7 de fevereiro de 2011

Um tiro no pé

Roberto Di Matteo no seu último jogo pelo West Brom: demissão do italiano desconsidera seu bom trabalho e pode ser fatal para as pretensões do clube

Um dos grandes pilares do grande início de temporada do West Bromwich, se não o principal, foi o treinador Roberto Di Matteo. O italiano conseguiu extrair o máximo de seu competente mas limitado elenco jogando de uma maneira muito agradável de se ver, levando um dos favoritos ao rebaixamento a apenas duas derrotas nas nove primeiras partidas. Devido a isso, ele chegou a ser nomeado o treinador de setembro da Premier League, enquanto os Baggies entraram na zona de classificação para a Champions League.

Porém, os feitos quase inimagináveis conquistados por Di Matteo foram esquecidos quando o mesmo foi demitido pelo clube ontem. Uma decisão tola. O retrospecto de uma vitória nos últimos nove jogos é realmente preocupante. Porém, a opção pela demissão desconsidera todo o ótimo trabalho que tem feito na atual temporada. Ora, ninguém imaginaria que os Baggies, pela sua história recente e suas limitações, teriam grandes momentos e seriam uma equipe difícil de ser batida – é só lembrar que uma das vitórias mais injustas dos últimos tempos foi a do Manchester United em Hawthorns.

O grande mérito de Di Matteo, aliás, é o principal motivo para que se possa dizer que os dirigentes do West Brom estão dando um tiro no pé. O italiano, ao contrário de grande parte dos treinadores de equipes que sobem para a Premier League, nunca aceitou escalar sua equipe numa espécie de “zona de conforto”, jogando defensivamente - ou seja, como um verdadeiro time pequeno. Usando ideias moderadamente ofensivas, o técnico ousou, manteve um time bem armado e conseguiu trazer bons e surpreendentes resultados.

Com a sua saída, os Baggies se veem obrigados a procurar um novo treinador e ainda causam uma ruptura muito brusca no trabalho que vinha sendo feito. E aí fica a pergunta: qual será a nova mentalidade do West Brom com um novo técnico? Sim, isso pode atrapalhar e muito: afinal, já pararam para pensar nos efeitos de uma saída de Owen Coyle do Bolton ou de Ian Holloway do Blackpool, e até mesmo numa improvabilíssima de Arsene Wenger do Arsenal? As mudanças muito provavelmente seriam bem radicais para serem assimiladas, ainda mais nesse terço final de campeonato. Isso para não dizer que talvez seja inútil contratar alguém que simplesmente se entregue a um conservadorismo defensivo.

É partir disso que a reclamação de Di Matteo, surpreso ao ser demitido, ganha ainda mais fundamentos. Ele questionou a decisão de se demitir um treinador durante um momento tão importante – os próximos jogos do West Brom serão contra Wolves e West Ham, concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento. As vezes, demitir o treinador para dar uma chacoalhado no elenco é uma boa decisão. Porém, nesse caso, parece que a mudança será em má hora e brusca demais. Ou os Baggies conseguem um alguém que arme uma equipe muito sólida – Sam Allardyce e Roy Hodgson seriam boas apostas para tal objetivo –, ou então poderão estar novamente condenados ao rebaixamento.

Imagem: Daily Mail

Um comentário:

Anônimo disse...

decisão errada,a essa altura do campeonato,agora é ver quem o substituirá.