28 de abril de 2011

Grupo restrito

Mais de dez clubes estão matematicamente ameaçados pelo rebaixamento, mas apenas cinco realmente lutam contra a degola - entre eles o West Ham de Scott Parker e o Blackpool de Charlie Adam

Já faz um bom tempo que usam a briga pelo rebaixamento como um dos parâmetros da competitividade vista na atual temporada da Premier League. Afinal, há várias rodadas poucos pontos separam os dez times localizados na parte inferior da tabela de classificação, fazendo com que o temor do rebaixamento rondasse muitos clubes nos últimos meses.

De fato, a situação não mudou muito. A diferença do Fulham, 9º colocado, para o West Ham, lanterna da Premier League, é de apenas 10 pontos. O problema é que, a quatro rodadas do final da competição, o grupo de reais candidatos ao descenso diminuiu. Com 12 pontos a serem disputados, a tendência é que Fulham (com 42 pontos), Stoke (42), Newcastle (41), Sunderland (41), Aston Villa (41), West Brom (40) não sejam superados. Além de manterem uma distância razoável para o Wigan, que possui 34 pontos e é o primeiro clube a figurar na zona de rebaixamento, as equipes citadas possuem elencos minimamente razoáveis e vem conseguindo resultados que lhes permitem continuar na elite inglesa.

Levando isso em consideração, é possível limitar a briga pelo rebaixamento entre cinco clubes, mais precisamente os cinco últimos colocados: Blackburn (com 35 pontos), Blackpool (34), Wigan (34), Wolverhampton (33) e West Ham (32). O Birmingham, com 38 pontos, pode ser engolido por esse grupo, mas isso parece ser difícil – os Blues vem se dando bem em casa. De qualquer modo, a briga aqui será de cachorro grande – ou melhor, de cachorro pequeno.

Os cinco times passam por momentos bem ruins na competição – alguns tão deploráveis de dar pena -, e dão poucos sinais de reação nessa reta final. O drama das equipes está carimbado no desempenho recente de cada um: o Blackburn não vence há incríveis dez jogos; o Blackpool, há sete; o West Ham, há cinco; e os Wolves, há quatro. Esse retrospecto ruim, além de coloca-los entre os mais cotados para cair, ainda ajuda a suportar a tese citada dois parágrafos acima: afinal, os cinco últimos colocados vão tão mal na Premier League que talvez mal incomodem West Brom e os clubes acima dos Baggies.

Aliás, é esse retrospecto que tornará imprevisível a briga pelo rebaixamento entre os cinco conjuntos. Quem apresentar um mínimo de melhora fatalmente escapará. O exemplo disso é o Wigan. Cotado para cair desde o começo da temporada, os Latics, enquanto seus concorrentes sofriam com suas secas de resultados positivos, venceram duas das últimas cinco partidas, conquistaram 7 dos últimos 15 pontos disputados, deixaram a lanterna e até chegaram a sair da zona de descenso. Não é a equipe mais apropriada para sair lá (frequentam a zona de rebaixamento desde o começo do campeonato), mas bastou algum sucesso para aproveitar a ineficácia dos outros.

Difícil mesmo é prever melhora para times tão fragilizados ultimamente e sem confiança alguma. Logo, o ideal é apostar nos confrontos diretos, que poderão resolver muita coisa. O West Ham receberá o Blackburn na 36ª rodada e visitará o Wigan na ronda seguinte, enquanto os Wolves enfrentarão os Rovers dentro de seus domínios na rodada decisiva. Mal conseguindo arrancar pontos de alguém, a salvação contra o rebaixamento pode estar justamente nesses jogos dos desesperados.

Imagem: Daylife

Nenhum comentário: