25 de setembro de 2009

Faro de gol

Maior artilheiro da história da Premier League, Alan Shearer nasceu no dia 13 de agosto de 1970, em Newcastle upon Tyne, Inglaterra.

Jogador técnico e com um faro de gol ímpar, tornou-se um dos maiores atacantes do futebol inglês em todos os tempos.

Com todo esse talento para o gol, Shearer foi destaque em todas as equipes que defendeu e também na seleção de seu país.

Começou sua carreira no futebol no modesto Wallsend Boys Club, pelo qual jogou até 1986, quando, aos 15 anos, foi para o Southampton.

Pelo Southampton fez sua estreia apenas em 1988 e jogou até a temporada 91/92. Como prova de sua tamanha eficiência, logo na estréia marcou um hat-trick (3 gols na mesma partida). Ao todo foram 118 jogos e 23 gols pela equipe. Mesmo sem marcar tanto por essa equipe, destacou-se por excelentes atuações e muitas assistências.

Tudo isso rendeu a ele a convocação para a seleção sub-21 da Inglaterra e uma transferência para o então forte Blackburn Rovers.

Por sua nova equipe, Shearer teve o sucesso sonhado por muitos jogadores. Além de se firmar na seleção nacional e ser destaque nela, ganhou o prêmio de Jogador do Ano em 1994 (Football Writers Association) e o PFA Jogador do Ano em 1995. Além disso, conquistou seu mais importante título: a Premier League (94/95), além da artilharia da competição por duas vezes.

Após ser artilheiro na Euro96, o talentoso atacante inglês voltou para casa. Em uma transferência de 15 milhões de libras, foi contratado pelo Newcastle, clube no qual encerraria sua carreira e se tornaria um eterno ídolo do clube. Mesmo sem títulos pelo alvinegro, Shearer é adorado pelos torcedores pelas inesquecíveis atuações e inúmeros gols. O camisa 9 levou os Magpies duas vezes à final da FA Cup (em 98 e 99), mas perdeu nas duas ocasiões.

Defendendo o Newcastle teve ainda a maior mancha em sua carreira: na temporada 97/98 foi denunciado por agressão. Acusado de chutar a cabeça de Neil Lennon, foi a julgamento. O próprio Lennon o inocentou.



Jogou pelos Magpies até 2006 e após um série de contusões encerrou a carreira no clube do coração, do qual foi capitão de 1999 até sua aposentadoria. Ao todo, foram 303 jogos e 148 gols pelo Newcastle. Terminou sua última temporada com 10 gols em 32 partidas na Premier League.

Pela seleção, Shearer atuou por 63 partidas e marcou 30 gols. Não conquistou nenhum titulo com o selecionado inglês, mas todo o seu talento e, principalmente, seus gols marcaram seu nome na história do futebol da terra da rainha e mundial.

Shearer ganhou ainda um jogo de homenagem do clube, frente ao Celtic FC. Devido à lesão, não atuou em toda a partida, mas deu o ar de sua graça com o pontapé inicial e ao marcar seu último gol, através de uma cobrança de pênalti. A volta ao campo no fim da partida com sua família mostrou toda a paixão da torcida pelo craque inglês: durante todo o tempo teve seu nome entoado por todos nas arquibancadas.



A paixão pelo Newcastle não deixou que se afastasse do clube. Após algumas participações na direção da equipe, aceitou o desafio de ajudar o Newcastle a lutar contra o rebaixamento como treinador. Para sua tristeza a de toda a torcida alvinegra, sua paixão não foi suficiente para evitar a queda.

Paixão e uma dose extra de talento marcaram a carreira desse craque do futebol inglês que tanto encheu os olhos dos amantes do futebol.


3 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

Alan Shearer merecia ter jogado em um clube de maior expressão, um clube onde ele pudesse ganhar mais títulos...foi um excelente atacante britânico...

abraço!!

Paulo Pereira disse...

Faro de golo? Nem mais! O homem era um predador insaciável pela baliza adversária. Soberbo avançado, coroado ao serviço do Blackburn, mas que mereceria, tal como o comentário anterior diz, uma equipa melhor para o seu talento.

Shearer era uma máquina impressionante de marcar golos, com um reportório variado. Excelente jogador!

Joana AV Gomes disse...

Gostei muito desse blog. Excelente texto sobre Shearer. Com certeza voltarei mais vezes para acompanhar tudo sobre o campeonato ingles de futebol.

Parabens pelo bom trabalho.