11 de novembro de 2009

Enfim, ao vivo

O pioneirismo no futebol que forneceu a base para que o esporte se tornasse o mais querido do mundo não poderia deixar que ocorresse em outro lugar a primeira transmissão ao vivo de uma partida de futebol pelo rádio.

Em 22 de janeiro de 1927, essa fenomenal mídia que surgia levou aos lares ingleses, pela voz do Sr. HBT Wakelam (foto 2) direto das arquibancadas, a partida entre Sheffield United e Arsenal, pela Liga Inglesa. O placar de 1 a 1 foi acompanhado por milhares de pessoas que não poderiam estar presentes no estádio e acompanhavam as partidas de suas casas. Era um fato que marcaria definitivamente o futebol.

O problema era que os retrógrados dirigentes da FA tinham medo dos efeitos dessas transmissões e proibiram que elas ocorressem.

Mas não tinha como evitar a revolução e, mesmo tendo fracassado a transmissão da final da Liga em 1929, um jornal interligou por linha terrestre o estádio de Wembley, onde seria o jogo, aos estádios de Bolton e Portsmouth, que fariam a final. Como resultado desse projeto, ficou claro que as transmissões pelo rádio se tornariam populares. Ao todo foram 50 mil pessoas ouvindo os comentários de George Allison pelos auto-falantes do Southsea Commom, em Portsmouth, e 12 mil no campo do Bolton.

A partida entre Sheffield United e Arsenal marcou a revolução do futebol com as transmissões pelo rádio se espalhando pelo mundo e levando a emoção para milhares de possas pelo mundo, como aconteceu já nos Jogos Olímpicos de 1928, na partida entre Argentina e Uruguai.

É por momentos como esse e tantos outros marcantes para a história do futebol mundial que o futebol inglês é tão apaixonante e atrai cada vez mais fãs. A ortodoxia dos ingleses quase colocou fim a essa revolução no país, mas o talento para implantar a modernidade fez mais uma vez do futebol da Inglaterra o principal palco desse esporte.

Infelizmente o áudio da primeira transmissão há muito tempo foi perdido!

Um comentário:

Carlos d'Andréa disse...

Os dirigentes da FA tinham medo dos efeitos das transmissões?
Transmissão ao vivo para outros estádios??

Ainda hoje discute-se o impacto negativo da internet (sobre a TV, por exemplo) na transmissão de grandes eventos esportivos.

E uma das vedetes da próxima Copa promote ser as fun fests organizadas pela Fifa.

As semelhanças não parecem coincidências...