25 de novembro de 2009

Rock 'n Roll

Futebol e música são duas das paixões mundiais. No Brasil, o pagode chama a atenção dos jogadores, e a recíproca é verdadeira. Na Inglaterra, o esporte cativa os responsáveis por um som mais pesado e de sucesso por todas as partes do mundo. Muitos roqueiros britânicos demonstram sua paixão por determinados clubes da Premier League.

A banda The Who, dos anos 60, que tem uma simpatia pelo Arsenal, é representada pelo seu vocalista, Roger Daltrey. Como apaixonado pelo clube londrino, tinha de ser Daltrey a prestar homenagem ao clube na última partida disputada na antiga casa dos Gunners, o Highbury. O vocalista interpretou uma canção para o clube chamada "Highbury Highs". E não é apenas The Who que tem integrantes fãs do futebol do Arsenal. David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, e Jhonny Rotten, vocalista do Sex Pistols, também são ilustres torcedores da equipe de Arsène Wenger. Roger Glover, baixista do Deed Purple, é mais um fã do clube vermelho de Londres.

Os britânicos do Iron Maiden também se destacam quando o assunto é futebol. Talvez o roqueiro mais "futebolista" seja o baixista Steve Harris, que chegou a jogar pelas categorias de base do seu clube do coração, o West Ham. O Newcastle United busca no Iron um fã de seu futebol: Janick Gers. O Tottenham também tem uma contribuição na torcida: Dave Murray. O guitarrista Adrian Smith torce pelo poderoso Manchester United. Bruce Dickson, o vocalista, também é um amante do futebol, mas tem sua paixão fora da terra da rainha: o Glasgow Rangers.

Os Blues de Abramovich têm também seu fã clube do metal: Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. A banda dos anos 70 possui ainda um torcedor do Wolverhampton, Robert Plant - o vocalista. Ele divide a torcida com Glen Hughes, que cedeu seu talento a Deep Purple e Black Sabbath. Esta banda tem suas atenções voltadas para a cidade de Birmingham, sua terra de origem. A paixão do baixista e do vocalista (Geezer Butler e Ozzy Osbourn, respectivamente) é o Aston Villa, clube que chegou a ter seu nome envolvido em especulações de compra por Butler, que logo desmentiu o boato.

O modesto Queens Parks Rangers (atualmente na segunda divisão) também tem em sua torcida um membro do Deed Purple: Ian Gillan, vocalista. Outro integrante do Deed que também faz questão de demonstrar sua paixão é o tecladista Don Airey, torcedor do Sunderland.

O lado azul de Manchester conta com a força dos irmãos Liam e Noel Gallagher, do Oasis. Apaixonados pelo City, não deixaram passar em branco nem mesmo a recusa de Kaká em fazer parte da equipe. Em show realizado em Milão dedicaram a música Don't Look Back in Anger (Não olhe para trás com raiva) ao craque brasileiro.

Apesar de não ser um roqueiro como os demais, um ilustre cantor fanático por futebol não poderia ficar de fora dessa lista: Elton John. Fã do Watford, Elton tornou-se proprietário do clube em 1976, tornando-se uma espécie de presidente vitalício. A paixão continua, mas divergências com os administradores o fizeram renunciar ao cargo.

Para encerar esse papo sobre a paixão dos roqueiros britâncios pelo futebol, não poderia deixar de falar do maior nome de todos os tempos do rock mundial: The Beatles. Em meio a diversas versões sobre o clube que teria conquistado os garotos de Liverpool, não é possível afirmar se Everton ou Liverpool têm sua preferência. Mas o que realmente importa é que os ídolos do mundo do rock também se renderam ao charme e à força do futebol inglês. Assim, a Premier League segue conquistando cada vez mais fãs, famosos ou anônimos, mas todos apaixonados pelo melhor campeonato de futebol do planeta.

Um comentário:

Carlos d'Andréa disse...

Certamente melhor que o futebol inglês é o rock conterrâneo! Minha simpatia pelo Liverpool é totalmente musical, diga-se de passagem.