19 de setembro de 2011

Queens Park Rangers: o novo milionário do futebol inglês


O assunto do meu comentário desta semana não está relacionado a Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool e Chelsea, times considerados favoritos ao título do Campeonato Inglês. Falarei um pouco sobre o Queens Park Rangers, clube que promete investir pesado para tentar se aproximar dos grandes da Terra da Rainha nos próximos anos.

Um dos caçulas da Premier League nesta temporada, o QPR possui um poderio econômico de causar inveja aos clubes medianos. A equipe sediada em Shepherd’s Bush, nos arredores de Londres, foi comprada em 2007 por Bernie Ecclestone, ‘chefão’ da Fórmula 1, e Flavio Briatore, ex-chefe das escuderias Benetton e Renault. Em agosto deste ano, os dois venderam suas ações para o malaio Tony Fernandes, dono da Lotus F1.

Antes da chegada de Fernandes, o QPR havia contratado jogadores experientes e com passagens por grandes times da Terra da Rainha e até pelo English Team. Nomes como o zagueiro Anton Ferdinand (irmão de Rio Ferdinand, do Manchester United), os meias Kieron Dyer e Joey Barton (ambos ex-Newcastle) e o atacante Shaun Wright-Phillips (ex-Chelsea e Manchester City) reforçaram a base campeã da Championship na última temporada.

Fernandes assumiu o Rangers e logo prometeu contratações de impacto, de olho em um projeto ambicioso. A principal delas seria David Beckham. O astro de 36 anos estaria disposto a deixar o Los Angeles Galaxy e retornar para o futebol inglês, com o objetivo de disputar a Eurocopa e as Olímpiadas de Londres pela seleção inglesa.

Com o caminhão de dinheiro que o malaio tem à disposição, não duvido que o sonho de trazer Beckham para Loftus Road se torne realidade na janela de transferências de janeiro. No entanto, ele terá que enfrentar a concorrência do Tottenham. O técnico dos Spurs, Harry Redknapp, não esconde o desejo de tê-lo no elenco.

Enquanto o “Spice Boy” não chega, o QPR atravessa bom momento e faz surpreendente campanha para um recém-promovido. Em cinco rodadas, venceu duas e empatou uma. Com sete pontos ganhos, o time está no meio da tabela e, se continuar assim, pode almejar uma vaga nas competições europeias ao fim do campeonato. Após a goleada sofrida para o Bolton na estreia, não sabe mais o que é perder na Premier League.

Se o projeto de Tony Fernandes de montar um grande elenco vingar, o Queens Park Rangers tem condições de entrar em campo em igualdade de condições com os gigantes do país. Só para ter uma ideia é preciso ver os exemplos de Chelsea e Manchester City, que subiram de produção depois de terem sido comprados por multimilionários, como o magnata russo Roman Abramovich e o sheik Mansour Al Nahyan.

Por: Maycon Schimidt Santos (@Maycon_Santos)

Nenhum comentário: