6 de fevereiro de 2011

26ª rodada - Comentários

Carragher bloqueia a melhor chance de Torres na partida; na sua estreia, o espanhol foi discreto e ainda viu sua nova equipe perder em casa para o antigo clube

Além de muitos gols, a 26ª rodada da Premier League foi marcada pelo tropeço dos clubes de cima: dos quatro primeiros, apenas o Manchester City venceu. A mesma rodada teve mais duas atrações: a primeira derrota do Manchester United, justo para o lanterna Wolves, e a discreta estreia de Fernando Torres pelo Chelsea. Abaixo, os comentários de cada jogo:

Stoke 3 x 2 Sunderland (Carew, Huth (2); Richardson, Gyan) – 15 bons minutos finais e 2 gols tardios do zagueiro Huth foram suficientes para os Potters vencerem. Gyan mais uma vez se virou bem sozinho no ataque dos Black Cats e deixou sua marca, mas sua defesa decidiu falhando em momentos cruciais.

Newcastle 4 x 4 Arsenal (Barton (2), Best, Tioté; Walcott, Djorou, Van Persie (2)) – Depois de abrirem 4 a 0 graças a um ataque fulminante e sucessivas jogadas que quebravam a defesa adversária, os Gunners sucumbiram diante dos Magpies. É verdade que o conjunto de Alan Pardew, com um bravo e sufocante segundo tempo, possui méritos; que a arbitragem, assinalando dois pênaltis duvidosos e expulsando Diaby e deixando Barton em campo (essencial para o empate, assim como Tioté), prejudicou. Mas nada justifica o segundo tempo dos visitantes, que não souberam segurar o placar em momento algum.

Man City 3 x 0 West Brom (Tevez (3)) – Os Citizens haviam conquistado 4 dos 9 pontos disputados e sofreram com uma defesa vacilante desde que Mancini modificou seu time para alocar Dzeko e Tevez juntos. Quando o italiano resolveu deixar o bósnio no banco, a equipe venceu sem tomar gols e com hat-trick do argentino, novamente atuando como o único atacante. Enquanto o City tenta recuperar terreno, os Baggies venceram apenas 1 dos últimos 10 jogos. E com a demissão de Roberto Di Matteo, os seus próximos passos são imprevisíveis.

Blackpool 5 x 3 Everton (Saha (4), Beckford; Baptiste, Puncheon, Adam) – Um resultado merecido para os Toffees, que viraram a partida graças a um estilo tão sufocante que impedia os Tangerines de passar do próprio campo. Saha foi sensacional, marcando quatro gols, e foi bem acompanhado por Fellaini e Beckford. Já os Seasiders provaram que possuem uma defesa muito fraca, sendo incapaz de deter o ataque adversário quando em pressão. Essa é a uma das razões para a recente queda livre do time.

Wigan 4 x 3 Blackburn (McCarthy (2), Rodallega, Watson; Roberts, Samba, Dunn) – A volta do meia James McCarthy rende bons resultados: o irlandês foi o destaque ao marcar dois gols e ajudar os Latics a vencer. A equipe faz hora extra na Premier League, mas com certos resultados e ajuda dos adversários o Wigan resiste ao rebaixamento.

Aston Villa 2 x 2 Fulham (Pantsil (contra), Walker; Johnson, Dempsey) – Pantsil desastroso: o ganês marcou o seu terceiro gol contra natemporada. Porém, nem isso impediu os Cottagers de arrancarem um empate, mesmo sem serem superiores. Houllier, ainda escalando jogadores fora de suas posições originais, continua sem fazer sua equipe decolar. Já o Fulham vem bem após seu o pífio Boxing Day: conquistou 14 dos últimos 24 pontos disputados.

Tottenham 2 x 1 Bolton (Van der Vaart, Kranjcar; Sturridge) – Pobre Bolton. Teve dois pênaltis marcados contra a equipe, um a favor não marcado e ainda perderam graças a um gol nos acréscimos. O consolo dos Wanderers é que Sturridge foi bem e marcou pela segunda vez em seu segundo jogo: o trio formado por ele, Elmander e Kevin Davies é promissor e pode dar liga. Mas que dê logo, porque o time que estava num confortável quinto posto já está num perigoso oitavo.

Wolverhampton 2 x 1 Manchester United (Elokobi, Doyle; Nani) – Com Evans no lugar de Ferdinand, os apagões defensivos voltaram a atormentar o Man Utd; porém desta vez foram fatais. Explorando muito os lados do campo, o time da casa impôs a primeira derrota ao líder em duas jogadas aéreas. Há aqui um retrospecto bizarro: limitado, os Wolves têm tudo para cair. Porém, já derrotaram Man City, Liverpool, Chelsea e impediram os Red Devils de conquistarem o título invicto.

West Ham 0 x 1 Birmingham (Zigic) – O calvário do West Ham continua: a equipe londrina jogou melhor, mas os Blues foram mais eficientes e abriram a ferida mal cicatrizada dos Hammers, impedido de ir a final da Copa da Liga pelos visitantes. O Birmingham deixa a zona de rebaixamento e não deve voltar para lá; já o West Ham, sem destino, continua lá.

Chelsea 0 x 1 Liverpool (Meireles) – Ancelotti foi a campo com Torres e Drogba no ataque e Anelka vindo de trás municiando os dois. Uma decisão equivocada: o francês esteve sumido (o que prejudicou o setor ofensivo da equipe, já ruim com um Lampard apagado), e o espanhol, muito discreto. Com isso, Dalglish se aproveitou da ineficácia do time da casa e viu seu cauteloso 3-4-2-1 ser bem eficaz: sua monstruosa defesa conseguiu se sobressair e alguns de seus contra-ataques deram resultado – foi assim que Meireles marcou. Enquanto os Blues têm problemas para achar o time ideal, os Reds estão quase alcançando o seu.

Imagem: BBC

Nenhum comentário: