7 de abril de 2011

Diversão cada vez mais sem graça

Queda livre do Blackpool em 2011 deixa Ian Holloway e seus jogadores em situação preocupante na Premier League

Ian Holloway, segundo ele próprio, está se divertindo na Premier League. A mentalidade ofensiva e corajosa que o Blackpool, equipe da qual é treinador, adota, entretém não só ele e os torcedores do clube como também os fãs do futebol inglês, surpresos por ver um time com um elenco digno de Championship atuar de forma tão atraente. Porém, a verdade é que a diversão está ficando cada vez mais sem graça.

Após completar 2010 na parte de cima da tabela e como uma das sensações da temporada, os Tangerines vêm sofrendo uma queda impressionante de rendimento. A pesada derrota para o Fulham por 3 a 0 na última rodada piorou um triste retrospecto: em 2011, o Blackpool só venceu dois e perdeu nove dos quatorze jogos que disputou pela Premier League, conquistando apenas nove dos quarenta e dois pontos possíveis. Com isso, a equipe caiu para a 17ª posição no campeonato, e está a apenas um ponto da zona de rebaixamento.

Nesse ano, as deficiências do Blackpool ficaram bem evidentes. A equipe, por exemplo, é dependente demais de Charlie Adam, que organiza todo o jogo do time; logo, quando ele não consegue aparecer muito para o jogo, a produção do time cai. O estilo ofensivo, de certa forma, também ficou manjado: depois de serem surpreendidos por verem um time teoricamente fraco atacando sempre que podia, os adversários finalmente se tocaram de que um pouco mais de solidez defensiva era um grande passo para bater os Seasiders.

Foi aí que o principal defeito do Blackpool ficou escancarado: a fragilidade defensiva. Os comandados de Holloway defendem muito, muito mal. Ao descobrirem que era preciso um pouco mais de cautela para combater os Tangerines, os rivais também perceberam que a defesa da equipe era muito fraca, desorganizada e insegura. O resultado disso é mostrado em números: além de ter ganho pouquíssimos jogos recentemente, a equipe se tornou a defesa mais vazada da Premier League, após ter tomado 63 gols, possui a 6ª melhor campanha longe dos próprios domínios (chegou a ser a 4ª nesse quesito) e tem a pior em casa.

Com a queda de produção, Ian Holloway já faz as contas para se livrar do rebaixamento: segundo ele, conseguir mais 6 pontos e alcançar 39 já são suficientes. A princípio, parece pouco. Porém, certo é que os Tangerines necessitam de maior solidez defensiva para se manter na competição. Isso não significa entrar numa retranca digna de clubes pequenos: o grande mérito do treinador foi ter colocado seu time jogando para frente, sem preocupação se tinha um bom elenco para isso ou não; logo, devem manter seu poderio ofensivo. O que sua equipe precisa é de maior organização e concentração em tal setor. Concentração que, aliás, deveria ter vindo há um bom tempo: o Blackpool já tomou diversos gols nos últimos minutos de várias partidas; se isso não tivesse acontecido na maioria das vezes, já estaria até com os 39 pontos pretendidos pelo treinador.

Imagem: The Guardian

Nenhum comentário: