4 de novembro de 2010

Mas Bale é melhor

Nesta foto, Nani pode estar ganhando a disputa com Gareth Bale. Porém, no momento, o galês é mais promissor e mais completo do que o português

Foi no mínimo instigante a declaração dada por Nani na última segunda-feira. Aproveitando o fato de ser o centro das atenções na Inglaterra, devido ao seu polêmico gol contra o Tottenham, o português disse ser um dos melhores do mundo. Não o crucifiquemos: o winger está autoconfiante por ser considerado, com razão, a principal peça do Manchester United nesse início de temporada. Mas os fatos de terça-feira trataram de ofuscar o que foi dito pelo jogador dos Red Devils.

Enquanto o português saía de campo contundido no confronto contra o Bursaspor pela Champions League, Gareth Bale era o dono da bola em White Hart Lane. Dando um banho em Maicon e sendo responsável por duas assistências, o galês liderou os Spurs na vitória de 3 a 1 sobre a Inter de Milão. Mais do que isso: mostrou que, se Nani considera-se um dos melhores do mundo na posição, no mínimo figura atrás de Bale.

Antes de tudo, é necessário dizer que não se pode cair no erro de desmerecer os feitos de Nani pelos Red Devils na atual temporada. Além de ser o jogador que mais tem se destacado na falta de Rooney, seus números provam sua competência até agora: é o líder de assistências na Premier League - oito no total -, além de ser o vice-artilheiro da equipe na competição, com quatro gols. Em ótima fase, já afasta os comentários de que era mais um dos flops de Ferguson, pois não havia justificado os mais de 25 milhões de euros investidos na sua contratação.

O problema é que Nani ainda vive sob estigmas que não o deixam numa posição de relevo no cenário europeu. Afinal, por só ter vingado há pouco tempo, ainda parece passar por diversos testes para provar que é um grande jogador, um world class. Vejamos: no geral, precisa provar que pode ser o dono do Manchester United e o substituto à altura de clássicos wingers da equipe nos últimos tempos, como Ryan Giggs e Cristiano Ronaldo; já num plano individual, deve mostrar que é um jogador completo, principalmente sendo mais consistente e deixando de lado a fama de cai-cai. Ou seja: há a sensação de que ainda deverá melhorar em alguns aspectos se quiser ser um destaque mundial.

Com Bale, a situação é mais favorável. Se antes também já começava a ser considerado um flop, agora vem tendo uma assustadora e meteórica ascensão: em um ano, deixou de ser um mero reserva que mal ganhava jogos para se tornar uma das peças-chave da equipe. Mas o que mais impressiona no galês de 21 anos são duas características que Nani ainda não parece ter: uma capacidade de em certos momentos não poder ser detido, que implica um poder de já decidir grandes jogos.

Os dois encontros entre Tottenham e Inter de Milão pela Champions League mostraram isso, mas o segundo foi mais marcante. Bale foi sensacional: mostrando todas as suas principais características - muita velocidade e preparo físico, habilidade para driblar e deixar adversários tontos, um chute potente e bons e traiçoeiros cruzamentos - foi capaz não só de deixar Maicon como também Lúcio totalmente desmoralizados. Não eram quaisquer jogadores. Era simplesmente metade de uma das defesas mais fortes dos últimos meses: a da Inter de José Mourinho e a da seleção brasileira de Dunga.

Foi dessa maneira, criando boas oportunidades e dando dois passes para gols, que praticamente decidiu os confrontos para os Spurs, merecendo um dos prêmios de Man of the Match mais incontestáveis ultimamente, num confronto inesquecível para os que estiveram presentes em White Hart Lane. E é essa característica de ser decisivo que é mais incisiva em Bale do que em Nani, além de ser um jogador mais imprevisível e inicialmente mais completo.

Nani pode até ascender meteoricamente e conseguir ficar num patamar acima de Bale, mas ainda não conseguiu isso. Da mesma forma, o galês parece mais pronto para assumir a condição de world class, para ser assediado por grandes clubes, e até mesmo para assumir o posto de Giggs no Manchester United - sim, ele provavelmente não ficará muito tempo no Tottenham, e caberia muito bem na renovação proposta por Ferguson.

Imagem: Soccer Cleats 101

Um comentário:

Dantas disse...

A tempos eu nao viu um jogador fazer um jogo tao bom quanto fez Bale.