18 de novembro de 2009

Conheça o Tyne-Wear derby

Escolher o maior clássico de um país pode não ser fácil. Especialmente quando pensamos no exemplo inglês. O site Football Derbies, especializado em dados e análises a respeito dos grandes embates do futebol mundial, dispõe em tabelas as maiores rivalidades da Inglaterra. Para a surpresa de muitos, a classificação indica que, mesmo sendo um encontro regional, o grande clássico da nação é o Tyne-Wear derby, ou simplesmente Newcastle United x Sunderland.

Por que não Manchester United x Liverpool, o confronto que reúne mais títulos, ou mesmo West Ham x Millwall, derby londrino que, infelizmente, costuma acabar em confusão entre as torcidas? A resposta, a princípio banal, é que futebol também é cultura. Ora, o grande clássico de Glasgow, entre Celtic e Rangers, é considerado por muitos o mais intenso do globo - no conceito do Football Derbies, é o terceiro. Vários dos motivos são alheios ao futebol. Estamos falando de uma rivalidade que polariza o esporte no país e, ainda, envolve questões religiosas.

No caso do Tyne-Wear, entra em jogo a competição entre as cidades, do norte da Inglaterra. A distância entre Newcastle upon Tyne e Sunderland é de apenas 10km. Ainda no século XVII, quando da Guerra Civil Inglesa, comerciantes das duas praças entraram em choque por conta da contestada supremacia do grupo de Newcastle. O embate virou assunto político, de maneira que os protestos advindos de Sunderland foram um dos vários catalisadores da formação do parlamento inglês. As hostilidades aumentaram anos depois, quando a Revolução Industrial acirrou a disputa entre os centros.

No futebol, os dois conjuntos convivem com um equilíbrio histórico. O Newcastle foi quatro vezes campeão inglês (a última em 1927), enquanto o Sunderland ficou com o título em seis oportunidades (a última em 1936). Em contrapartida, a vantagem nos confrontos diretos é dos Magpies (pegas, aves semelhantes ao corvo, que simbolizam o Newcastle), que têm 51 vitórias contra 45 dos Black Cats (gatos pretos, símbolo do Sunderland). Houve ainda 44 empates.

Curiosamente, ao contrário do que acontece na rivalidade entre Liverpool e Manchester United, não há fronteiras rígidas dividindo os clubes no que concerne a transferências de jogadores. Incríveis 56 atletas já passaram pelos dois clubes. Os mais recentes e famosos são o goleiro irlandês Shay Given, o meio-campista Lee Clark e os atacantes Andrew Cole, Michael Bridges e Michael Chopra.

Na temporada 1995/96, um episódio inusitado marcou a história do clássico. O Sunderland havia sido, pela primeira vez, promovido à Premier League - em vigor desde 1992. Em virtude da antiquada estrutura do Roker Park, à época estádio do Sunderland, propôs-se que os torcedores do Newcastle fossem proibidos de assistir ao clássico na casa dos Black Cats. Na última hora, um acordo entre a cúpula do Sunderland e a polícia local determinou que mil adeptos dos Magpies poderiam comparecer ao palco. Entretanto, sentindo-se humilhado com a situação, o Newcastle rejeitou a medida.

E respondeu a ela. Freddie Fletcher, então presidente do Newcastle, pôs a boca no trombone. "A situação de Roker Park não é nosso problema. Culpem o Sunderland, não a nós", esbravejou. Em reação à medida, Fletcher decidiu proibir que os torcedores dos Black Cats fossem ao moderno St. James Park no segundo turno. Revoltados, adeptos dos dois clubes uniram-se pedindo o fim das proibições. A iniciativa obteve sucesso, mas ficou claro que o encerramento da polêmica teve muito mais relação com a mudança do Sunderland em 1997 para o Stadium of Light, quinto maior do país, do que com qualquer apelo popular.

Ao contrário do que viu nos cenários da década de 90 e no início dos anos 2000, o Sunderland está melhor do que o Newcastle. Mesmo montando equipes em tese competitivas, garimpando nomes como Michael Owen, os Magpies entraram num colapso que culminou no desastroso rebaixamento ao Championship na temporada passada. Ao menos, o Newcastle lidera a competição após 16 rodadas. Os Black Cats, por sua vez, vivem bom momento financeiro, o que permitiu ao clube a contratação de vários jogadores intensamente disputados no mercado, como Darren Bent, Lee Cattermole e Lorik Cana. Não por acaso, o conjunto ocupa a oitava colocação na Premier League.

Você assiste agora a um vídeo referente a Newcastle 2 x 0 Sunderland (dois gols de Michael Owen), em 2008. Trata-se da FanZone, iniciativa promovida pela Premier League que abre espaço à narração das partidas por bem-humorados torcedores.



Imagens: Sustransshop, Zimbio

3 comentários:

Leandrus disse...

Por essa eu não esperava. Nunca pensei que esse pudesse ser considerado o maior clássico inglês. Pena que são dois times que ultimamente não conseguem tanto destaque no país - a não ser que o balão entre em campo.

Ateh!

Daniel Leite disse...

Pois é, Leandrus. Comparações entre o futebol internacional e o brasileiro podem gerar algum nível de bizarrice. Mas, admitindo grandes diferenças, o clássico do Norte Inglês pode ser equiparado ao derby campineiro. Não são poucas as pessoas que, conhecedoras das implicações do embate do interior paulista, consideram Guarani x Ponte Preta o grande clássico do país. Mera questão de gosto e de análise da intensidade da rivalidade. Com o adendo de que, no exemplo de Newcastle x Sunderland, estão envolvidos vários aspectos de ordem histórica e social. Até mais!

Paulo Pereira disse...

Belo artigo, com um vídeo bem humorado:)