21 de abril de 2011

A dura missão dos Wolves

Com seis jogos pela frente, Mick McCarthy terá de lutar contra o retrospecto desfavorável de sua equipe para manter o Wolverhampton na Premier League

Além de ter acabado com a longa invencibilidade do Manchester United na temporada, o maior feito do Wolverhampton na atual temporada foi ter tirado úteis pontos de equipes grandes. Além de ter derrotado os Red Devils, ainda venceu Manchester City, Liverpool (em pleno Anfield) e Chelsea e arrancou um empate contra o Tottenham. Devido ao fato de ser uma equipe pequena, tais conquistas deveriam ter ajudado o clube a se manter numa posição estável na tabela. Mas não é bem assim.

Com seis jogos para disputar, os Wolves se encontram na lanterna do campeonato, com 32 pontos. Se o time já abocanhou 13 pontos das temidas equipes da Inglaterra, conquistou apenas 19 contra as demais, o que demonstra uma grande capacidade da equipe se concentrar e tirar tudo de si em jogos grandes e uma preocupante incapacidade de se impor diante de conjuntos de igual ou parecida reputação. Aliás, as seis derrotas em casa e apenas duas vitórias fora (uma delas, contra o gigante Liverpool) provam isso. É justamente esse fato que deve preocupar o clube para os próximos jogos, que, inicialmente, conspiram a favor dos comandados de Mick McCarthy.

Além de haver muita gente interessada em cair, o Wolverhampton não terá pela frente uma sequência de jogos complicada. A princípio, encarar Fulham, West Brom e Blackburn em casa, todos também na luta pelo rebaixamento, não parecer ser das missões mais difíceis. Da mesma forma, arrancar bons resultados contra Stoke, Birmingham e Sunderland (todos também tentando não cair) fora do Molineux também não parece ser impossível, embora, obviamente, requeira muito mais concentração e determinação (sobretudo contra os Potters, fortíssimos no Britannia). Porém, o retrospecto desfavorável da equipe nesse tipo de jogos suscita desconfianças sobre a possibilidade de sucesso nessa série decisiva.

De certa forma, seria uma pena ver o Wolverhampton cair. Com um dos elencos mais limitados da Inglaterra, McCarthy faz o que pode e ainda conseguiu grande simpatia ao acabar com as chances do Manchester United conquistar o título da Premier League de forma invicta, quando os Wolves parecia uma das únicas equipes que não teria calibre para fazer isso. Mas, se não conseguir se impor e vencer pelo menos as três partidas que terão em casa, evitar o rebaixamento será uma missão ainda mais complicada.

Imagem: Telegraph

Nenhum comentário: