28 de agosto de 2009

Por que ortodoxo e moderno?

O Fratton Park, estádio do Portsmouth Football Club, foi construído em 1898

A história do Portsmouth Football Club começou em 1898. No mesmo ano, foi concluída a construção do estádio do clube, o Fratton Park. Preservando algumas características relativas ao século XIX, o palco é uma das memórias do antigo, tradicional e apaixonante futebol inglês. O mesmo Portsmouth foi comprado em maio deste ano pelo empresário Sulaiman Al Fahim, dos Emirados Árabes.

Nove dos vinte clubes da principal divisão inglesa são administrados por estrangeiros. Assim, o Portsmouth é só um dos exemplos de como a English Premier League é um campeonato que reúne ortodoxia (respeito a princípios e tradições) e modernidade (abertura do torneio aos fluxos da globalização).

Um pouco de história
A Premier League foi criada em 1992. O novo campeonato substituiu a Football League, que existia desde 1888. A iniciativa foi dos próprios clubes ingleses, que buscavam maior autonomia, especialmente para lucrar mais com os direitos de transmissão dos jogos.

O Liverpool e o Manchester United, cada um detentor de 18 títulos no campeonato nacional, são os clubes mais vencedores do futebol inglês. Na Premier League, ou seja, a partir de 1992, o Liverpool não tem nenhuma conquista. O Manchester United, com 11 troféus, é o maior campeão.

Desde 1992, 43 times disputaram a Premier League. Entretanto, apenas quatro chegaram ao título. Blackburn Rovers, Arsenal e Chelsea, além do Manchester United, já levantaram a taça do melhor campeonato nacional do mundo.

O que você vai ver por aqui

Este blog é uma iniciativa de André Vince e Daniel Leite, estudantes do sexto período de Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Mais do que um trabalho para a disciplina "Preparação e Revisão de Originais (Multimídia)", será uma fonte de enriquecimento pessoal. Para nós e para vocês, caros leitores.

Às segundas-feiras, serão publicadas considerações relativas à rodada do fim de semana anterior. Às quartas-feiras, você lê sobre uma curiosidade histórica (recente ou não) que envolve o futebol inglês. Às sextas-feiras, um personagem (jogador, treinador, ou até mesmo torcedor) ganha espaço no blog. Ao fã da Premier League, deixamos claro que será fundamental a sua participação, com comentários, sugestões e depoimentos.

Seja bem-vindo(a) à Premier League, uma paixão em português.


Foto: JonHall/Flickr

6 comentários:

Paulo Pereira disse...

Parece a resposta a uma prece a criação do blogue. Passo a explicar. Adoro futebol, seguidor fervoroso do FC Porto. Mas, por estranho que possa parecer, a minha adoração não vai para o campeonato luso, mas inteirinha para o trepidante futebol inglês. Sigo, de forma religiosa, as jornadas, em toda a sua envolvência. Por isso, venham de lá esses saborosos textos. Conhecedor já dos artigos do Daniel, de outro blogue, é com alguma ansiedade que aguardo pelo vosso olhar crítico ao futebol da Velha Albion.

Abraço,

Daniel Leite disse...

Seja bem-vindo, caro Paulo.

Agradecemos pelo voto de confiança e esperamos fazer trabalho equivalente ao valor das expectativas. Aqui, teremos análises imediatas, históricas, gerais, específicas... Enfim, queremos atender a todas as demandas.

Um grande abraço.

O autor disse...

Fala Daniel,
Parece ser muito maneiro este novo espaço, desta vez sobre futebol inglês, coisa rara no mundo dos blogs. Eu tento falar um pouco sobre o futebol mundial no meu blog, mas é sempre dificil, e é sempre bom ter algo mais específico.
Parabéns.
Sucesso.
Bota meu link aí que eu vou botar o de vcs la no Diario Esportivo Golaço.

Abraços.

Daniel Leite disse...

Valeu a força, meu caro.

Há campo para tudo na blogosfera. Este blog tem, evidentemente, uma tendência à especialização. Mas espaços como o seu provam que objetos de estudo mais amplos também podem funcionar bem.

Um grande abraço.

Andre Veroneze disse...

http://daniloveroneze.blogspot.com/

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado