20 de novembro de 2009

The Human Wall

Bradley Howard Friedel, ou simplesmente Brad Friedel. nasceu no dia 18 de maio de 1971. O goleiro norte-americano de 38 anos é considerado por muitos velho demais para o futebol. Contrariando essas pessoas, Friedel é recordista em número de partidas consecutivas pela Premier League.

Praticou esportes como futebol, basquete e tênis em sua adolescência. Iniciou como futebolista jogando de atacante, mas foi mesmo no gol que se destacou. Jogando pela Universidade da Califórnia - UCLA, foi eleito o melhor goleiro dos Estados Unidos em 1991 e 1992. O bom desempenho o fez sair cedo da UCLA e partir para o futebol profissional.

Tentou iniciar a carreira jogando pelo Nottingham Forest, mas foi impedido por não obter a licença de trabalho britânica. Assim, assinou contrato com a Federação de Futebol dos Estados Unidos para ser atleta exclusivo do time nacional e, em 1994, participou da Copa do Mundo disputada em seu país.

Após o fim da competição, partiu em busca de um clube e passou a integrar o Newcastle United como atleta universitário - já que não obteve a licença mais uma vez. Depois, partiu para a Dinamarca para jogar pelo Brondby IF. Após vários meses jogando pelo clube voltou ao seu país para se preparar com sua seleção para a Copa América de 1995.

Terminada a Copa América, rumou novamente para a Inglaterra e tentou atuar pelo Sunderland, quando teve novamente a licença negada. Foi parar então no Galatasaray, da Turquia, onde jogou até julho de 1996, quando se transferiu para o Columbus Crew, de sua terra natal. Pelo Columbus, foi eleito o melhor goleiro da temporada de 1997 e fez parte do MLS Best XI.

Já consolidado como o grande goleiro do país, alçou novos voos e, enfim portando a licença para trabalhar no Reino Unido, foi para Liverpool, jogar pelos Reds, estreando no dia 28 de fevereiro do 1998. Após três temporadas e 30 jogos na terra dos Beatles e com duas Taça UEFA disputadas, acabou por amargar a reserva e transferir-se gratuitamente em novembro de 2000 para o Blackburn Rovers, time pelo qual jogou mais tempo.

Com atuações seguras e de alto nível, ajudou os Rovers a conquistarem o acesso à Premier League e por lá permanecerem. Friedeu obteve o título de Homem do Jogo na partida final da Liga em 2002 frente ao Tottenham. Outro exemplo de sua competência está o elogio recebido do treinador Gordon Strachan, também em 2002, que o comparou ao Superman: "Eu não ficaria surpreso se, quando ele tirar sua camisa, houver outra azul com um 'S' por trás dela", afirmou.

O goleiro seguiu jogando em altíssimo nível e foi eleito na temporada 2002/03 para a seleção do campeonato. As boas atuações lhe renderam mais uma participação em Copa do Mundo, em 2002.

Depois de renovar contrato com o Blackburn em duas ocasiões, em 2006 e 2008, declarando amor ao clube, acertou com o Aston Villa, pelo qual tem jogando e quebrado recordes. No dia 31 de outubro de 2009, atingiu a marca de 200 partidas consecutivas pela Premier League e se tornou o jogador com o maior número de jogos seguidos pela competição. Agora, ele já soma 201 aparições em sequência.

Pela seleção nacional, Fiedel disputou três Copas do Mundo e 82 partidas ao todo e recebeu o apelido dos torcedores: The Human Wall (a muralha humana)! Anunciou sua aposentadoria da seleção em 7 de fevereiro de 2005.

Aos 38 anos de idade, Friedel continua em ótima forma e mostra que, apesar da idade, é capaz de seguir fazendo a diferença em campo e ajudando o Villa a fixar maiores objetivos nessa temporada.

Um comentário:

Paulo Pereira disse...

É um dos nomes importantes na equipa de Martn O'Neill. Sólido e revelando uma grade maturidade, o americano impôs-se sem reservas no duro futebol inglês.

Peça chave da equipa de Birmingham, a quem falta apenas um pouco mas de investimento, para se assumirem como candidato ao título. Não se arranja por aí um mecenas endinheirado?