn. Os Magpies podem surpreender muita gente se jogarem tudo o que sabem.

Nenhum comentário: