9 de setembro de 2010

Aqui não é meu lugar

O começo de qualquer campeonato geralmente reserva surpresas. Há aquele azarão que começa muito bem, um favorito ao título que inicia sua campanha de forma titubeante e outros times que inesperadamente se saem muito mal. Logo após a primeira rodada para as datas Fifa e dias antes do início da quarta rodada da Premier League, pode-se encaixar Everton, Stoke e West Ham neste último grupo.

É verdade que os três times não representam a nata do futebol inglês - somente o rival do Liverpool briga por vaga em competições europeias. Da mesma forma, no momento, somente o rebaixamento dos Toffees seria tão trágico quanto a recente queda do Newcastle, caso seja levado em consideração o quesito qualidade do elenco. Porém, ainda assim não são dignos de estarem todos na zona de rebaixamento, mesmo sabendo-se que apenas três rodadas foram disputadas.

No caso de Everton e West Ham, ambos possuem conjuntos bons demais para estarem ali. É incontestável a qualidade do elenco a disposição de David Moyes: um time que possui nomes como Cahill, Arteta, Fellaini, Baines, Jagielka, Howard e Heitinga tem totais condições de brigar até mesmo pela última vaga para a UCL, como tem feito recentemente. Já os Hammers, embora ainda povoado de estorvos como McCarthy e Faubert, têm chances de assegurar um tranquilo lugar no meio da tabela com uma base formada por Green, Upson, Hitzlsperger, Cole e, obviamente, o excelente meia Parker. Ou seja: se não perderem o controle emocional diante de novos tropeços, logo deverão subir na tabela - embora a equipe londrina talvez tenha mais dificuldades para isso, já que ainda precisa acertar sua insegura defesa, que já sofreu nove gols após apenas três jogos disputados.

Já o Stoke... não, não sairá desse texto que o clube possui um bom time - até porque, estranhamente, um dos seus melhores jogadores, o turco Tuncay Sanli, costuma começar as partidas no banco. Porém, é uma equipe que dificilmente é batida em casa - onde só jogou uma vez até agora e foi derrotado pelo Tottenham após ter um gol erroneamente não validado. E com um ataque surpreendentemente bem reforçado por Gudjohnsen e Jones, também deve se recuperar, desde que mantenha a tradição de jogar bem em seus domínios.

David Moyes sabe que pode contar com bons jogadores para se recuperar na tabela, mas certamente não esperava uma sequência de jogos tão incômoda

Dada a mínima qualidade de seus elencos, os três times citados têm tudo para logo se reerguerem e jogarem times mais fracos, como West Bromwich, Blackpool, Wigan e até mesmo o até agora surpreendente Wolves, para a parte de baixo da tabela. Porém, eles possuem uma inimiga: a tabela, que prevê alguns confrontos bem difíceis para todos nas próximas rodadas. Inclusive, ela foi bem cruel para o Everton: nos seus próximos seis jogos, receberá Manchester United, Newcastle e Liverpool, e deixará a cidade para enfrentar Fulham, Birmingham e Tottenham. Por favor, não me perguntem se quem a preparou foi um torcedor dos Reds.

Imagem: Daily Mirror

Nenhum comentário: