12 de julho de 2011

John Barnes: O autor do gol mais bonito do English Team

O ex-meia Jonh Barnes brilhou com a camisa do Liverpool. Pela seleção inglesa, ele marcou um dos gol mais belos da história do English Team

Nascido na Jamaica, John Barnes se nacionalizou inglês para tornar-se um dos jogadores mais notórios do futebol na Terra da Rainha. Revelado pelo "nanico" Sudbury Court, o jogador ganhou notoriedade quando colecionou boas atuações pelo Watford. Meia de grande qualidade, Barnes brilhou com a camisa do Liverpool e com a da seleção inglesa, além de já ter atuado por Newcastle e Charlton. Tentou engrenar em uma carreira de técnico, onde não obteve sucesso.

Aos 17 anos, Jonh Barnes já havia concluídos seus estudos, com isso, já havia se mudado da Jamaica para a Inglaterra. Ainda bastante jovem, atuava pelo amador Sudburry Court, até que despertou o interesse do Watford, e estreou na equipe em uma grande campanha na segunda divisão inglesa 1981-1982, que ainda não tinha os moldes da Champioship, que culminou no acesso e no vice-campeonato da competição, perdendo apenas para o Luton Town.

Chegando a elite do futebol inglês na temporada 1983-1984, o Watford viu o ainda jovem John Barnes ser um dos grandes destaques em uma surpreendente campanha que deixou a equipe em segundo lugar, somente atrás do Liverpool.

Em 1984, Barnes também ajudou o Watford chegar a final da FA Cup, contudo, o jogador não conseguiu garantir a vitória e os The Hornets foram derrotados pelo Everton.


Seguindo colecionando boas atuações pelo Watford, onde jogou ao todo 233 partidas e marcou 65 gols, John Barnes acabou sendo contratado pelo Liverpool, em 1987.

Nos Reds, Barnes alcançou o auge de sua carreira. Jogando com John Aldridge e Ian Rush, o meia fez uma das mais notórias linhas ofensivas da história do Liverpool.

Com uma excelente equipe, Barnes conseguiu, enfim, conquistar importantes títulos. O meia contribuiu para que o Liverpool conquistasse 2 campeonatos nacionais (os últimos conquistados pelos Reds), 2 Supercopas, 2 FA Cup e 1 Carling Cup. Com todos estes títulos, Barnes ficou na história do Liverpool como um dos grandes ídolos da equipe.

Em 1997, Barnes percebeu que sua era em Anfield Road havia chegado ao fim e com 407 partidas e 108 gols, o jogador deixou o Liverpool.

Depois de deixar o Liverpool, John Barnes resolveu se aventurar em outros ares. Acabou fechando com o Newcastle, onde teve uma passagem modesta.

Com 27 jogos e 6 gols, o meia acabou por encerrar sua passagem no clube quando, em 1998, voltou a ser derrotado em uma final de FA Cup, dessa vez para o Arsenal, por 2 a 0.

Depois do Newcastle, Barnes acertou com o Charlton para a disputa da metade final da temporada 1998/1999. O clube havia acabado de sair da divisão de acesso e com jogadores fracos, acabou rebaixado.

Com o primeiro e único rebaixamento de sua carreira, o habilidoso meia John Barnes acabou por encerrar sua carreira, aos 36 anos, em uma passagem bastante discreta pelo Charlton, onde não marcou gol em 12 jogos.


A passagens por clubes foi bastante significativa para que Barnes pudesse ser um dos primeiros jogadores negros a ser convocado para a seleção inglesa, onde estreou em 1983.

Sempre muito contestado por ser negro e bastante vaiado nas partidas por torcedores, o habilidoso meia teve seu momento áureo com a camisa do English Team, quando em 1984, marcou o gol que é tidos pelos verdadeiros torcedores como o mais belo do selecionado inglês.

O mistíco gol foi em um amistoso contra o Brasil. Em pleno Maracanã, John Barnes provou de toda sua audácia, deixou toda a defesa brasileira para trás e marcou um incrível gol, que só aqueles que ressaltam a cor da pele não admiram tamanha obra-prima.

Sempre contestado pelo inútil critério da cor da pele, Barnes não teve muitas oportunidades nas duas Copas do Mundo, as quais jogou: 1986 e 1990.

Mesmo sem muitas oportunidades, o meia se consagrou como jogador negro com mais jogos pela seleção inglesa. Ao todo, foram 79 partidas e 11 gols com o English Team, mas desses, um é épico e merece toda nossa atenção:


Por: Felipe Ferreira (@felipepf13)

Nenhum comentário: