6 de novembro de 2009

TERRYfic

Dificilmente se vê um zagueiro ocupando um lugar de destaque na mídia. Com um dos salários mais altos da Premier League, John George Terry, o capitão do Chelsea, merece espaço no Ortodoxo e Moderno.

Nascido em Londres, no dia 7 de Dezembro de 1980, Terry começou nas categorias de base do West Ham e, aos 14 anos, transferiu-se para o Chelsea. Jogou inicialmente como meio-campista, mas a falta de jogadores de defesa e seu porte físico o fizeram mudar de posição.

Estreou pelos Blues em outubro de 1998, quando a equipe era comandada por Gianluca Vialli. Em seus primeiros anos como profissional, fez apenas duas partidas pela equipe principal, ao lado de grandes nomes como Gianfranco Zola, Marcel Desailly e Didier Deschamps. Ainda jovem e inexperiente, foi emprestado ao Nottingham Forest em 2000. Fez seis partidas pelo novo clube e , ainda em 2000, voltou para casa para não sair mais de lá.

Em 2001, foi eleito a revelação de sua equipe na temporada e se firmou na grupo principal. Já na temporada seguinte, foi fundamental em boas campanhas do Chelsea, como o quarto lugar na Premier League e o caminho às finais da Copa da Inglaterra. Com apenas 22 anos, jogou 50 partidas em toda a temporada.

Na época 2003/2004, agora com Abramovich como dono do clube, marcou três gols e ajudou a equipe a conquistar a segunda colocação no campeonato, elevando o Chelsea de vez ao patamar dos grandes no futebol da Terra da Rainha. O bom desempenho fez com que Terry garantisse seu lugar na Seleção Inglesa.

Em 2004, após a saída do francês Desailly, herdou o posto de capitão da equipe e conquistou seu primeiro título na Premier League, levando também o prêmio de Melhor Defensor da Liga dos Campeões da UEFA e de Jogador Inglês do Ano, além do título da Copa da Liga Inglesa. Sem dúvida, uma temporada para colocar o jogador na lista dos grandes nomes do futebol mundial.

Cada vez mais em alta no clube e em todo o mundo do futebol, na temporada 2005/2006 Terry ajudou sua equipe a levar o segundo caneco consecutivo do Campeonato Inglês e chegar às semifinais da Liga dos Campeões. O camisa 26 foi eleito em 2006 o Jogador do ano do Chelsea e estabeleceu-se definitivamente entre os melhores do mundo.

Na temporada 2006/2007, o capitão do Chelsea e da Seleção Inglesa seguiu jogando em alto nível e conquistou a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga. Na final desta, um susto de Terry nos torcedores: no segundo tempo da partida contra o Arsenal, após um cruzamento à área, ele levou um chute na cabeça - dado por Diaby -, caiu desacordado e foi levado direto para o hospital. Felizmente, não sofreu nada mais grave e, na mesma semana, voltou aos gramados.

A temporada seguinte tinha tudo para ser a mais brilhante para o jogador dos Blues. Excelente desempenho em campo, ótima forma física e boas campanhas da equipe. Tinha! Terry viu o Manchester United vencer o Campeonato Inglês e a Liga dos Campeões, após a decisão contra o Chelsea. Mas o pior não foi perder os títulos. O capitão, depois de uma partida perfeita na final, errou a última cobrança de pênalti, dando a vitória ao rival. Para muitos, seria o fim de seu ciclo no clube, mas o talento de Terry prevaleceu e o fez permanecer no posto de grande líder do time.



Pela seleção nacional, Terry jogou desde as categorias inferiores. Sua primeira convocação para a principal foi em Março de 2003, chamado por Sven Göran Eriksson. Porém, sua estréia foi somente em junho, contra Sérvia e Montenegro. Fez parte da equipe que disputou a Euro 2004, disputou a Copa do Mundo de 2006 e integrou a boa seleção que decepcionou na Euro 2008. Capitão desde o fim da Copa de 2006, integra a seleção classificada para a Copa do Mundo de 2010 e contribui para que os ingleses sejam um dos favoritos à conquista da competição. Pela equipe nacional são 58 partidas e 6 gols.

No início desta temporada, Terry esteve envolvido em especulações acerca de uma eventual transferência para o Manchester City em uma transação milionária: 82,5 milhões de dólares, mais 21,5 milhões anuais de salários. Recebeu um aumento do Chelsea (não nos padrões oferecidos pelo City) e a promessa de uma equipe competitiva, que o fizeram seguir como capitão e ídolo dos Blues.

Força, garra e talento marcam o futebol desse zagueiro que é hoje um dos maiores nomes do futebol mundial e o melhor defensor do planeta.

Um comentário:

Joana Gomes disse...

Realmente joga muito. Salvou o Chelsea esse fim de semana.
Excelente na marcação e muito bom no ataque.
Terry é mesmo o melhor zagueiro do mundo!