16 de outubro de 2009

Crouch way of game

A nona rodada da Premier League terá um jogo emblemático: o Portsmouth recebe o Tottenham no Fratton Park. O fortalecimento dos Spurs tem relação direta com o enfraquecimento do Pompey. Recentemente, o treinador Harry Redknapp, o meia croata Niko Kranjcar e os atacantes Jermain Defoe e Peter Crouch deixaram o Portsmouth, todos rumo a White Hart Lane.

Sendo assim, o blog Futebol Inglês: Ortodoxo e Moderno não poderia deixar para trás a oportunidade de delinear um dos mais peculiares perfis da Premier League: o de Peter Crouch. Inglês de Macclesfield, o atacante inicialmente chama a atenção por conta de dois fatores: sua altura (2,01m) e sua digníssima esposa.

Extravagância e bela companheira à parte, Crouch geralmente é analisado de maneira distorcida. Alguns desinformados costumam limitar sua descrição a "um grandalhão, trombador, que faz gols de cabeça e não tem habilidade". É mentira! Peter é ótimo jogador. Obviamente, faz uso de suas características físicas, mas, acima de tudo, é um futebolista inato. Como bem diz e mostra este vídeo, o atacante do Tottenham é um dos mais subestimados do futebol moderno.

Peter Crouch é um cigano. Começou no Tottenham e, ainda muito jovem, passou por Queens Park Rangers, Portsmouth, Aston Villa e Norwich City. Isso tudo ainda no anonimato mundial, embora fosse razoavelmente conhecido na Inglaterra. Na temporada 2004/05, sua performance no Southampton foi fantástica a ponto de o treinador do Liverpool, Rafael Benítez, interessar-se por seus atributos. O grandalhão desengonçado e bom de bola iria, pois, jogar em Anfield Road.

Nos três anos em que defendeu os Reds, Crouch mostrou todo o seu repertório: dribles (sim, ele sabe fazer isso), vários gols de voleio, gols e assistências de cabeça e, acima de tudo, muita entrega ao jogo coletivo. Em 2008, Benítez entendeu que o estilo dinâmico que gostaria de impor ao Liverpool não era compatível com as características de Crouch. Acredito, nesse sentido, que colocá-lo no mercado foi um erro. O inglês seria uma importantíssima cobertura a Fernando Torres, algo hoje inexistente em Anfield.

Quem aproveitou foi o Portsmouth, que, por 11 milhões de libras, garantiu o retorno do jogador ao Fratton Park. Ainda nos tempos de Harry Redknapp, Crouch formou uma ótima dupla ofensiva com Jermain Defoe. Todavia, com a crise financeira do Pompey e o consequente esvaziamento do elenco, o simpático atacante acabou por se tornar uma ilha de qualidade do meio para frente. Ele teria de sair do clube se quisesse algo maior na carreira.

E assim aconteceu. Por 10 milhões de libras, o Tottenham o levou para Londres, de volta às suas origens futebolísticas. Em White Hart Lane, Peter ainda é o terceiro atacante na escala de preferência de Harry Redknapp, atrás de Defoe e do capitão Robbie Keane. Contudo, seu desempenho recente já lhe permite vislumbrar uma vaga no time titular.

Aos 28 anos, Crouch tem vários motivos para celebrar sua trajetória parcial. O maior deles é o seu desempenho na Seleção Inglesa, à qual presta serviços desde 2005. Seus números impressionam: são 35 jogos, sendo 17 como titular, e 18 gols. Os dois últimos foram marcados na quarta-feira passada, contra a Bielorrússia, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo.

Fora do âmbito profissional, há indícios de que Crouch seja uma figura bem-humorada. O mais forte é a dança do robô, que executava ao comemorar seus gols. A coreografia ficou famosa a ponto de virar inspiração para um comercial. Veja abaixo como Crouch "surpreende" seus aprendizes.



Vale a pena ler o que a hilariante Desciclopédia tem a dizer sobre Peter Crouch.

Imagem: Portsmouth Today

Nenhum comentário: