21 de setembro de 2009

Podcast "Ortodoxo e Moderno" - Rodada 6

Hoje, estreia neste espaço o Podcast "Ortodoxo e Moderno". Nossa proposta é discutir, sempre às segundas-feiras, as rodadas da Premier League realizadas aos finais de semana. O papo é informal, e você está convidado a fazer parte do debate. Deixe suas impressões sobre os jogos na caixinha de comentários.




Para conferir a classificação do campeonato, acesse o site oficial da Premier League.

Para conferir mais recursos relativos a este podcast, acesse o site do Podomatic.

9 comentários:

Paulo Pereira disse...

Parabéns a ambos, pelas constantes inovações a que vão submetendo o blogue.

Quanto à jornada, foi uma das mais excitantes deste campeonato.

Logo à partida, os 4 primeiros defrontavam-se, em dois derbys tremendos.

Em Manchester, um jogo louco, penalizando o City, que teve o pássaro na mão, perdendo um ponto precioso no minuto 95. Inglório. Mas terá sido injusto?

Julgo que não. Pese a bela reacção da equipa de Hughes, reagindo com classe a um golo madrugador de Rooney, o United foi claramente superior na 2ª metade.

Se na 1ª, Tevez teve nos pés a possibilidade de vingança, podendo passar o City para a frente, naquele remate ao poste, a segunda metade foi de domínio intenso e avassalador do United.

Aqui, não posso deixar passar em claro o facto de Mark Hughes, vendo a equipa a naufragar - a posse de bola chegou a um impensável 78/22, favorável aos reds - nada ter feito que obstasse, de alguma forma, o domínio intenso do rival citadino.

Mexeu na equipa apenas depois de sofrer o 3º golo (Fletcher é cada vez mais uma pedra preciosa no xadrez de Ferguson), teve a sorte do jogo no erro infantil de Ferdinand, permitindo que Bellamy (fabulosa exibição, misto de classe e garra) empatasse a contenda e depois, mesmo no fim (como o futebol pode ser cruel), vê o esforço dos guerreiros do City ir por água abaixo.

Senti pena. Julgo que um resultado positivo do City, sem Adebayor, permitiria a manutenção do sonho de serem campeões. Não que este esteja comprometido (a derrota é natural, num confronto destes), mas pode deixar marcas psicológicas.

Em Londres, nova exibição de gala do Chelsea, num clássico de enorme rivalidade. 2ª derrota consecutiva para os Spurs, frente a dois candidatos, colocando a equipa no seu verdadeiro patamar: o de lutar, unicamente, pela Europa.

Um lance provocou polémica. Um eventual penalty (não vi o jogo todo e, por isso, não posso opinar) favoável ao Tottenham, que igualaria o jogo a 1, caso fosse convertido.

Mas esse pequeno detalhe não retira qualquer mérito à equipa do italiano. O Chelsea é um verdadeiro rolo compressor, claramente a melhor equipa da actualidade do futebol inglês.E, finalmente, vê-se Ballack a fazer com regularidade golos, algo que Inglaterra ainda não tinha testemunhado.

Quanto ao resto, triunfos fáceis e esperados do Arsenal e Everton, com Saha em grande. Nova vitória caseira do surpreendente Burnley, castigando o também igualmente surpreendente Sunderland, em que o inevitável golo de Bent de nada serviu.

Os reds de Benitez continuam a sua ascensão, vencendo num terreno difícil e com enorme capacidade de sofrimento. O West Ham, com um excelente Carlton Cole, conseguiu jogar quase sempre de igual para igual, valendo ao Liverpool a qualidade quase sobrenatural de Fernando Torres. Vitória importante, agora que se entra numa fase crucial da prova.

Destaco, para o fim, o Birmingham, de McLeish, equipa de combate, que sofre poucos golos. Deve ter, neste momento, uma das defesas menos batidas.

Abraço,

ps: Parece que os problemas para o City não param. Depois de Adebayor, segundo me contaram mesmo agora, Bellamy também poderá ser alvo de suspensão, por alegada agressão a um adepto.

Eduardo Costa disse...

André e Daniel.
Eu sou apaixonado por futebol europeu especialmente a Premier League. Gostei muito do blog de vcs.
Se tiverem um tempinho visitem o meu blog.
http://futeboleuropeu2009.zip.net
Abraço sempre que puder estarei por aqui!!

Fernando Gonzaga disse...

parabéns pela iniciativa e pelo blog, com certeza vou marcar presença neste espaço, pra discutir com vocês sobre este poderosíssimo campeonato...

o clássico de Manchester por exemplo dispensa comentários...um jogo extraordinário em que venceu quem mereceu...

abraço!!

Carlos d'Andréa disse...

uai, rejeitaram meu comentário anterior?

Daniel Leite disse...

É claro que não, professor. Deve haver algum engano aí.

Carlos d'Andréa disse...

Acho que foi o problema na minha conexão ontem... Era mais ou menos assim. "A voz do Daniel está igual à do Vitor Biner! Estou ouvindo e gostando do podcast"

Daniel Leite disse...

Tudo certo, então! Tenho boas lembranças das considerações (e do tom de voz) do Vitor Birner no CBN Esporte Clube e no Cartão Verde. Então, vou encarar como um elogio, haha. Valeu a visita, professor. Abraço.

Carlos d'Andréa disse...

É um elogio!

Daniel Leite disse...

Achei muito interessante, Paulo, o ponto em que você menciona o naufrágio do conjunto de Hughes no segundo tempo de United x City. No mínimo contestáveis a mudança para o 4-4-2 e, neste caso, a demora para utilizar Petrov (não fazia sentido jogar com Ireland aberto pela esquerda!).

Seja muito bem-vindo, Eduardo! Pode ter certeza que, na medida do possível, vamos acompanhar o seu trabalho no "Futebol Europeu 2009", que já adicionamos às nossas recomendações.

Valeu a força, Fernando. Será um prazer tê-lo aqui para discutir todos os aspectos desse campeonato tão especial.

Tudo certo, professor.

Continuem conosco!

Abraços a todos.