25 de janeiro de 2010

Improvável reedição

Alex McLeish, treinador do semestre na Inglaterra, tenta desafiar a lógica

A Copa da Inglaterra chega às oitavas-de-final com contornos peculiares. As precoces eliminações de Liverpool, Manchester United e Arsenal poderiam indicar a possibilidade de a competição reeditar as chocantes semifinais de duas temporadas atrás. A chance de haver surpresas e desequilíbrio nos futuros emparelhamentos é, conforme ensina a história, considerável. Entretanto, os favoritos ainda são Chelsea, Manchester City e Aston Villa. Não apenas por conta da natural superioridade dos conjuntos, mas também em virtude do favorável sorteio do último domingo.

Pensemos em 2007/08. Na ocasião, as quatro melhores equipes da FA Cup foram Barnsley, West Bromwich, Cardiff City e Portsmouth. O Barnsley, por sinal, merece ser tratado como o principal responsável pelo surpreendente cenário. Antes das semifinais, os Tykes eliminaram Liverpool e Chelsea. Sob a batuta de Harry Redknapp, o campeão Portsmouth venceu o Manchester United, em Old Trafford, nas quartas-de-final. O Arsenal fora expulso da competição pelo próprio United com uma goleada por 4 a 0.

O imponderável depende, portanto, de pequenos algozes e precoces confrontos entre os, em tese, concorrentes ao título. Por ora, apenas o primeiro fator entrou em cena nesta temporada. Longe de casa, com consistência defensiva e boas peças ofensivas, Leeds United - líder por aproveitamento da League One, a terceira divisão - e Reading eliminaram, respectivamente, Manchester United e Liverpool. Menos surpreendentemente, o Stoke City e sua inconfundível forma de jogar futebol derrotaram o Arsenal no último fim de semana.

Contudo, nenhum dos três carrascos é favorito para chegar às quartas. O Leeds ainda precisa passar por Tottenham (casa), no replay, e Bolton (fora), nas oitavas. O Reading, na 22ª posição do Championship, recebe o West Bromwich, terceiro colocado. O Stoke visita o Manchester City, para quem perdeu por 2 a 0 na estreia de Roberto Mancini em Eastlands. Outras três equipes da segunda divisão também enfrentarão muitas dificuldades. Cardiff City, Derby County e Crystal Palace têm desafios extremamente complicados contra clubes da Premier League. A contraposição fica por conta do Southampton, que, mesmo na 16ª posição da terceira divisão, deve dar trabalho ao Portsmouth no St. Mary's.

Apesar da desconfortável situação, é preciso destacar o trabalho de Simon Grayson à frente do Leeds United. O treinador atribui solidez à limitada equipe através do 4-4-1-1 e da exploração de seus grandes valores. Sim, o Leeds os tem. Um deles é Jonathan Howson, de 21 anos, produto das categorias de base dos Peacocks, que revelaram recentemente James Milner, Aaron Lennon e Fabian Delph, por exemplo. Howson já é vice-capitão do clube e foi uma das peças fundamentais na vitória contra o Manchester United e no empate diante do Tottenham. O outro é Jermaine Beckford, de 26 anos, artilheiro em escala industrial desde que chegou a Elland Road e extremamente decisivo nas eliminatórias recentes.

Infelizmente, o Leeds deve ser eliminado da FA Cup em breve, e a dupla "acima de média" tem potencial e moral para requisitar transferência para um clube em melhor patamar. Aliás, Jermaine Beckford já o fez. Por outro lado, o provável acesso à segunda divisão e o legado dessa temporada devem ser encarados de maneira muito otimista. Ademais, os Pavões já ignoraram a lógica duas vezes nesta Copa da Inglaterra. Se o fizerem novamente contra Tottenham no Elland e Bolton no Reebok, talvez as bolinhas dos sorteios sejam menos cruéis do que têm sido desde a terceira fase.

Potencial surpresa, de fato, é o Birmingham City. Possivelmente não mais nessa categoria, é bem verdade. A equipe de Alex McLeish não perde há impressionantes 15 jogos por todas as competições e, após um início fraco, ocupa a oitava posição na Premier League. Na FA Cup, os Blues superaram a excelente fase do Everton no Goodison Park: 2 a 1. O sorteio para as oitavas ajudou, e o time enfrenta, fora de casa, o Derby County. Os Rams não devem oferecer resistência à conhecida e insistentemente repetida formação, com Hart; Carr, Johnson, Dann, Ridgewell; Larsson, Ferguson, Bowyer, McFadden; Chucho, Jerome. O time do melhor goleiro inglês pode, apesar da forte tendência à lógica, repetir o Portsmouth de 2008.

Imagem: Telegraph

3 comentários:

Word sports disse...

tenho um blog de esportes gerais se caso esteja interssado o meu msn eh : bostoncelticsredsox@hotmail.com e o link do blog eh : http://esportesnewsbrasil.blogspot.com/

Leandrus disse...

A fase do Birmigham é surpreendente. Lembro que assisti uma partida deles no começo da Premier League, contra o Arsenal, e achei a equipe muito fraca, retranqueira e violenta. Na época não haviam engrenado, e aquela partida ruim me fez achar que eles brigariam para não cair. Logo, é evidente que McLeish está conduzindo a equipe a uma bela campanha. Porém, ainda assim acho que não vão longe na FA Cup, rs.

Quanto às surpresas, provavelmente uma delas chegará a semifinal. Mas acho que a final será entre um dos três favoritos que vc elencou. Aliás, esta é a grande chance do Aston Villa conquistar um título, ainda mais se o Chelsea tiver que dar maior prioridade a Premier League, o que deverá ocorrer.

Ateh!

Daniel Leite disse...

Totalmente de acordo, Leandrus. O Aston Villa, aliás, tem boas chances nas duas copas nacionais. Quanto aos rivais de Birmingham, eles devem avançar mais um pouco, mas a recente derrota para o Chelsea provou que a equipe ainda não está preparada - como não poderia deixar de ser - para objetivos mais ambiciosos.

Até mais!