10 de abril de 2011

32ª rodada - Comentários

Que dia para Ian Holloway: o Blackpool perdeu novamente em casa e ainda teve lances polêmicos a seu favor ignorados pelo árbitro

Não foi dessa vez que o Manchester United vacilou. Na 32ª rodada, os Red Devils venceram o Fulham com tranquilidade e não deixaram Arsenal e Chelsea, que também ganharam, aproximar-se. Um dos destaques da rodada foi o West Brom, que venceu fora de casa e pulou para a 10ª posição, provando a sua recuperação sob o comando de Roy Hodgson. Na parte de baixo da tabela, os quatro últimos colocados perderam suas partidas, dando um refresco para o grupo mais acima. Abaixo, os comentários da rodada. Aqui, a classificação geral.

Wolverhampton 0 x 3 Everton (Beckford, Phil Neville, Bilyaletdinov) – O tento de Beckford e outros dois belos gols foram suficientes para que o Everton, mesmo com um time bem desfigurado, garantisse um grande resultado fora de casa e continuasse na 7ª posição na tabela, com 44 pontos. O placar, aliás, colocou os anfitriões, melhores na partida até sofrer o primeiro gol, numa situação complicada: na 19ª posição e com 32 pontos, os Wolves se veem cada vez mais perto do rebaixamento.

Blackburn 1 x 1 Birmingham (Hoillet; Bowyer) – Depois de salvar o time contra o Blackpool, o jovem talento Hoilett salvou os Rovers de outra derrota em casa ao marcar o gol de empate do seu clube. Porém, se o Blackburn pensa que irá se salvar conquistando um ponto aqui e outro acolá, está muito enganado: a seca de oito jogos sem vitória denuncia a péssima forma dos comandados de Steve Kean, que, com 35 pontos, estão em 15º. O Birmingham, com a mesma pontuação mas um ponto atrás, também não faz grande campanha; porém, com uma vitória e um empate nos dois últimos jogos, parece mais propenso a evitar a queda e, consequentemente, o vexame de ser rebaixado na temporada em que conquistou a Carling Cup.

Bolton 3 x 0 West Ham (Sturridge (2), Lee) – Um jogo em que tudo deu errado para o West Ham: o fato de Green e Noble quase terem brigado após o primeiro gol e o tento de cabeça do franzino e baixinho Lee provam tudo. Quem pode se aproveitar disso foi Sturridge: após começar sua passagem pelo Bolton marcando quatro vezes nos quatro primeiros jogos, ele voltou a balançar as redes após passar três partidas em branco – aliás, o Chelsea já viu o atacante que emprestou ao mesmo tempo em que contratou Fernando Torres marcar seis vezes, enquanto o espanhol não fez um mísero gol. Enquanto os Wanderers, na 8ª posição e com 43 pontos, agradecem, os Hammers rezam: os londrinos continuam no 18º posto, com 32 pontos.

Manchester United 2 x 0 Fulham (Berbatov, Valencia) – Uma típica vitória do Manchester United em casa nessa temporada: tranquila e, embora sem tanto brilho, segura. Nani se destacou por ser o autor das duas assistências no jogo. Com a vitória, os Red Devils, que se saíram bem mesmo sem Rooney, Giggs e Hernandez, continuam na liderança, a sete pontos do Arsenal e a onze do Chelsea – embora os londrinos ainda tenham uma partida a mais para jogar. Já o Fulham, com 38 pontos, caiu para a 11ª posição. Não deve ser rebaixado, mas precisa de atuações mais convincentes do que a dessa rodada.

Chelsea 1 x 0 Wigan (Malouda) – A performance do Chelsea não foi muito boa, mas o tento de Malouda foi suficiente para que o time da casa vencesse. Aliás, o gol contou com uma participação controversa de Fernando Torres, que, se não marcou, foi alvo de críticas do treinador Roberto Martinez por supostamente ter atrapalhado o goleiro Al-Habsi. Com a vitória, os Blues, que pouparam jogadores como Terry e Essien para o confronto da Champions League nessa semana, estão na 3ª posição, com 58 pontos; já os Latics continuam na última, com 31.

Sunderland 2 x 3 West Brom (Shorey (contra), Bardsley; Odemwingie, Mulumbu, Scharner) – O West Brom esteve duas vezes atrás do placar e ainda assim conseguiu uma virada fora de casa que decretou mais uma derrota do Sunderland, que só conquistou 1 dos últimos 24 pontos disputados. O desempenho dos Baggies sob o comando de Roy Hodgson é impressionante: o treinador ainda está invicto a frente do clube e, com 3 vitórias e 3 empates, já levou o time ao 10º lugar da tabela, com 39 pontos. Enquanto isso, os Black Cats estão na maior draga possível: em 13º, com 38 pontos, já começam a se assustar com o rebaixamento. Não a toa, Steve Bruce está desolado: após um ótimo primeiro turno, o técnico não titubeou ao dizer que seu time, atualmente, é o pior do campeonato. Ele não está de todo errado.

Tottenham 3 x 2 Stoke (Crouch (2), Modric; Etherington, Jones) – Um dia de redenção: Crouch marcou dois gols após ter sido expulso contra o Real Madrid e Modric anotou outro depois de ter falhado no primeiro gol dos espanhóis. Porém, se os anfitriões mostraram toda a sua potência ofensiva, também provaram que são vulneráveis, ao verem sua meta batida em duas oportunidades que poderiam ter sido evitadas. Pelo menos os Spurs, com 53 pontos e na 5ª posição, vão para o jogo contra os merengues na próxima quarta com mais confiança. Já Stoke, que ainda não conseguiu um mísero ponto fora de casa nesse ano, caiu para a 12ª posição, com 38 pontos.

Blackpool 1 x 3 Arsenal (Taylor-Fletcher; Diaby, Eboue, van Persie) – E não é que o Arsenal realmente precisou de Lehmann? Almunia sentiu uma lesão no aquecimento e Wenger foi obrigado a mandar o alemão a campo. O goleiro, aliás, reviveu seus bons e maus momentos pelo time: fez boas defesas e cometeu uma infração parecida com a que o fez ser expulso na final da Champions League de 2006. Como o lance seguiu e resultou em gol, o juiz não o puniu. Porém, engana-se quem acha que esse foi o momento de maior reclamação do Blackpool: logo depois, os anfitriões ficaram revoltadíssimos com um pênalti não marcado de Koscielny em cima de Taylor-Fletcher quando os visitantes ainda venciam por 2 a 1. Falando no jogo, os Gunners, ainda na 2ª posição no campeonato foram superiores durante quase todo o jogo e quase foram punidos quando trocaram a objetividade pela displicência. Já os Tangerines, na 17ª posição, com 34 pontos, novamente foram vítimas de sua péssima defesa.

Aston Villa 1 x 0 Newcastle (Collins) – Num jogo muito disputado, o Aston Villa conseguiu um vitória crucial em casa. Embora o time da casa tenha merecido a vitória, o Newcastle tem seus motivos para reclamar da sorte: a equipe, em certos momentos, foi melhor em campo e teve grandes chances para marcar, mas parou na ótima partida do goleiro Friedel e na incompetência de seus atacantes, o que prova que a saída de Andy Carroll dificultou demais o sucesso do setor ofensivo. Com a conquista, o Villa pulou para os 37 pontos, na 14ª posição. Já os Magpies estão em 9ª, com 39.

Liverpool 3 x 0 Manchester City (Carroll (2), Kuyt) - Após a goleada por 5 a 0 em cima do Sunderland na rodada passada, estava claro que o Manchester City poderia abdicar da sua excessiva cautela durante a temporada; porém, também não era preciso avacalhar. Marcando muito mal, os visitantes não ofereceram resistência alguma ao Liverpool, que, mesmo com alguns desfalques, dominou todo o jogo - para se ter uma ideia, Kenny Dalglish foi obrigado a escalar o jovem John Flanagan, que nunca havia jogado entre os profissionais, na lateral direita. O City foi tão caridoso que permitiu que Andy Carroll finalmente marcasse seus dois primeiros gols pelo clube, enquanto Balotelli e Dzeko, tão caros quanto o potente atacante inglês, tinham uma atuação de dar risos do outro lado. Enquanto os Reds deixaram o campo satisfeitos com a vitória e em 6º lugar na tabela, os Citizens saíram desolados: além de estarem em 4º e acompanhados de perto pelo Tottenham, ainda viram sua grande estrela Tevez se machucar na etapa inicial e virar dúvida para a semifinal da FA Cup.

Imagem: BBC

Nenhum comentário: