14 de janeiro de 2010

Nem tudo são flores

Mesmo após a compra do Manchester City pelo United Group, de Abu Dhabi, é o seu rival o United que segue no posto de clube mais rico do futebol mundial. Pelo segundo ano seguido, os Red Devils lideram a lista de clubes mais valiosos do planeta, não só entre as equipes de futebol, mas também entre todos os esportes.

Dono da marca esportiva mais forte do planeta, o United tem seu patrimônio avaliado em cerca de U$1,870 bilhão, 500 milhões a mais que o segundo colocado - entre os clubes de futebol -, o Real Madrid.

O poder do clube pode ser notado em qualquer lugar, pois a equipe é uma das mais badaladas onde quer que chegue e conta com torcedores espalhados por todo o globo. A última década do século passado foi fundamental para que tudo isso pudesse acontecer, pois, a partir dos anos 90, tornou-se o principal time do futebol inglês, vencendo quase tudo que disputou. Nesse período, conquistou 11 dos 16 títulos possíveis da Premier League.

O sucesso dentro dos campos repercutiu fora deles, fazendo com que o clube se expandisse pela Europa e demais regiões do planeta, permitindo que se tornasse popular, rentável e cada vez mais rico.

Mas nem tudo são flores! Em meio a tanto sucesso financeiro, a equipe vermelha de Manchester corre o risco de ficar sem uma das suas maiores jóias: Old Trafford. A família Glazer, proprietária do clube, pode colocar à venda o lendário estádio da equipe para saldar dívidas.

Ainda não está nada certo, mas existe a possibilidade de o Teatro dos Sonhos passar para outras mãos. De acordo com o Daily Mail, o clube, apesar de rico, possui dívidas e poderá se desfazer também de jogadores para cumprir seus compromissos.

O clube mais forte do mundo tem seus problemas fora dos gramados, mas será que afetarão também a força do time dentro de campo? Resta esperar e ver se o grande campeão inglês dos últimos tempos continuará com sua escrita de vencedor, no esporte e nas finanças.

2 comentários:

Túlio disse...

Realmente o Manchester é um exemplo para qualquer clube do mundo, principalmente para o futebol brasileiro. Os dirigentes do Brasil deveriam aprender como se administrar um clube para que ele seja bem sucedido.

Pelo que vejo do blog d voces, voces conhecem msmo o futebol ingles e gostam do q fazem. por isso é bem feito.

parabens pelos textos e sou fã d voces!

abraço

André Vince disse...

Olá Túlio,
concordo que o Manchester é um exemplo sim, não só para times do Brasil como para times do mundo todo! Temos muito a aprender com o futebol inglês para sermos realmente o país do futebol.

Obrigado pelos elogios e continue nos acompanhando!

abraço