14 de setembro de 2009

Jogo Rápido – Rodada 5

O confronto entre Adebayor e seu ex-clube, o Arsenal, e a derrota do ex-líder e 100% Tottenham foram os destaques da rodada. Yossi Benayoun foi o nome do fim de semana, marcando três gols na vitória da Liverpool sobre o Burnley (veja os gols no site da ESPN Brasil). A boa notícia da rodada foi a volta de Rosicky ao time do Arsenal após 19 meses parado. Tévez e Robinho fizeram falta apenas para a torcida. O brasileiro ainda ficará um mês fora dos gramados (mais em Globo.com). O líder Chelsea, por sua vez, manteve a campanha perfeita com uma vitória suada sobre o modesto Stoke City. O campeão Manchester United agora é o segundo e segue à caça dos Blues.

No City of Manchester Stadium, os
Sky Blues bateram o Arsenal por 4 a 2 e mantiveram os 100% de aproveitamento. Comandado por Adebayor, o time de Mark Hughes não sentiu as ausências de Robinho e Tévez (que se contundiram jogando pelas suas seleções) e atropelou a equipe do Mestre dos Magos. O time da casa saiu na frente com Micah Richards, de cabeça; van Persie empatou aos 17 do segundo tempo; o reserva Bellamy colocou o City de novo na frente ,e Adebayor ampliou; o quarto dos anfitriões foi de Wright-Phillips. Rosicky – o bom tcheco que estava fora há 19 meses – diminuiu no fim. O mau exemplo ficou por conta de Adebayor, que após o gol provocou a torcida do seu ex-clube quase provocando uma confusão (confira a discussao sobre Adebayor na comunidade do Arsenal do Orkut).

Fora de casa, o líder Chelsea teve um vitória sofrida sobre o Stoke City, de virada. O Stoke saiu na frente com Faye ,aos 32 da primeira etapa. Ainda no primeiro tempo, os Blues empataram, com de gol dele - sempre dele - Drogba. Nos acréscimos da segunda etapa, o questionável Malouda marcou o gol que garantiu a vitória e a liderança do Chelsea. O time de Ancelotti é seguido de perto pelos Manchesters e o Tottenham, todos três
pontos atrás.

O homem da rodada foi, sem dúvida, Yossi Benayoun, do L
iverpool. Com três gols ,o israelense ajudou a equipe de Anfield a garantir a terceira vitória em cinco jogos. O holandês Kuyt marcou o outro do Liverpool, fechando a conta dos 4 a 0 sobre o caçula Burnley. O brasileiro Lucas participou da partida e considerou importante a goleada antes da estréia na Liga dos Campeões.

Manchester e Tottenham fizeram uma boa
partida no White Hart Lane. A equipe da casa saiu na frente com um golaço de bicicleta do artilheiro Defoe. A virada veio com o inacabável Giggs, de falta, e com o elogiado Anderson (confira os elogios no Portal Terra). Scholes ainda foi expulso no segundo tempo, dando esperanças aos Spurs, que foram para cima. Mas o ímpeto do anfitrião foi freado por Rooney após contra-ataque rápido. As duas equipes terão vida dura na próxima rodada: o United enfrenta o rival City, em casa, e o Tottenham pega o líder Chelsea, fora. Mudanças significativas poderão ocorrer na tabela, e os Spurs terão mais uma chance de mostrar que são candidatos ao título.

Enquanto isso, a derrocada do Portsmouth continua. Dessa vez, o
Pompey foi derrotado pelo Bolton, em casa, por 3 a 2 e segue sem vencer, na lanterna da competição. Tudo indica que a equipe de Fratton Park cairá para a segunda divisão. Os gols da partida foram de Cohen, Taylor e Cahill, para os visitantes, e Kaboul e Boateng, descontando para os anfitriões.

O Sunderland, candidato a surpresa, conseguiu boa vitória sobre o Hull City. Com dois de Bent, um de Reid e um de Zayatte os
Black Cats venceram por 4 a 1. Zayatte marcou um gol-contra para os Tigers. Wigan e West Ham fizeram um fraco jogo. Com gol de Rodallega, o Wigan voltou às vitórias. Destaque também na partida para a boa atuação do goleiro da seleção inglesa Robert Green. Dessa vez, o bom atacante Carlton Cole, do West Ham, passou em branco.

O Blackburn conseguiu sua primeira vitória ao bater o Wolverhampton por 3 a 1. A equipe de Ewood Park está na 14º colocação, e os Wolves seguem na 16º. O Aston Villa segue com boa campanha: três vitórias em quatro jogos. Dessa vez os
Villans bateram o Birmingham por 1 a 0. O gol da equipe de Martin O'Neill foi marcado pelo jovem e bom jogador Gabriel Agbonlahor, que segue tendo ótimas atuações na Premier League.

Fechando a rodada, o Everton perdeu fora de casa, de virada, para o Fulham. A equipe de Liverpool saiu na frente com o australiano Tim Cahill. Paul Konchesky empatou aos 12 da segunda etapa, e o experiente Duff – autor do gol-contra que rebaixou o Newcastle – marcou o gol da vitória.

Fotos: Globo.com e The Guardian

2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Jornada que colocou, definitivamente, o City como um verdadeiro outsider na luta pelo título. Sólidos, competitivos, com uma letal capacidade no ataque (e ainda faltam Robinho, Tevez e Santa Cruz), os comandados de Mark Hughes estraçalharam os novos bébes de Wenger, numa friz demonstração de impiedade.

A nota menos, para os azuis de Manchester, fica por conta de Adebayor, figura maior do City, e em sérios riscos de desfalcar a equipa por castigo.

Inadmissível o comportamento do jogador, provocando a claque do Arsenal, onde sempre foi acarinhado. Antes disso, o mau génio do jogador do Togo já se tinha feito sentir no rosto de Van Persie, com uma entrada que deixou visíveis sequelas.

Quanto ao resto, notável coração do Chelsea, protegido pela 2ª vez (a outra foi no jogo contra o Hull) pela sorte, ao marcar já nos descontos.

Brilhante capacidade de superação do Manchester United, revirando um resultado adverso no terreno do lider Tottenham, com um (finalmente) golo de Anderson. O Jurema, que deixou saudades no Porto, contribuiu de forma decisiva para o resultado final. Ontem, na Turquia, voltou a merecer a confiança de Ferguson. Parece que as coisas começam a melhorar para o brasileiro. Merecidamente.

Nos reds de Benitez, destaque por inteiro para um futebolista que vive afastado da ribalta, mas por quem eu nutro um carinho especial. Benayoun brilhou, com 3 golos, parecendo que o Liverpool começa a sair do fundo do poço.

Destaco a vitória do Aston Villa, num derby de Birmingham, conquistada com suor e talento. Os villans querem reeditar a temporada passada, agora que ficaram de fora na Europa, de forma prematura.

O Sunderland parece mesmo querer ser surpresa. O único jogo que vi, confesso que não me causaram grande impressão, mas foi contra o Chelsea, que parece um rolo compressor, não deixando o adversário respirar.

Este fim-de-semana, derby em Manchester, com um embate escaldante entre o United e o City. Em Londres, confronto de titãs, de enorme rivalidade, entre o Chelsea e os Spurs.

Vai ser mais um sábado cheio de bom futebol.

Daniel Leite disse...

Pois é, Paulo. Quando se refere às possibilidades do City, estou de acordo. Mas aproveito para destacar o desafio que terão os Sky Blues no próximo domingo: enfrentar o Manchester United possivelmente sem seus quatro principais atacantes. Está muito clara a importância que terá Craig Bellamy no grande clássico.

Até mais!