15 de abril de 2010

Pluripartidarismo

Tévez e Rooney evoluíram justamente quando a parceria ruiu

A Associação de Futebolistas Profissionais já delimitou o (óbvio) grupo dos melhores da temporada inglesa. Wayne Rooney, Didier Drogba, Francesc Fàbregas e Carlos Tévez concorrem ao prêmio de jogador do ano. Rooney e Fàbregas ainda disputam a distinção de melhor jogador jovem. Eles podem reeditar Andy Gray (ex-atacante do Aston Villa) e Cristiano Ronaldo, que fizeram a dobradinha em 1977 e 2007, respectivamente. Os outros indicados vêm de Birmingham: o goleiro Joe Hart e o meia James Milner.

O blog Ortodoxo e Moderno exerce o pluripartidarismo e expõe diferentes visões que explicam por que Rooney, Drogba, Fàbregas e Tévez merecem vencer. Vale lembrar que as "campanhas" não representam necessariamente a opinião deste que vos escreve. Tratam-se apenas de instrumentos para ilustrar os excelentes desempenhos do quarteto.

Wayne Rooney. O melhor jogador de uma temporada precisa ser, fundamentalmente, um protagonista. E ninguém, nesta temporada, representou tanto para seu time quanto Rooney. Outro atributo essencial é a capacidade de se reinventar, evoluir seu jogo. Com Cristiano Ronaldo fora de Manchester, o Shrek passou a marcar em profusão e tornou-se letal em um fundamento que não dominava. Até a temporada passada, ele marcava 3,6% de seus gols com a cabeça. Em 2009-10, cerca de um terço das comemorações de Rooney se deve a cabeceios.

Didier Drogba. PFA Player of the Year. Atribuição não daqueles que fazem tudo sozinhos, mas de quem, aliado ao conjunto, impulsiona o sucesso do clube. Como na NBA, o prêmio deve ser destinado ao melhor jogador do melhor time. As quatro vitórias contra Arsenal e Manchester United na temporada deixam o Chelsea próximo de seu quarto título nacional. Drogba marcou em três das quatro ocasiões. Os 25 gols do marfinense não foram quaisquer instrumentos de apoio para os Blues. Eles são diretamente responsáveis pelo provável título.

Francesc Fàbregas. A qualidade de um jogador é medida pela quantidade de funções que ele consegue executar com categoria. Não há contestação a um meio-campista que, mesmo atormentado por lesões, acumulou 15 gols e 15 assistências em apenas 27 partidas. Fàbregas, de 22 anos, é o capitão da boa campanha do Arsenal. Apesar da impropabilidade do título, a temporada dos Gunners é surpreendente, uma vez que houve progresso em relação a 2008-09, quando o elenco era melhor. E eles devem isso a um organizador de classe mundial. Com ele, o aproveitamento é de 71,6%. Sem ele, de 61,9%.

Carlos Tévez. O Apache tem tudo para ser o responsável pelo maior avanço da temporada. Se chegar à Champions, o Manchester City terá cumprido seu objetivo em 2009-10. Parece simples, sobretudo após os polpudos gastos com contratações em agosto. Mas a quarta posição dos Citizens é, claramente, obra do Jogador do Mês de dezembro na Premier League. Com 20 gols nos últimos 18 jogos, Tévez tem sido o melhor da temporada porque, mesmo sem os naturais holofotes da corrida pela taça, consegue se destacar tanto quanto seus concorrentes.

Imagem: Daily Mail

Nenhum comentário: