22 de maio de 2011

Descuidos fatais

Evatt marcou o gol contra que praticamente decretou o descenso do Blackpool; porém, a dura realidade do rebaixamento pode ter chegado bem antes ao clube

Acabou o encanto do Blackpool. A derrota para o Manchester United por 4 a 2 decretou o rebaixamento do clube. Após uma grande campanha na primeira metade de campeonato, com grandes atuações sobretudo fora de casa que levaram a equipe à 9ª posição, os Tangerines foram muito mal em 2011. Só para se ter uma ideia, a equipe de Ian Holloway perdeu 12 e venceu apenas 3 dos 20 jogos disputados nesse ano.

O principal motivo para uma queda tão grande de rendimento foi a atuação do setor defensivo. Extremamente frágil e sempre muito desprotegido, principalmente por causa do estilo ofensivo da equipe, ele concedeu 78 gols, o que fez com que o Blackpool tivesse de longe a defesa mais vazada da Premier League. Dessa maneira, ficou difícil para o ataque do time compensar lá na frente, ainda mais quando o estilo kamikaze dos Seasiders, que atacavam a todo custo, ficou manjado.

Aqui, um adendo. A crítica a má postura defensiva da equipe não significa que Blackpool deveria adotar um esquema mais cauteloso, jogando na defesa, exatamente como um time pequeno faz. O grande mérito de Ian Holloway foi justamente surpreender seus adversários tentando sempre buscar o ataque. Se não fosse isso, os Tangerines poderiam ter reeditar o Derby County da temporada 2007/08, rebaixado com apenas 1 vitória em 38 jogos. Porém, não custava nada tomar um pouco mais de cuidado com a marcação em alguns momentos.

Porém, esse não foi o único problema do Blackpool. A quantidade de gols sofridos pela equipe nos últimos minutos de várias partidas foi impressionante, o que revela também um falta de concentração muito grande por parte do time. Esse é um retrospecto a ser muito lamentado, já que dois pontos já seriam suficientes para livrar os Tangerines do descenso. Abaixo, você confere as partidas em que o conjunto de Holloway se descuidou e desperdiçou pontos importantes nos últimos lances; a partir daí, será fácil perceber o quão próximo os Seasiders estiveram próximo de permanecer na Premier League.

Blackpool 2 x 2 Fulham (29/08) – Os Tangerines estavam próximos de vencer no seu primeiro jogo em casa, mas Etuhu fez questão de empatar o jogo aos 42 minutos do 2º tempo.

Blackpool 1 x 2 Blackburn (25/09) – Emerton marcou já nos acréscimos o gol que decretou a primeira derrota dos Seasiders em casa –a primeira de muitas.

Aston Villa 3 x 2 Blackpool (10/11) – No polêmico jogo em que Holloway poupou praticamente todos os seus titulares, seu time concedeu o gol da vitória apenas aos 44 minutos da 2ª etapa.

Bolton 2 x 2 Blackpool (27/11) – Após estarem perdendo por 2 a 0, os Wanderers foram atrás do empate e conseguiram um ponto precioso já aos 44 do 2º tempo, através de Mark Davies.

Blackpool 1 x 2 Birmingham (04/01) – Aqui começou o declínio do Blackpool. Nessa partida, Dann marcou o gol da vitória aos 44 do 2º tempo.

West Brom 3 x 2 Blackpool (15/01) – Pouco após empatar a partida, os Tangerines permitiram o gol de Odemwingie a 3 minutos do fim.

Blackpool 2 x 3 Manchester United (25/01) – Não bastasse ter sofrido o empate após sair vencendo por 2 a 0, o Blackpool viu Berbatov marcar o gol da vitória aos 43 do 2ª tempo.

Blackburn 2 x 2 Blackpool (19/03) – O Blackpool já começava a entrar numa situação complicada no campeonato, e uma vitória contra um adversário direto na luta contra o descenso era fundamental. Porém, Hoillet empatou a partida já nos acréscimos.

Tottenham 1 x 1 Blackpool (07/05) – Há quase três meses sem vencer, o Blackpool precisava urgentemente da vitória. Ela viria de forma improvável se Defoe não tivesse empatado já aos 44 minutos da 2ª etapa.

Imagem: BBC

Nenhum comentário: