24 de abril de 2011

34ª rodada - Comentários

Primeiro gol de Fernando Torres com a camisa do Chelsea foi o ápice dos fatos históricos que ocorreram na rodada

O fato da maioria dos jogos terem sido disputados no sábado de aleluia inspirou equipes e jogadores a alcançarem diversos feitos. Só nessa data, o Sunderland voltou a vencer após nove jogos, o Liverpool pode comemorar um gol de Joe Cole e um hat-trick de Maxi Rodriguez e até mesmo Fernando Torres marcou seu primeiro gol pelo Chelsea, após quatorze partidas de seca. Porém, o Manchester United não amoleceu e venceu mais uma vez, mantendo sua distância de seis pontos para o Chelsea e ampliando a sua para o Arsenal para nove, devido a derrota dos londrinos. Abaixo, os comentários dos jogos. Aqui, a classificação geral.

Manchester United 1 x 0 Everton (Hernandez) – O Everton foi muito bem defensivamente e teve em Jagielka e Distin seus grandes pilares, mas ainda assim não conseguiu deter a força do Manchester United. Mesmo sem brilhar, o time da casa buscou a vitória (Rooney chegou a jogar quase como volante para acomodar tantos homens ofensivos na equipe), praticou um verdadeiro bombardeio em vários momentos do jogo e mereceu a vitória, embora ela tenha vindo com um gol irregular (Chicharito estava impedido). Com a vitória, os Red Devils podem partir para uma dura sequência de quatro jogos decisivos na temporada com seis pontos para o Chelsea, segundo colocado. Já os Toffees estão em 7º, com 47 pontos.

Aston Villa 1 x 1 Stoke (Bent; Jones) – O Stoke finalmente conquistou o seu primeiro ponto fora de casa em 2011, mas deixou o campo frustrado. Em meio aos problemas de saúde de Gerard Houllier, o Aston Villa teve sorte ao sair com um empate, após ter sido superado pelos visitantes, sobretudo no primeiro tempo. Darren Bent provou ter sido uma excelente aquisição do clube, ao empatar a partida quando poucos esperavam e, com sete gols, se tornar o artilheiro da equipe na temporada, mesmo tendo chegado apenas em janeiro. O Villa, a quatro jogos sem perder, está na 11ª posição, com 41 pontos. Os Potters estão em 14º, com 39.

Blackpool 1 x 1 Newcastle (Campbell; Lovenkrands) – O Newcastle ainda se mostrava cansado devido ao jogo contra o Manchester United no meio da semana e era sábado de aleluia, mas nem assim o Blackpool voltou a vencer. Os anfitriões até jogaram melhor, criaram mais e colocaram bola na trave, mas o gol dos visitantes no começo do jogo pesou na recuperação dos comandados de Ian Holloway. Com o resultado, os Tangerines voltam à 17ª posição, com 34 pontos, mas ainda está bem ameaçado de cair. Já os Mapgies estão mais tranquilos, com 41 pontos e na 9ª colocação.

Liverpool 5 x 0 Birmingham (Maxi Rodriguez (3), Kuyt, Joe Cole) – O sábado de aleluia foi bem inspirador aqui, numa partida já decidida pelo Liverpool assim que estavam dois gols a frente no placar. Maxi Rodriguez e Joe Cole, figuras apagadíssimas do Liverpool na atual temporada, marcaram quatro dos cinco gols da equipe – Maxi marcou um hat-trick! O argentino, aliás, foi uma arriscada mas acertadíssima aposta de Kenny Dalglish para substituir o machucado Andy Carroll. De certa forma, é graças ao mítico escocês que os Reds se recuperaram e chegaram à 6ª posição, com 52 pontos e a apenas 3 do Tottenham, clube que está na zona de classificação para a Liga Europa. Já os Blues, com 38 pontos, caíram para a 15ª posição.

Sunderland 4 x 2 Wigan (Gyan, Henderson (2), Sessegnon; Diamé, Di Santo) – O Wigan foi outra vítima dos milagres da rodada. Depois de saírem na frente no começo da segunda etapa, foram literalmente atropelados por um sensacional Sunderland, que não sucumbiu ao ver seus dois atacantes machucados e utilizou seu povoadíssimo meio campo (em tese, havia seis jogadores no setor) para anotar quatro gols em vinte minutos. É necessário destacar Henderson, que voltou a ser um dos grandes condutores da equipe depois de cair demais de produção. Com a vitória, a primeira em dez jogos, os Black Cats pularam para a 10ª posição, com 41 pontos. Já os Latics caíram para o 18º posto, com 34 pontos.

Tottenham 2 x 2 West Brom (Pavlyuchenko, Defoe; Odemwingie, Cox) – Mais um belíssimo resultado do conjunto de Roy Hodgson, que, sempre explorando os contra-ataques, quase arrancou uma vitória fora de seus domínios. O Tottenham, porém, tem muito a lamentar: deu terreno ao adversário quando abriu 2 a 1 e foi castigado ao fim do jogo. Provando ter uma campanha irregular em casa (já são oito empates em White Hart Lane) e contra equipes pequenas (vários pontos perdidos para times da parte de baixo da tabela), os Spurs, na 5ª posição e com 55 pontos, se veem cada vez mais longe da próxima Champions League – não por estarem longe dos quatro primeiros, mas sim por perderem muitos pontos bobos. Já os Baggies, em 12º e com 40 pontos, estão bem perto de se verem livres do descenso.

Wolverhampton 1 x 1 Fulham (Fletcher; Andrew Johnson) – O Wolverhampton, após marcar o seu gol antes da metade da etapa inicial, vacilou ao recuar muito e assistir o Fulham crescer no jogo e tomar as rédeas da situação até marcar seu tento já ao fim da partida. Méritos para os visitantes e para Mark Hughes, que colocou seu time para frente buscando o empate – na verdade, seu conjunto foi tão dominante que poderia até ter vencido. Os Wolves, cada vez mais sem conseguir reagir, estão na 19ª posição, com 33 pontos. Já os Cottagers estão em 13º, com 39 pontos.

Chelsea 3 x 0 West Ham (Lampard, Torres, Malouda) – Com tantos milagres acontecendo na rodada e uma das defesas mais frágeis do campeonato da Inglaterra a sua frente, Fernando Torres conseguiu, após quatorze jogos, marcar seu primeiro gol pelo Chelsea, ofuscando qualquer outra constatação sobre a partida. Na verdade, o West Ham até chegou a ameaçar em alguns momentos, mas, sem Parker e com Noble se machucando durante o confronto, as coisas ficaram mais fáceis para os anfitriões. Os Blues continuam em 2º e a seis pontos do Manchester United. Já os Hammers estão na lanterna do campeonato, com 32 pontos. Embora estejam a apenas dois pontos do 17º colocado, as quatro derrotas seguidas abalaram um time que aparentava subir de produção.

Bolton 2 x 1 Arsenal (Sturridge, Cohen; van Persie) – Num jogo que serviu para Sturridge e van Persie aumentarem suas incríveis marcas (o primeiro marcou 7 vezes em 9 jogos , e o segundo, 15 vezes em 21), o Bolton venceu numa partida em que o Arsenal nunca deveria ter perdido. Os visitantes dominaram o segundo tempo por completo e não saíram com os três pontos porque van Persie, magistral na partida de hoje, não foi correspondido pelos seus apagados companheiros e pela sua pobre defesa, que teve péssima atuação hoje. Com a derrota, os Gunners, a nove pontos da liderança, já são quase carta fora do baralho na disputa pelo título. Já os Wanderers continuam na 8ª posição, com 46 pontos. Importante destacar a bela comemoração de Tamir Cohen, que homenageou seu pai, ex-jogador do Liverpool e falecido no final de 2010.

Blackburn 0 x 1 Manchester City (Dzeko) – A árdua adaptação de Dzeko ao futebol inglês adiou demais o primeiro gol do atacante pelo Manchester City na Premier League, mas ele veio em grande hora. A equipe de Mancini, sem o machucado Tevez, esteve bem abaixo do esperado, mas conseguiu um importante gol que garantiu a 4ª posição do time na tabela e aumentou a diferença para o Tottenham para quatro pontos. Já o Blackburn está em péssima condição. Sem conseguir uma vitória nos últimos 10 jogos e jogando cada vez mais sem confiança, os Rovers estão na 16ª posição, com 35 pontos. Ninguém mandou ter demitido equivocadamente Sam Allardyce e não ter jogado no sábado...

Imagem: The Guardian

Nenhum comentário: