14 de julho de 2011

A classe de 1992

Post publicado originalmente no blog do Frederico Jota

Uma das mais vitoriosas gerações de jogadores do futebol inglês está, pouco a pouco, encerrando um ciclo digno de dar inveja. Os atletas que recolocaram o Manchester United no topo do futebol mundial e deram ao clube a hegemonia inglesa tornaram os Red Devils símbolo de temor para os adversários entraram para a história como a Classe de 1992, referência ao ano em que eles chegaram ao profissional através das mãos sempre competentes de Alex Ferguson. Em pouco mais de um mês, dois desses atletas se despediram dos gramados, o excelente meia Paul Scholes e o lateral-direito Gary Neville.

Neville, ex-capitão da equipe foi um jogador que mostrou muita eficiência e liderança enquanto defendeu o Manchester United. Aliás, foi o único clube que defendeu. Jogou nada menos do que 602 partidas pelos Red Devils. Além da camisa vermelha, apenas a da Seleção Inglesa foi utilizada pelo atleta.

A despedida de Gary Neville em um amistoso contra a Juventus, produziu uma reunião histórica, que mereceu a reprodução de uma foto lendária, que mostro abaixo, em reprodução do site oficial do clube inglês. Na foto mais antiga, pela ordem, o responsável pelas categorias de base do clube em 1992, Eric Harrison. Depois, na sequência, Giggs, Butt, Beckham, Gary Neville, seu irmão Phil Neville, Scholes e Cook, que não estorou. Na foto logo abaixo, feita antes da despedida de Gary Neville, Ferguson está acompanhado pela mesma turma, com exceção, claro, de Cook, que foi parar no futebol do Azerbaijão.


Clique na foto para ampliar

Dessa turma toda, Giggs continua jogando o fino da bola. O terceiro mais talentoso dessa turma, depois de Giggs e Scholes, David Beckham, joga no Los Angeles Galaxy, mas teve uma recepção emocionante em Old Trafford no jogo de despedida de Gary Neville, quando envergou a camisa 7 (objeto de desejo para um colecionador de camisas como eu) e mostrou que, mesmo aos 35 anos, ainda é muito habilidoso e bate na bola como poucos.

A Classe de 1992 deu ao Manchester United uma posição de destaque primeiro na Inglaterra, quando, sob o comando de Alex Ferguson, começou a série incrível de títulos na Premier League. De 1992 para cá, são 12, número que fez com que o clube ultrapasasse o Liverpool, que, em 1990, tinha 18 títulos ingleses contra 7 de seus rivais - hoje o placar é 19 a 18 para o Manchester. Ainda na Inglaterra, Beckham, Gary Neville e companhia limitada levantou Copas da Inglaterra (hoje o Manchester United é recordista de títulos, com 11), Copas da Liga Inglesa e Supercopas Inglesas.

No cenário europeu, a base montada no clube em 1992 (e sempre muito bem coadjuvada por gente como Cole, York, Schmeichel, Solksjaer, Sheringham, Roy Keane) venceu uma das finais mais emocionantes da história da Champions League, contra o Bayern, em 1999, com dois gols nos acréscimos que valeram a taça e a virada. Quer relembrar como foi aquele jogo? Clique aqui. Ainda com gente da turma famosa e desta vez com reforços do nível de Cristiano Ronaldo e Van Der Sar, o Manchester venceu outra Champions, desta vez em 2008, contra o Chelsea. Nos dois anos da conquista da Europa, dois Mundiais, de quebra, contra Palmeiras e LDU.

A geração aos poucos vai se despedindo dos gramados. Giggs será o último. E ainda em alto nível. Podem apostar que vai conquistar mais títulos.

Texto de Frederico Jota
www.fredericojota.blogspot.com
www.twitter.com/FredericoJota

Nenhum comentário: