30 de dezembro de 2009

O peso do matador

O gol é o grande momento do futebol, e o centrovante é o maior responsável por marcá-los! Mas qual a importância de um grande matador para um time?

Sem dúvidas, essa é a posição mais glamurosa do futebol mas também aquela que gera as maiores cobranças. Por isso, é comum vermos grandes jogadores terem suas carreiras entrando rapidamente em declínio devido a um gol perdido.

O outro lado da moeda é fascinante. Capazes de decidir as partidas e saírem de campo como os heróis de toda uma nação de torcedores, os centroavantes do futebol mundial e, principalmente, da Premier League estão em alta.

Na última rodada da Premier League, Fernando Torres mais uma vez foi decisivo para o Liverpool. Com um gol já nos acréscimos garantiu a vitória dos Reds, que não vem bem na competição. O espanhol tem se mostrado cada vez mais fundamental para sua equipe, que dificilmente vence sem sua presença.


Outro grande atacante que também tem sido de fundamental importância para sua equipe é Didier Drogba. O camisa 11 dos Blues vem marcando gol atrás de gol nessa temporada e carregando a equipe londrina rumo ao título inglês e, quem sabe, da Europa.

Defoe é outro matador que tem marcado os seus e feito a alegria dos adeptos. A torcida do Tottenham só tem a agradecer, e os ingleses a comemorar a boa fase do parceiro de Rooney na seleção nacional. A única torcida que não deve estar feliz com o jogador é a do Portsmouth, hoje lanterna, que sente a falta de um grande atacante para balançar as redes adversárias. Defoe chegou a fazer 5 gols em uma só partida nessa temporada, mostrando o quanto um jogador de sua posição é importante para o secesso do time.

O artilheiro dos Spurs não está sozinho para carregar a barca de sua equipe. Ele tem a companhia de outros bons valores para o ataque, como Keane e o grandalhão Crouch, que sempre deixa os seus e decide muitos jogos pela equipe e pela seleção.

Menos badalado que os demais, Darren Bent, ex-Tottenham, também é outro bom valor que tem resolvido partidas nessa temporada, levando o Sunderland a realizar razoável campanha na temporada. Além de decisivo, Bent conta até com ajuda de outros fatores, como o balão que esteve ao seu lado diante do Liverpool.

Adebayor, que tem feito falta ao Arsenal, é outro nome capaz de decidir partidas. Perito em fazer gols, ele contribui para a fama e a valorização dos jogadores de ataque. Ao marcar e criar polêmica com os torcedores dos Gunners, foi fundamental na vitória do Manchester City contra sua ex-equipe nesta temporada.

Grande astro da seleção inglesa, Wayne Rooney segue mortal para os adversários. Com 14 gols em 2008/09, tem provado que uma equipe vencedora precisa de um grande jogador para anotar seus gols e dar as vitórias.

O matador muitas vezes some de uma partida, aparece apenas no fim e, em um único lance, decide um jogo. Por isso, são tão valorizados e movimentam milhões pelo mundo da bola. Para se ter uma idéia do valor que um atacante matador tem pra um time, basta olhar para o Brasil, onde Adriano e Ronaldo - outrotra "ex-jogadores" - levaram suas equipes à conquista de títulos no país. Sem eles, provavelmente - ou até mesmo certamente - não tivessem tamanho êxito em 2009. Drogbas, Fernandos, Defoes, Ronaldos e outros tantos serão sempre esperados para continuarem a fazer aquilo que torna o futebol tão emocionante: GOLS.

A janela de transferências está prestes a ser aberta e novos matadores podem estar de malas prontas para desembarcar na terra da rainha e fazer parte do campeonato mais rico do mundo. Sejam bem-vindos e que nos deem gols e mais gols.

3 comentários:

Túlio disse...

Olá André,

conheci agora o blog de vcs e com certeza irei acompanhar. O conteúdo do blog é muito interessante e o texto de vcs muito bom de ler.

quanto aos atacantes, eles sao importantes para qualquer time, mas com ceteza os da premier league são os melhores. o melhor campeonato do mundo soh poderia ter os melhores jogadores.

espero que falem mais do meu west ham e que vcs tenham muito sucesso.

parabéns

abraço

Braitner Moreira disse...

Achei que era um post sobre o Beckford. :P

Daniel Leite disse...

Seja bem-vindo, Túlio!

O post sobre o épico Leeds United acaba de subir, Braitner!

Abraços.