14 de julho de 2011

Patrick Viera: um volante diferenciado

Hoje, mais um excepcional jogador nos “abandonou”, Patrick Viera se aposentou, depois de uma brilhante carreira. Conhecido por sua força física, mas também por sua técnica, ele se consagrou no futebol por sua passagem pelo Arsenal e pela seleção francesa.

Nascido em Senegal, mudou-se com a família para a França com oito anos de idade, e com uma infância bastante difícil, mas já bem jovem começara a se destacar no futebol, quando surgiu no Cannes, sendo capitão do time com apenas 19 anos, e logo depois foi transferido para o Milan, onde ganhou mais destaque ainda pela equipe reserva do time italiano. Logo foi pretendido por Arsène Wenger, que pediu sua contratação, que fora realizada em Setembro de 1996 por cerca de 3,5 milhões de libras.

Devido ao seu porte físico e técnica, não teve problemas para se adaptar ao estilo inglês de jogar, e conseguiu destaque logo em sua primeira temporada pelos Gunners. E ao lado de seu compatriota, Emmanuel Petit, onde formaram uma das melhores duplas de volantes da história do Arsenal, de 1997 há 2000. Não demorou muito para conseguir os primeiros títulos, ganhou de cara Premier League e a FA Cup na temporada 1997-98. E ainda esteve presente no time francês que ganhou a Copa do Mundo de 98, aonde chegou a entrar no segundo tempo da final contra o Brasil. A carreira de Vieira na Inglaterra teve apenas um problema, o seu temperamento, onde foi expulso nove vezes. Mas nada que apagasse sua brilhante carreira. Patrick esteve presente também na França campeã da Euro de 2000, participando de todos os jogos.

Em 2002, Vieira ganhou a braçadeira de capitão do time inglês, depois da aposentadoria de Tony Adams. E participou da brilhante campanha do Arsenal na Premier League de 2003-04 que conseguiu ser campeão de forma invicta. E o que seria sua última temporada pelos Gunners, Vieira contribui bastante para que o time alcançasse o título da FC Cup. E em Julho de 2005, o Arsenal aceitou uma oferta de 20 milhões de euros da Juventus da Itália, onde Vieira assinou um contrato de cinco anos, mas que durou apenas uma temporada, já que se transferiu para a Inter, onde ganhou muitos títulos, mas não conseguiu o mesmo destaque que teve no Arsenal, ficou em Milão até 2010, quando voltou para a Inglaterra, só que para o Manchester City.

Nos lendários nove anos que jogou no Arsenal, Vieira fez 407 jogos oficias, onde marcou 34 gols. Além disso, o francês esteve presente na seleção da temporada da Premier League de 1998-99 até 2003-04. E em Agosto de 2008, Vieira foi classificado como o quinto maior jogador da história do Arsenal, em uma pesquisa feita pelos fãs do time. E como se não fosse pouco, Vieira faz parte do “FIFA 100”, uma lista elaborada por Pelé junto a FIFA, que contém 123 jogadores de futebol considerados os melhores ainda vivos (na época do lançamento da lista é claro).

“Ele possui uma força e um talento incrível, técnica e determinação que lhe garantem uma enorme influência dentro do gramado.” - Arsène Wenger sobre Vieira.


Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

Nenhum comentário: