4 de fevereiro de 2010

Dívidas vendidas

O Portsmouth, que amarga a lanterna da Premier League nesta temporada, escreve um capítulo curioso para a história do futebol. Em menos de um ano, a equipe tem agora seu quarto dono. Imerso em dívidas e à beira da falência, o Pompey deixou de pagar seus jogadores em quatro ocasiões - fato raro para o futebol inglês - e se viu negociando nesta última semana, mais uma vez, a venda do clube.

O proprietário agora é um empresário de Hong Kong, o chinês Balram Chainrai. O quarto dono do Portsmouth no ano adquiriu o clube após não receber um pagamento do antigo dono, Ali al-Faraj, de um empréstimo realizado através de sua empesa.

Essa teia de transferência da posse do clube - de Sulaiman al-Fahim para Sacha Gaydamack, de Sacha para Ali al-Faraj e de Faraj para Chanrai - não deve parar. O chinês, agora dono de 90% do Portsmouth, deverá vendê-lo em breve a um quinto dono. Chanrai venderia o clube para recuperar o dinheiro investido na equipe, que dificilmente trará lucro ao seu proprietário.

O Portsmouth vive uma fase terrível. Como se não bastasse a última colocação no campeonato inglês, há salários atrasados de jogadores e funcionários e uma dívida gigante para pagar. Impedido de contratar reforços, deve ver sua situação dentro de campo piorando cada vez mais. Fora dos gramados, o clube tenta recorrer da decisão e voltar ao mercado e se reforçar, mas, ao que tudo indica, dificilmente conseguirá. E o pior ainda pode estar por vir! Dependendo da decisão desse julgamento, o clube pode ser forçado a entrar em concordata e passar para administração pública.

Para o Portsmouth resta velha máxima: nem tudo é tão ruim que não possa piorar!


A crise não é só do Portsmouth!

A crise financeira no futebol da terra da rainha, evidenciada com as seguidas vendas do Pompey, não é exclusividade dessse clube. O todo poderoso Manchester United e o gigante Liverpool também veem suas contas no vermelho e podem passar pelo mesmo processo de venda em breve.

Os Red Devils, que pertencem à familia norte-americana Glazer, mesmo sendo o clube inglês que mais lucrou o último ano (R$140 milhões) vêm se afogando em dívidas para saldar os compromissos de seus donos, que não conseguem pagar os empréstimos realizados para efetuar a compra do próprio clube em 2005. Essa situação tem gerado até mesmo protestos da torcida do United, que tem comprado cachecóis verde-amarelos - em alusão às cores do Newton Heath, clube que deu origem ao Manchester - para pedir a volta aos valores originais.

O Liverpool está em situação parecida. Também com donos norte-americanos, os Reds sofrem com os altos salários pagos e o constante aumento de suas dívidas. A equipe não consegue buscar reforços e pode ser vendida em junho, caso não consiga arrecadar 100 milhões de Libras até lá para quitar parte de sua dívida com o Royal Bank of Scotland. Em má fase dentro de campo, o clube poderá ver a situação piorar, perdendo alguns de seus bons jogadores, entre eles o artilheiro Fernando Torres.

A crise financeira dos clubes do futebol mais rico do mundo preocupa, pois os times ingleses podem ser punidos pela UEFA e ficarem fora das competições européias. De acordo com Michel Platini, presidente da UEFA, deve-se promover a estabilidade dos clubes e, caso nao seja cumprida, eles poderão ser punidos.

3 comentários:

Carlos Gregorio Junior disse...

Essa é mais uma prova da crise que vive a Europa. Vi uma reportagem hoje na CBN que resume bem isso. Um dos dois principais paises da Uniao Europeia, Italia e Espanha, estão passando por uma crise tremenda. Suas dividas estão quase iguais aos respectivos PIB´s.

Se quando a Grecia quebrou aconteceu uma abalo na economia, imagina agora com Italia e Espanha...

Acredito que essa situação do Portsmouth so deve piorar, assim como de outros clubes europeus.

Abraços

Aceita fazer uma troca de links?

Carlos Junior
http://gregojr.blogspot.com/

OBS: Aceitam mais um na equipe?!

Carlos Gregorio Junior disse...

Aceitam mais um na equipe? Sou Colunista do Blog o Sentimento não Para (o mais visto entre os vascaínos) e a tempo procuro um Blog para comentar sobre futebol Ingles. Vcs podem me dar essa oportunidade? Ajudo vcs no que for preciso!!


Carlos Junior
http://gregojr.blogspot.com/

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

A crise realmente tem afetado muito os clubes ingleses. Até aqueles mais importantes, estão passando por dificuldade financeira.

Parabéns pelo blog, gostaria de uma troca de links?

O meu blog também é sobre o Futebol Inglês, de uma maneira geral.

Grande abraço!!!

http://www.papodepubfutebolingles.blogspot.com/