8 de maio de 2011

Um patinho feio muito útil

Com Park em campo, o Manchester United perde em criatividade, mas ganha um jogador muito dedicado e útil taticamente

Quem acompanha o Manchester United com certa frequência sabe que Sir Alex Ferguson geralmente escala Park Ji-Sung em praticamente todos os jogos importantes, devido a sua grande utilidade tática. Mesmo sabendo disso, não deixou de ser um pouco estranho ver Nani, um dos três melhores jogadores da atual edição da Premier League e líder de assistências do campeonato, ser preterido pelo sul-coreano no duelo contra o Chelsea.

Já ficou provado nessa temporada que Nani é mais jogador que Park, até porque este, mesmo sabendo jogar com a bola nos pés, não é nenhum craque. O português é bem mais habilidoso e tem maior virtude de criar grandes chances para sua equipe do que o asiático. Porém, a capacidade do sul-coreano taticamente é tão boa que sua escalação se torna justificável em muitas ocasiões. Hoje foi um desses dias: o ex-jogador do PSV, além de dar o passe para o gol de Chicharito, ajudou muito o meio-campo, sobretudo na sua parceria com Giggs pelo lado esquerdo daquele setor e foi extremamente combativo na marcação. Não à toa, foi um dos melhores nomes dos Red Devils contra os Blues.

Ofensivamente inferior a Nani e Valencia, porém sempre pronto para ajudar o time nos momentos decisivos, Park é mais do que uma espécie de patinho feio do Manchester United. É também um símbolo da tão temida eficiência do Manchester United. Alex Ferguson pode muitas vezes limitar sua equipe a um estilo de jogo não tão vistoso e/ou ofensivo, mas a verdade é que dessa forma quase sempre consegue os resultados que precisa para vencer. Park, com sua grande entrega e utilidade coletiva, é quase sempre uma das peças-chave para essas conquistas, dando menos brilho ao time mas aumentando demais a pegada no meio campo e dificultando as ações do adversário.

A tal eficiência do Manchester United já deu bons resultados nessa temporada: graças a ela, a equipe já está na final da Champions League e a um ponto do título da Premier League. Goste ou não dos times mais insossos de Ferguson, eles quase sempre trazem algo de bom. E goste ou não do estilo de Park, ele, com sua extrema dedicação e entrega, também é um jogador bem importante para o elenco dos Red Devils.

Imagem: Zimbio

Nenhum comentário: