24 de maio de 2010

Esboço da lista definitiva

A foto diz muito sobre as intenções de Fabio Capello

Mesmo sem ter assistido a Inglaterra 3 x 1 México (Wembley) por conta de compromissos na universidade, fico à vontade para fazer algumas considerações sobre aspectos relativos ao amistoso. A oito dias da convocação definitiva para a Copa, Fabio Capello teve uma ótima oportunidade de fazer alguns testes em nível bastante competitivo. O italiano decidiu, corretamente, poupar os jogadores de Chelsea e Portsmouth, eventualmente mais cansados em virtude da final da Copa da Inglaterra, há nove dias.

A escalação revela um raciocínio ainda conservador. Capello rechaçou invencionices, não apostou no 3-5-2 e obedeceu às conclusões tiradas após o amistoso contra o Egito, em março. A mais evidente delas é que, se Rooney tiver um parceiro de ataque propriamente dito, este será Peter Crouch, titular hoje e autor do segundo gol inglês. Os dois gols do flexível atacante contra os campeões africanos, bem como o desempenho mais dinâmico do time após sua entrada, convenceram Capello de que Rooney e Defoe não são tão compatíveis quanto Rooney e Crouch.

Outro ponto interessante é o voto de confiança a Baines. Com Ashley Cole preservado, o treinador preferiu o lateral do Everton a Warnock, do Aston Villa. Baines, por sinal, esteve em campo durante todo o jogo. No meio, uma formação convencional, com quatro elementos dispostos em linha. Pela direita, jogou Walcott, uma vez que o winger do Arsenal ainda se apresenta em condições físicas mais confiáveis que as de Lennon. Em função mais defensiva, Carrick foi o substituto do lesionado Barry. Sem Lampard, Capello puxou Gerrard de volta à faixa central, deixando o lado esquerdo para Milner, que pode até ser titular na Copa.

Ao contrário do que sugere o placar de 3 a 1, o jogo foi muito duro. O jornalista Phil McNulty, da BBC, relatou em seu perfil no Twitter que, apesar de "feliz com o resultado", Capello não poderia estar feliz com o desempenho. Ainda assim, a vitória contra uma seleção razoavelmente forte (apesar de o gol mexicano ter sido marcado por Guille Franco, para a surpresa do zagueiro Matthew Upson, que treina todos os dias com ele), sem os jogadores do Chelsea, soa positiva diante de uma preparação ainda embrionária.

Os autores dos gols garantiram conveniência a Capello. Ledley King se consolida como um dos quatro zagueiros, Peter Crouch permite a escalação de dois atacantes, e Glen Johnson afasta as críticas por uma temporada muito instável no Liverpool. No próximo domingo, na Áustria, a Inglaterra faz mais um amistoso, desta vez contra o Japão. Na terça-feira, 1º de junho, Capello anuncia a lista definitiva para a Copa do Mundo. Diante da escalação titular de hoje e de comentários recorrentes na imprensa inglesa, a relação não deve ser muito diferente desta:

Goleiros: Green, James e Hart
Defensores: Glen Johnson, Carragher, Ashley Cole, Baines, Terry, Ferdinand, King e Dawson
Meias: Lennon, Walcott, Milner, Adam Johnson (talvez seja a grande surpresa, ocupando a vaga de Barry), Gerrard, Carrick, Lampard e Huddlestone
Atacantes: Rooney, Crouch, Defoe e Heskey

Veja a ficha técnica do jogo no site da Football Association.

Foto: TheFA.com

Nenhum comentário: