18 de dezembro de 2009

Bolinhas um tanto cruéis

Fotógrafo teria flagrado reações de Roy Hodgson e David Moyes ao sorteio

A UEFA sorteou hoje os confrontos eliminatórios de suas ligas. Os seis clubes ingleses ainda vivos nas competições continentais conheceram seus adversários. As bolinhas não foram muito generosas com os amigos de Elizabeth II. Embora todos tenham considerável possibilidade de seguir em frente, apenas o Liverpool é claramente favorito. Veja por quê:

Liga dos Campeões, oitavas-de-final

Internazionale (Itália) 40% x 60% Chelsea
. "Não sei se é o Chelsea que faz parte da minha história, ou se sou eu que faço parte da história do Chelsea". José Mourinho proferia a dúvida, com alguma razão, há uma semana. Parecia prever o encontro com Carlo Ancelotti, seu rival durante um ano na Itália. O sorteio foi uma espécie de azar recíproco. A Inter, que não poderia enfrentar o Barcelona, enxergava os Blues como os potenciais oponentes mais perigosos, enquanto estes certamente preferiam não enfrentar Mourinho. De todo jeito, o Chelsea é ligeiramente mais forte em todos os setores e, com Drogba em forma, deve superar o difícil inimigo.

Porto (Portugal) 45% x 55% Arsenal. O confronto também é familiar. Na temporada passada, Porto e Arsenal estiveram no mesmo grupo. Após vitórias dos anfitriões por 4 a 0 no Emirates e por 2 a 0 no Dragão, ambos se classificaram. Em 2009/10, os portugueses ainda tentam se adaptar à vida sem Lucho e Lisandro, mas já entraram definitivamente na luta pelo pentacampeonato nacional. Hulk é muito perigoso, e os Gunners precisarão da plena competência dos bons Vermaelen e Gallas. Ainda assim, liderado por van Persie, de quem se espera saúde, Fàbregas e Arshavin, o Arsenal é favorito para garantir a vaga com uma boa vitória em Londres.

Milan (Itália) 40% x 60% Manchester United. O confronto poderia ser mais equilibrado se o Milan de Leonardo não tivesse espantado a Europa ao não vencer nenhum jogo em casa na primeira fase. Especialmente a derrota para o Zurich faz qualquer um acreditar que o esquema matreiro de Alex Ferguson, com o fortíssimo meio comandado por Fletcher e o ataque com o solitário Rooney, será capaz de arrancar ótimo resultado no San Siro. Em Old Trafford, de repente com Berbatov e Owen também participando da brincadeira em algum momento do jogo, o exposto sistema defensivo do Milan poderá revelar suas fragilidades coletivas, embora Thiago Silva e Nesta sejam excelentes. Se controlar razoavelmente Pato, Ronaldinho e o provavelmente empolgado David Beckham, o United passa.

Liga Europa, 16-avos de final (como dizem os bons amigos portugueses)

Unirea Urziceni (Romênia) 30% x 70% Liverpool.
Não é responsável descartar o Unirea. Os romenos tiveram sorte na Liga dos Campeões quando caíram no grupo de Sevilla, Stuttgart (em péssima fase) e Glasgow Rangers, é bem verdade. Mas foram perspicazes, conseguiram oito pontos, venceram o Sevilla em casa e chegaram à última rodada com possibilidade de seguir adiante. Por isso, se o Liverpool voltar ao marasmo do 4-2-3-1, sem criar novas alternativas, pode se complicar. Vale lembrar que, durante a péssima campanha na Champions, os Reds venceram o débil húngaro Debreceni apenas por 2 a 0 no placar agregado. De todo jeito, se ficar, Rafa Benítez deve melhorar o conjunto até fevereiro, algo fundamental para passar por Fenerbahçe ou Lille nas oitavas-de-final.

Sporting Lisboa (Portugal) 60% x 40% Everton. O confronto das lamentações. São duas equipes que poderiam oferecer muito mais a seus torcedores nesta temporada. O Sporting ocupa a terrível sétima posição na Liga Sagres, com 18 pontos em 13 jogos, atrás, por exemplo, do Rio Ave. Os Toffees, apesar do ótimo - e, há que se destacar, inusitado - empate contra o Chelsea, ainda temem a zona de rebaixamento na Premier League. Mesmo projetanto Landon Donovan no Goodison Park, a fase técnica parece ser pior do que a dos portugueses. O embate pode até ser equilibrado, mas o placar agregado de 7 a 0 que os lisboetas do Benfica impuseram ao Everton na primeira fase faz o Sporting ser favorito também psicologicamente. Se surpreender, o time de David Moyes ainda será o lado mais fraco contra Galatasaray ou Atlético de Madrid na fase seguinte.

Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 65% x 35% Fulham. O sorteio foi maldoso com o bom time do Fulham. O encontro com os últimos vencedores da Copa da UEFA será muito árduo. O núcleo brasileiro dos mineiros (refiro-me ao apelido do clube, advindo das minas de Donetsk), especialmente de Ilsinho, Jádson, Fernandinho e Luiz Adriano, costuma ser terrivelmente bom diante de times médios. Mas os Cottagers têm alguma chance, sim. Roy Hodgson é um treinador de mão cheia e, após levar o clube à sétima colocação da Premier League em 2008/09, já se recuperou do mau começo de temporada. Com Schwarzer, Hangeland, Murphy, Duff e Dempsey em dois dias iluminados, a equipe pode sonhar em eliminar os defensores do título. O problema é que as bolinhas foram realmente perversas com os londrinos e lhes reservaram Ajax ou Juventus no improvável próximo estágio.

Imagem: Daylife

2 comentários:

Alessandro disse...

Na minha opnião quem se deu mal mesmo foi o meu Chelsea e o meu segundo time na Inglaterra, o Fulham

Mas acho que todos passam para a próxima fase!

Abraços!

Daniel Leite disse...

De fato, Alessandro, foram os dois times mais "prejudicados" pela (falta de) sorte. Acho difícil que todos passem, mas é perfeitamente possível que, por exemplo, o Fulham surpreenda o Shakhtar. Ainda mais depois de mais uma enfática vitória sobre o Manchester United no Craven Cottage.

Abraço!