24 de março de 2010

Obrigado, Big Sam

Sam Allardyce não é fenomenal, mas sabe conduzir a evolução de um time

Ele pode ser adepto de invencionices. Suas equipes têm, de fato, certa propensão a jogar de modo insosso. Ainda assim, Sam Allardyce tem se notabilizado na Inglaterra como um bom treinador. De 1991 a 1996, comandou Limerick, da Irlanda, e Blackpool. Em 1997-98, pelo Notts County, Big Sam conquistou a quarta divisão com 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, estabelecendo uma série de recordes. Em outubro de 1999, chegou ao Bolton para realizar um dos mais consistentes trabalhos dos últimos tempos no futebol inglês.

A temporada 1999-2000 já indicava que Allardyce faria algo bom no Reebok Stadium. Mesmo na segunda divisão, o Bolton incrivelmente chegou às semifinais das Copas da Inglaterra e da Liga. No ano seguinte, os Trotters derrotaram o Preston por 3 a 0 na final dos playoffs e ascenderam à Premier League após três anos de ausência. Depois de duas temporadas de corrida contra o rebaixamento, a equipe melhorou repentinamente. Em 2003-04, Big Sam levou o clube à primeira metade da tabela e à decisão da Copa da Liga. Em seguida, vieram a sexta posição e a vaga na antiga Copa da UEFA. A consistência provocou especulações quanto à possibilidade de Allardyce substituir Sven-Goran Eriksson na seleção inglesa.

Com o cargo ocupado por Steve McClaren, o treinador do Bolton assumiria o Newcastle em 2007. Aliás, foi no St. James' Park que ele criou uma imagem tenebrosa perante seus críticos. Apesar do início promissor, uma sequência de maus resultados, aliada a supostos problemas de relacionamento com o elenco dos Magpies, levou as partes a um rompimento amigável logo em janeiro de 2008, apenas cinco meses após o começo da temporada. Por conta das ambições exageradas e da maior visibilidade internacional do Newcastle, Big Sam não é encarado por muitos como alguém competente. Mas, à exceção de Kevin Keegan durante alguns meses, quem fez algo realmente substancial pelos Magpies nos últimos tempos?

Allardyce voltou à tona em dezembro de 2008 com a indigesta missão de salvar o afundado Blackburn, campeão inglês em 1995, do rebaixamento. E ele foi bem sucedido. Transformou uma equipe completamente desacreditada em um conjunto ainda desagradável de se ver, mas bem melhor de se torcer. Mais confiante, o Blackburn de 2009-10 já é capaz de impor dificuldades aos grandes - ainda que apenas no Ewood Park - e vencer confrontos diretos pelas posições intermediárias. Assim, o elenco de Paul Robinson, Míchel Salgado e El-Hadji Diouf é o 11º colocado da Premier League.

Na temporada passada, com Roque Santa Cruz e Benni McCarthy indisponíveis, Allardyce escalou o zagueiro congolês Christopher Samba, de 1.93m, como centroavante por algumas rodadas. Invencionice até certo ponto, sim. Mas prova a disposição de Sam em se adaptar a condições adversas. Por isso, ele melhorou quase todos os clubes em que trabalhou. Parece claro que não é treinador para grandes equipes, para sustentar projetos muito ambiciosos. Contudo, ele soube fazer os poucos destaques técnicos do Blackburn - Givet na defesa, Gamst Pedersen e David Dunn no meio - funcionarem muito bem. A boa exploração do baixo potencial certamente leva os torcedores de vários dos clubes treinados por Big Sam a uma postura de agradecimento em relação a ele.

Imagem: The Guardian

2 comentários:

matheus quevedo disse...

O blackburn jogou muito bem no final de semana passado, os blues acreditaram que ganhariam o jogo a hora que quisessem, e depois do intervalo com a substituição o time se postou muito bem.
Abraço e parabens pelo blog
http://futemoney.blogspot.com

Daniel Leite disse...

E fez bom jogo também na quarta-feira, quando venceu o Birmingham por 2 a 1. Valeu, Matheus. Abraço.