19 de agosto de 2010

Zona de perigo

Embora tenha sido um alívio deixar a Suíça com uma derrota de apenas um gol de diferença, Pavlyuchenko e cia devem tomar ainda mais cuidado para não deixar a vaga para a fase de grupos da UCL escapar em casa

Nem o mais cético torcedor do Tottenham (ou o mais otimista torcedor do Arsenal) esperava que tal coisa acontecesse. Na última terça-feira, com menos de 30 minutos, os Spurs, inesperadamente, já perdiam para o Young Boys por largos 3 a 0 e já começavam a conviver com o pesadelo de não se classificarem para a fase de grupos da Champions League, justo quando finalmente conseguiram uma inédita vaga para a competição.

Sorte que Bassong e Pavlyuchenko marcaram dois gols salvadores e diminuíram o prejuízo dos ingleses. Os londrinos, que precisam apenas de uma simples vitória por 1 a 0, agora parecem estar em uma zona de conforto. Porém, a verdade é que talvez estejam em uma zona de perigo.

Embora seja clichê dizer isso, deve-se considerar aqui um risco que qualquer time que esteja disputando um mata-mata corre. Vencer pelo simples placar de 1 a 0 é uma tarefa relativamente fácil, mas que pode se tornar angustiante caso o gol não saia logo. Com os nervos a flor da pele e provavelmente contra um adversário bem armado defensivamente, é preciso ser forte no ataque sem se descuidar da defesa, a fim de não levar um gol e dificultar ainda mais a tarefa.

É exatamente a isso que o Tottenham deve estar atento. É verdade que Harry Redknapp tem em mãos um elenco que pode vencer tranquilamente o jogo de volta em White Hart Lane. Porém, seus comandados tiveram duas atuações levemente "cornetáveis" nesse início de temporada, com dois erros que não poderão ser cometidos na próxima quarta. Se no último jogo impressionaram por entrarem em campo totalmente desligados, na rodada de abertura da Premier League, contra o Manchester City, perderam um caminhão de gols - claro que Joe Hart foi sensacional ao parar os Spurs, mas é fato que os donos da casa também tiveram sua parcela de culpa por falharem bastante nas finalizações.

Esse último ponto merece ser destacado. É no mínimo curiosa a dificuldade recente do time londrino para decidir jogos que parecem ganhos. Na temporada passada, por exemplo, perdeu para Stoke e Wolves e empatou com o Hull City em casa pela Premier League, além de não se classificar para a final da FA Cup após ser derrotado por um surpreendente mas capenga Portsmouth. Por que esses resultados negativos aconteceram? Soberba, um mal dia, ou algo do tipo? Que Redknapp descubra e evite que algo do tipo aconteça novamente.

É por essas e outras que ele terá que preparar muito bem sua equipe, principalmente psicologicamente. A pressão para conquistar um resultado positivo talvez tenha se tornado ainda mais forte agora, e o decorrer do jogo, com a combinação "gol salvador que não sai mais lembrança dos insucessos recentes" pode colocar um peso ainda maior nas costas dos jogadores do Tottenham - já pesadas pela responsabilidade de levar o clube a um feito histórico.

É claro que tudo o que foi escrito aqui pode ser facilmente derrubado com um simples gol no início do jogo que dê tranquilidade ao time. Porém, os Spurs precisam entrar em campo atentos para não serem surpreendidos, evitando todos os erros cometidos ultimamente. Uma eventual não classificação, que já era dada como certa, visto o favoritismo da equipe, poderá ter seríssimas consequências para o clube, culminando até mesmo em uma temporada nos padrões de Juande Ramos.

Imagem: BBC

2 comentários:

Dantas disse...

Acho que os Spurs devem apostar em Lennon e Bale pelos flancos, e assim usando a velocidade desses decidir logo.
Espero que mandem bem na UCL, porque olhando assim, tem time pra isso.

Leandrus disse...

O jogo pelos flancos talvez seja mesmo a melhor alternativa para o Tottenham. No jogo contra o City, quando os Spurs conseguiram criar bastante, foram muito bem forçando as jogadas com Bale e Lennon, principalmente no primeiro tempo. Se repetirem isso contra o Young Boys, só vão precisar acertar o gol dessa vez!