17 de dezembro de 2010

Alguns com sorte, outros com (muito) azar

"Mas nós não estávamos só brincando quando eu disse que gostaria de enfrentar o Barcelona?"

A campanha inglesa na última edição da Champions League não foi muito bem digerida. O façanha de colocar um clube do país na final do torneio desde a temporada 2004-05 e a de ter três times entre os quatro que disputavam a semifinal desde a temporada 2006-07 foi quebrada quando o Liverpool ficou pela primeira fase, o Chelsea foi derrotado pela campeã Inter de Milão nas oitavas e o Arsenal e o Manchester United foram eliminados nas quartas.

Após essa queda de rendimento na competição, era hora dos ingleses remarcarem seu território na Europa. A tarefa começou sendo bem realizada, com os quatro clubes da Terra da Rainha se classificando para as oitavas de finais da Liga dos Campeões - por mais que o Arsenal tenha tentado se classificar apenas para a Liga Europa. Porém, se, no geral, o sorteio que definiu os confrontos para a próxima fase não foi ruim, também não foi muito bom. Veja abaixo uma análise inicial dos quatro confrontos envolvendo times da Inglaterra:

Milan x Tottenham - Azar. Não há outra palavra para descrever o fato do Tottenham, sensação da fase de grupos da Champions League, ter pego um Milan que talvez esteja no seu melhor momento depois da saída de Kaká, logo após conseguir ser primeiro colocado em um grupo que tinha a Inter de Milão. A não ser que você queira adotar o discurso de que é preciso matar um leão por dia para sobreviver, essa é a verdade.

De qualquer maneira, e felizmente para os Spurs, talvez será inspirador para Gareth Bale voltar a San Siro, onde brilhou pela primeira vez para todo o mundo, no jogo em que seu time , mesmo com um hat-trick seu, perdeu por 4 a 3 para a Inter de Milão. Infelizmente para Harry Redknapp, tal estádio talvez também será inspirador à sua insegura defesa, que lá tomou quatro gols dos nerazzurri em menos de 45 minutos. Se Gomes e seus defensores repetirem tal atuação diante dos inspirados Ibrahimovic e Robinho e de um sempre perigoso Alexandre Pato, sairão precocemente da competição - um resultado trágico na Itália num mata-mata talvez não seja reversível em White Hart Lane. Porém, se o time provar que aprendeu a lição e tiver os rápidos Bale e Defoe e os habilidosos van der Vaart e Modric bem contra a envelhecida defesa milanista, os londrinos poderão continuar fazendo história na competição.

Arsenal x Barcelona - Sabe-se lá como, o Arsenal tem entrado em grupos muito tranquilos nas últimas edições da Champions League. Porém, nessa temporada exageraram: o Partizan era muito fraco, e o Braga, quase um combinado de jogadores da Segundona brasileira; somente o Shakhtar oferecia alguma resistência. Ao jogarem mal fora de casa, no entanto, os Gunners conseguiram a proeza de ficarem apenas com o segundo posto no grupo H. O castigo foi duro: os Gunners terão de enfrentar o Barcelona.

Derrotar o Barcelona num mata-mata é uma tarefa extremamente árdua - e os Gunners sentiram isso na pele ao serem eliminados pelos espanhóis a pouco tempo -, mas José Mourinho e sua Internazionale mostraram como se faz isso na temporada passada, ao fazerem dois jogos perfeitos e postarem uma defesa muito sólida e difícil de ser batida. Só que o Arsenal não faz partidas perfeitas em sequência, vem dependendo muito de Nasri, pecam por ter um Arshavin em má fase e van Persie e Fabregas em más condições físicas e ainda possuem uma defesa não mais que normal e goleiros pouco confiáveis. Sim, talvez seja melhor torcer para que os londrinos não emulem o José Mourinho do Real Madrid que tomou de 5 a 0 do Barça.

Olympique de Marseille x Manchester United - O Manchester United vem jogando a Champions League com o freio de mão ligado até aqui. Mandando a campo em certas ocasiões times reservas ou mistos, ficou perto de não assegurar a primeira posição do grupo ao estar perdendo para o Valencia em Old Trafford na última partida. Após assegurar o empate, escapou do mico e da possibilidade de pegar um adversário mais difícil.

O sorteio foi bom para os Red Devils, que não terão pela frente um adversário muito complicado. Por isso, deverão passar para a próxima fase mostrando o futebol que sempre mostram em tal fase da competição: se não goleiam, são mais notados por não jogar de forma tão bonita, preferindo ser eficientes e cautelosos. O que preocupa é saber se alguns jogadores, como Nani e Anderson, continuarão correspondendo até fevereiro/ março, e se outros, como Rooney, estarão em melhor fase até lá. Ainda assim, é preciso reconhecer: não são muitas as chances de ver o Manchester United eliminado tão cedo da competição.

FC Copenhague x Chelsea - Não há como negar: o Chelsea está em livre queda na Premier League; aliás, a má fase dos Blues contaminaram sua performance na Champions League, com uma vitória suada sobre o Zilina e uma derrota para o Olympique. Felizmente para seus torcedores, os londrinos conseguiram manter a primeira posição no grupo.

E o sorteio não poderia ter sido melhor para a equipe de Ancellotti , que pegou simplesmente o time mais fraco de todos os que passaram para a fase seguinte. É muito improvável que a equipe perca, mesmo ao imaginar cenários ruins para os ingleses, como a demissão do seu técnico ou um surto de contusões. Ainda assim, é melhor se precaver contra o time que conseguiu dar trabalho ao Barcelona nos dois jogos da fase de grupos.

Considerações finais - É quase certo que dois times ingleses - Manchester United e Chelsea - passem de fase. Da mesma forma, é provável que o Arsenal, mesmo que lute muito, acabe caindo diante do Barcelona. A incógnita é o Tottenham, que deverá fazer dois confrontos duríssimos contra o Milan, num duelo em que é difícil prever quem será o vencedor. De qualquer maneira, é bom que os ingleses já se preparem para ver um time de seu país - provavelmente um de Londres - fora da competição.

Liga Europa - Liverpool e Manchester City, os ingleses que estão na competição, terão confrontos tranquilos pela frente - esses contaram com a sorte que o Chelsea teve e o Tottenham e o Arsenal não tiveram. Enquanto os Reds enfrentarão os checos do Sparta Praga, os Citizens duelarão contra os gregos do Aris, que suou muito para eliminar os atuais campeões do Atlético de Madrid e conquistar uma vaga no Grupo B. Ambos os clubes, aliás, estão entre os favoritos para a conquista da competição. Os Sky Blues, aliás, caso consigam resolver seus problemas pendentes com Carlitos Tevez, possuem muitas chances de conseguirem o seu primeiro grande título sob comando da nova direção. Sem o argentino, dono do time e um dos melhores em atividade na Inglaterra, a coisa fica mais difícil.

Imagem: The Telegraph

4 comentários:

Dantas disse...

O Milan tem um bom ataque, mas terao que confiar muito em T. Silva e Nesta, posso estar enganado mas se os Spurs conseguiram passar bem por Maicon e Lucio, vendo Zambrota e Nesta parece ser mas facil, o Milan vai depender demais de Ibra e os Spurs nao podem se abater ao receberem o primeiro golpe.
Acredito nos Spurs.

Leandrus disse...

Dantas, eu também acho que, depois de se saírem muito bem ofensivamente contra a Internazionale, o Tottenham tem boas chances de fazer o mesmo com o Milan. O fato de ter marcado gols em todas as partidas da Champions League até agora prova o bom poderio da equipe, e aumenta as possibilidades dos ingleses passarem para a próxima fase - inclusive, são meus favoritos.

Porém, é preocupante a parte defensiva: afinal, os Spurs tomaram gols em todos os jogos da competição - exceto no jogo de volta das eliminatórias, contra o Young Boys. E erros diante dos bons jogadores do Milan, principalmente em White Hart Lane, a essa altura do campeonato, podem ser fatais. Espera-se, no mínimo, que, até lá, Dawson já esteja bem fisicamente para dar uma força a defesa, por exemplo.

Ateh!

Dantas disse...

Dawson ja ajudaria muito, e King nada ainda???
E Woodgate???
Talvez Dawson e Kaboul podem dar conta do recado caso Ibra e cia nao esteja nos melhores dias.
Bale e Lennon e la na frente Crouch ou Pavlyuchenko, nisso é que eles tem que se agarrar, nao esquecendo de Modric em otima fase.

Vlw, tudo de bom.

Leandrus disse...

Woodgate e King continuam no departamento médico sem previsão de voltarem. Dois ótimos zagueiros para brigarem por vagas com Dawson, mas que infelizmente têm suas carreiras minadas por problemas físicos.