21 de outubro de 2009

Duas surpresas em Liverpool x Man Utd

No próximo domingo, o Liverpool recebe o Manchester United. A partida, válida pela nona rodada da Premier League, apresenta várias peculiaridades. Certamente, o clássico do noroeste inglês é o de maior rivalidade no país entre clubes gigantes. Isso ficará claro quando Michael Owen, antigo ídolo dos Reds, pisar pela primeira vez em Anfield como um Red Devil.

O Manchester United ainda mantém viva na memória a humilhante derrota da temporada passada, por 4 a 1, em Old Trafford. O Liverpool, por sua vez, precisa desesperadamente da vitória. A equipe perdeu seus últimos quatro jogos (dois na Premier League, dois na Champions), o que representa a pior sequência do clube desde abril de 1987. Ademais, os comandados de Rafa Benítez estão na oitava posição no campeonato, enquanto o United ocupa a liderança.

Embora os números recentes e a lista de desfalques indiquem o contrário, o Liverpool está autorizado pela história a acreditar num triunfo. Como exemplos, vamos relembrar duas decisões diante do Manchester United em copas nacionais. Uma em 1977, outra em 2003. Os campeões contrariam a lógica. Veja por quê.

Final da FA Cup de 1977. O Liverpool era o time do momento, visto que havia conquistado a Football League (o antigo campeonato inglês) e a Copa Europeia (atual Liga dos Campeões), sob a batuta do vitoriosíssimo Bob Paisley. O United tinha, pois, uma missão: levar o troféu da Copa da Inglaterra para Manchester significaria afastar seu maior rival da tríplice coroa (conquistas no campeonato e na copa nacionais e na copa continental).

E os Red Devils conseguiram. Mais de 98 mil torcedores foram ao Estádio de Wembley para assistir à vitória do Manchester United sobre o Liverpool por 2 a 1. O jogo foi decidido em alucinantes quatro minutos. Aos seis do segundo tempo, uma sequência de toques de cabeça colocou Stuart Pearson cara a cara com o goleiro Ray Clemence. Pearson o fuzilou, marcando o primeiro do conjunto de Manchester. Exatamente dois minutos mais tarde, o lateral-esquerdo galês Joey Jones fez ótimo lançamento na entrada da área para Jimmy Case, que dominou com estilo, girou e marcou um golaço, empatando o jogo.

O Liverpool era claramente mais técnico. Entretanto, outro erro defensivo foi fatal. Pouco mais de dois minutos após o empate, a indecisão dos zagueiros dos Reds fez a bola sobrar para Jimmy Greenhoff, que, finalizando por cobertura, garantiu o título do Manchester United. Esse triunfo foi emblemático não apenas por conta da superioridade teórica do rival. Ao evitar a conquista da tríplice coroa pelo Liverpool, os Red Devils o impediram de ser o primeiro clube inglês a alcançar o feito. E quem conseguiu a proeza foi justamente o United, 22 anos depois. Em 1999, o conjunto de Alex Ferguson levou o Treble, como é conhecida a tríplice coroa na Inglaterra.

No vídeo abaixo, você assiste aos incríveis quatro minutos que decidiram o jogo e acompanha a festa do Manchester United pela FA Cup de 1977:



Final da Copa da Liga de 2003. Pois bem. Em 2003, o Manchester United era o grande time. Vinha de uma sucessão fantástica de títulos sob o comando de Alex Ferguson e tinha, sem dúvida, um dos melhores times da Europa. O adversário na final da Copa da Liga, o Liverpool, apresentava alguns ótimos nomes, como os ainda relativamente jovens Steven Gerrard e Michael Owen. Mas o conjunto de Manchester era realmente muito melhor. É só analisar as formações que iniciaram a partida:

Manchester United: Barthez; Gary Neville, Brown, Ferdinand, Silvestre; Beckham, Keane, Verón, Giggs; Scholes; van Nistelrooy.

Liverpool: Dudek; Carragher, Henchoz, Hyypia, Riise; Diouf, Hamman, Gerrard, Murphy; Owen, Heskey.

Todavia, você pode esquecer isso. O Liverpool, treinado pelo copeiro francês Gérard Houllier, jogou mais e decidiu o jogo através de seus dois grandes valores. Aos 39 minutos, Steven Gerrard recebeu passe do norueguês John Arne Riise e, da quina da área, arriscou o chute. A bola desviou no pé direito de David Beckham e entrou de forma espetacular. A quatro minutos do fim, Michael Owen foi lançado pelo alemão Dietmar Hamann e finalizou com precisão o ótimo contra-ataque. O Liverpool conquistava mais uma copa (a sexta da década), desta vez contra o muito mais qualificado Manchester United.

Veja no vídeo abaixo de que forma o Liverpool superou o Manchester United pela Copa da Liga de 2003:



Imagem: Zimbio

2 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

apesar da liderança, o Manchester não está convencedo nesta temporada como outrora, embora seu adversário de domingo, o Liverpool, está em draga danada...certamente será um grande jogo em função da rivalidade, pois tecnicamente falando, ambas equipes estão longe do seu melhor momento...

abraço!!!

Daniel Leite disse...

Realmente, Fernando, o Manchester United também está longe de um patamar encantador. Todavia, ao contrário do que tem acontecido com o Liverpool, não perde pontos que serão cruciais - e aqui me refiro à Premier League e à Liga dos Campeões. Se a lista de contusões dos Reds não diminuir consideravelmente até domingo, vejo os Red Devils como claros favoritos, mesmo em Anfield Road.

Até mais!