7 de janeiro de 2010

Aposentadoria precoce

Muitos jogadores têm sua carreira prejudicada pelo grande número de lesões. Casos como esse são comuns no mundo do futebol, e vários nomes podem ser lembrados sem muito esforço, como Ronaldo, Pedrinho (que até virou um adjetivo para os autores desse blog), Owen, Robben, Joe Cole, van Persie e tantos outros que sofrem ao longo dos anos dedicados à prática desse esporte.

O incomum é ver um jogador, aos 26 anos, abandonar o futebol por não conseguir curar uma lesão que o impedia de fazer aquilo de que gosta: jogar futebol. Esse é o caso de Dean Ashton, atacante inglês que se retirou do futebol em dezembro passado devido a uma lesão no tornozelo.

A contusão o afastava dos gramados desde agosto de 2006, quando em um treino, após um choque com Shaun Wright-Phillips, quebrou o tornozelo e ficou fora de toda a temporada 2006/2007. Tudo isso quando acabava de ter sua primeira convocação para a seleção inglesa, para um amistoso contra a Grécia.

Ashton ainda voltou aos gramados em julho de 2007 e foi novamente convocado para a seleção de seu país, mas, mais uma
vez, ficou fora do futebol, agora por uma ruptura dos ligamentos do joelho.

O atacante ainda conseguiu atuar na temporada 2008/2009, marcando logo dois gols na estreia pela competição. Ao todo foram onze na temporada e, finalmente, seu primeiro (e último) jogo pelo English Team: no dia 1º de julho de 2008, contra Trinidad & Tobago. Em 13 de setembro de 2008, a última lesão da carreira do jogador o afastaria de vez dos gramados. O tornozelo que o tirara da temporada 2006/2007 voltava a ser o problema.

Sem jogar desde então, Ashton passou por cirurgias e tratamento intensivo para curar a lesão. Mas, em dezembro de 2009, a outrora boa promessa do futebol inglês decidiu não mais lutar contra as lesões e abandonar o futebol, para a tristeza dos torcedores do West Ham.


Ao longo de sua carreira, Ashton defendeu o Crewe Alexandra, o Norwich City e o West Ham, além das seleções de base da Inglaterra e um único jogo pela seleção principal. Ao todo, foram 103 gols nessa curta carreira de mais um jogador atrapalhado pelo destino e perseguido pelas lesões cada vez mais comuns no futebol.

Nenhum comentário: