22 de junho de 2011

O que esperar de André Villas-Boas no comando do Chelsea?

Hoje, dia 22 de Junho de 2011, quarta-feira, por 13 milhões de libras, foi confirmada a transação mais cara da história no futebol por um treinador, qual treinador? André Villas-Boas. Pois é, o que foi constantemente, digo até que enjoativamente, cogitado como novo treinador do Chelsea Football Club, se tornou realidade.

Eis o novo treinador do Chelsea, André Villas-Boas. (Getty Images)

O motivo do valor da transferência ser tão cara? Creio que pela curta experiência de Villas-Boas como treinador do Porto. Lá, ele conseguiu na primeira temporada conquistar um Campeonato Português invicto (sem derrotas) e teve uma campanha “monstruosa” na UEFA Europa League, em que inclusive se sagraram os campeões. Está certo que o valor foi bem alto, mas fazer o quê? Quando o russo Roman Abramovich (presidente do clube londrino) está interessado em algo, ninguém pode impedi-lo!

E a última temporada do Chelsea, com o experiente treinador italiano, Carlo Ancelotti não foi nada agradável para os torcedores e para o russo. Nela, os Blues não conseguiram nenhum título, apenas um segundo lugar na Premier League, um quarto na FA Cup, um terceiro na Copa da Liga Inglesa e um vice na Community Shield, além de terem sido eliminados nas Quartas-de-final da UEFA Champions League.

O “novo Mourinho” terá bastante trabalho com essa equipe do Chelsea, em que o elenco geralmente tem “mandado” mais que o treinador; por isso, ter um bom trabalho no vestiário é essencial para o português. Porém, Villas-Boas no Chelsea não é nenhuma novidade, afinal ele já foi auxiliar de José Mourinho no time londrino. Aliás, o treinador mostrou humildade em entrevista para o Chelsea TV: “Não se pode esperar tudo de uma pessoa só. Podem esperar um grupo dinâmico e unido, é isso o que vamos tentar fazer. Queremos a torcida ao nosso lado, motivada e é isso o que importa, não a minha chegada. Temos é que continuar o sucesso deste grande clube”. Se fizer o que disse na entrevista, o Chelsea da temporada 2011-12 promete, meus companheiros!

Além de um salário bem “gordo”, o treinador português terá ainda cerca de 80 milhões de euros para gastar em contratações. Eis aqui alguns dos nomes cogitados: Falcao García (Porto), João Moutinho (Porto), Neymar (Santos) e Kun Agüero (Atlético Madrid).

Bom, vamos agora a parte tática. André Villas-Boas usou no Porto o 4-3-3 que deve ter “aprendido” com Mourinho. É um esquema simples, veja como funciona.

Clique na imagem para ampliá-la**

No meio-campo, o Porto apresenta um triângulo de base alta. Fernando é o vértice recuado, um primeiro volante combativo e disciplinado, que não deixa a zona de atuação restrita à proteção da linha defensiva. Mais à frente, alinhados, estão os meias articuladores João Moutinho (esquerda) e Guarín (direita), que alternam o passe longo para os pontas – geralmente com inversões – e a própria passagem em velocidade, triangulando com o lateral e com o atacante. Na linha dos três atacantes, Hulk e Varela alternam as jogadas pela linha de fundo e a entrada em diagonal na área. Esta é a principal característica de ambos: velocidade para abrir a defesa adversária. Com isso, eles tiram a marcação da área e abrem espaço para Falcao (atacante centralizado) jogar com marcação simples. Eles recorrem muito aos cruzamentos, altos ou rasteiros na primeira trave. É um 4-3-3 que lembra muito o usado por Mourinho quando treinava o Chelsea.*

Clique na imagem para ampliá-la**

Hoje, com o elenco que o Chelsea disponibiliza à André Villas-Boas, vejo o português escalando um 4-3-3 dessa maneira: Cech; Ivanovic, David Luiz, Terry e Ashley Cole; Ramires, Essien e Lampard; Anelka, Torres e Malouda. Bom, resta agora esperarmos para ver o resultado dessa "aposta" do Chelsea, qualidade Villas-Boas possui, mas tem o caso da inexperiência.

*Crédito para Eduardo Cecconi (@eduardocecconi), onde usei trechos de seu post no blog Tabuleiro.
**Ilustrações: TacticalPad

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felipe Simonetti disse...

O Chelsea tem uma boa equipe, porém não rende tanto quanto era para render. O capitalismo ao extremo está "estragando" o futebol. Clubes poderosos (Chelsea, Real Madrid, Manchester, Barcelona, City e companhia) se tornam cada vez mais poderosos e os menores (Benfica, Porto, Lazio, PSV etc) vão perdendo suas peças fundamentais e caem de produção. Apesar de torcer para o Chelsea não gostei de ver o Villas-Boas deixar o comando do Porto (clube que também tenho uma simpatia). Mas agora já "aceitei", espero ver ele montando uma equipe campeã para quem sabe nos levar ao título da UCL.
Felipe Simonetti,
www.nossofutebolfc.blogspot.com (poderia adicionar ao "fique de olho"?)