8 de maio de 2011

36ª rodada - Comentários

Vidic marcou o segundo do Manchester United na partida contra o Chelsea e ajudou os Red Devils a ficarem muito perto do título

Na maior atração da 36ª rodada, o Manchester United derrotou o Chelsea por 2 a 1 e ficou muito próximo do título inglês. Precisando de apenas mais um ponto em partidas contra Blackburn e Blackpool, é quase impossível pensar que os Red Devils, time consistente e muito eficaz, deixarão esse título escapar. Na parte de baixo da tabela, a rodada viu os Wolves deixarem a zona de rebaixamento e empurrarem o Blackpool para lá. Abaixo, você confere os comentários de cada jogo. Aqui, a classificação geral do campeonato.

Aston Villa 1 x 1 Wigan (Ashley Young; N’Zogbia) – Heskey conseguiu ser o centro das atenções por não ter sido expulso após grave confronto com o árbitro no final do primeiro tempo e na saída do vestiário. Fora isso, tudo o que se viu foi mais uma partida ruim do time da casa e outra contribuição decisiva de N’Zogbia para os visitantes – o francês provavelmente tem sido o principal jogador do Wigan a essa altura do campeonato. O empate deixou o Villa na 14ª posição, com 42 pontos. Já os Latics estão na 19ª, com 36. A equipe de Roberto Martinez, aliás, é aquela que mais vem merecendo não cair: embora seja a mais cotada para descer, é o clube que mais vem lutando contra suas limitações. Melhor dizendo, é a que tem feito menos força para ir para a Championship.

Bolton 1 x 2 Sunderland (Klasnic; Zenden, Knight (contra)) – Méritos para o Sunderland, que aproveitou a ineficácia dos anfitriões no ataque e buscaram uma vitória fora de casa, mesmo jogando sem homens de frente – e é bom que se diga que Sessegnon, improvisado como atacante, se saiu muito bem. Porém, é impossível não lamentar a derrota do Bolton: o resultado negativo escancara o irregular momento da equipe de Owen Coyle no final da temporada, que pode dar um final amargo a um conjunto que brilhou muito em 2010 e 2011. Os Wanderers, estacionados nos 49 pontos, caíram para a 9ª posição. Os Black Cats, agora com 44 pontos, estão em 12º.

Everton 2 x 1 Manchester City (Distin, Osman; Yaya Touré) – Uma derrota difícil de aceitar para o Manchester City. A equipe de Mancini fez um excelente primeiro tempo, poderia ter matado o jogo mas foi engolida pelo Everton na segunda etapa, quando os comandados de David Moyes tiveram um excelente desempenho. Com o resultado, os Citizens, em 4º, com 62 pontos, perderam a chance de garantir vaga na Champions League. Já os Toffees, agora com 51 pontos, pularam para a 7ª posição e têm ainda mais motivos para se lamentar do primeiro turno irregular que tiveram – se não fosse por isso, estariam brigando por vaga na Liga Europa.

Newcastle 2 x 1 Birmingham (Ameobi, Taylor; Bowyer) – Como na partida contra os Wolves, o Birmingham foi prejudicado por passar boa parte do jogo com dez homens – o zagueiro Ridgwell foi expulso ainda no primeiro tempo. Os visitantes até estiveram perto do empate, mas não conseguiram superar o fato de ter um a menos, o ótimo primeiro tempo do Newcastle e a grande exibição de Barton, claramente um dos melhores do time na temporada. Os Magpies, com a vitória, estão em 11º, com 44 pontos. Já os Blues ainda não estão livres do rebaixamento: com 39 pontos, caíram para 16º e já foram até ultrapassados pelo Blackburn.

West Ham 1 x 1 Blackburn (Hitzlsperger; Roberts) – Difícil precisar a atuação do West Ham. Por um lado, não foram exatamente dominados pelo Blackburn, mas assistiram passivamente os visitantes cozinharem o jogo por um bom tempo. Porém, por outro, teriam conseguido os três pontos se Cole e principalmente Robbie Keane não tivessem perdido grandes chances ao fim da partida. Fato é que os anfitriões se complicaram ainda mais na luta contra o rebaixamento, embora Avram Grant continue achando que a equipe está no caminho certo. Os Hammers, com 33 pontos, seguram a lanterna do campeonato. Já os Rovers, com 39 pontos, pularam para 15º. Estes, aliás, ao conquistar 4 dos últimos 6 pontos e terem limitado um adversário direto a apenas um empate em casa, deram um grande passo para não cair.

Tottenham 1 x 1 Blackpool (Defoe; Adam) – O Tottenham tem tido problemas para derrotar equipes que se situam na equipe da tabela e não tem conseguido bons resultados na reta final de temporada. Ambos os defeitos voltaram a aparecer e foram fundamentais para que os londrinos colecionassem mais um decepcionante resultado, que seria pior se Defoe não tivesse marcado já nos últimos minutos. Os Spurs até mereciam a vitória, mas não conseguiram transformar seu domínio em gols graças ao mal desempenho dos atacantes. Agora, os Spurs estão em 5º, com 56 pontos, e o Blackpool, sem vencer desde fevereiro, em 18º, com 36. Importante registrar que Bale saiu machucado após dura entrada de Adam e pode ter se machucado seriamente.

Wolverhampton 3 x 1 West Brom (Fletcher (2), Guédioura; Odemwingie) – Boas atuações de Fletcher, Ward e Hunt e cochilo do West Brom, sem chances de ser rebaixado, permitiram ao time da casa abrir 3 a 0 logo no início do segundo tempo. A equipe de Roy Hodgson ainda tentou se recuperar, mas boas defesas de Hennessey impediram tal coisa. É bom que se diga que os Wolves são a prova de que a briga contra o descenso não é de quem quer se salvar, e sim de quem faz questão de cair: bastou uma vitória após cinco jogos de seca para o conjunto de Mick McCarthy, com 37 pontos, deixar a zona de rebaixamento. Os Baggies, com 43 pontos, estão em 13º.

Stoke 3 x 1 Arsenal (Jones, Pennant, Walters; van Persie) – A remota chance do Arsenal ser campeão finalmente foi pelo ralo com essa derrota. E a queda foi dura: o Stoke, que preferiu jogar com os titulares mesmo tendo a final da FA Cup no próximo fim de semana, jogou muito melhor e poderia ter até mesmo goleado o seu apático adversário. Uma ironia: jogou melhor justamente aquele que pratica o futebol mais feio da Premier League, num encontro contra quem pratica o mais vistoso da Inglaterra. Jogando feio ou não, os Potters estão na 8ª posição, com 46 pontos. Os Gunners estão em 3º, com 67.

Manchester United 2 x 1 Chelsea (Hernandez, Vidic; Lampard) – O Manchester United teria uma vida mais tranquila se mantivesse o domínio dos primeiros 45 minutos na etapa final e se tivesse um aproveitamento melhor nas finalizações após o gol dos visitantes, que se lançaram ao ataque e se esqueceram de defender. Sorte que as atuações de Park, Rooney e van der Sar foram tão boas no primeiro tempo que a partida foi liquidada ali mesmo, diante de um Chelsea apático e nervoso. Com a vitória, os Red Devils abriram uma diferença de seis pontos na liderança e só precisam de um mísero ponto contra Blackburn (fora) e Blackpool (casa) para serem campeões. Já os Blues, se ainda sonham com a taça, precisam torcer muito pelo improvável e ainda por cima fazer o seu papel na última rodada, quando terão pela frente o Everton fora de casa.

Imagem: BBC

Nenhum comentário: