13 de janeiro de 2011

Muito mais do que uma mudança: um recomeço

David Bentley terá no Birmingham sua (provável) última chance de brilhar

Após meses agonizando com a reserva no Tottenham Hotspur, David Bentley acertou seu empréstimo para o Birmingham City. Revelado nas categorias de base do Arsenal, o inglês de 26 anos busca na cidade de Birmingham uma estabilidade que só foi encontrada no Blackburn Rovers, o qual defendeu 102 vezes e marcou 13 gols.

Apontado como o novo "David Beckham", o ego de Bentley sempre esteve acima de seu rendimento dentro das quatro linhas. Desde muito cedo, foi preparado por seus empresários para se tornar um astro do futebol - tendo inclusive aulas de media training, onde submetia-se a falsas entrevistas - e sempre se achou digno de estar entre os titulares. Brincalhão, poucas vezes se empenhou nos treinamentos, e foi criticado pelos diversos treinadores com os quais trabalhou.

David Platt, hoje assistente técnico de Roberto Mancini no Manchester City e na época (2004) técnico da seleção Sub-21, deu a seguinte declaração: "Eu quero que ele seja bom jogador por representar uma ameaça ao adversário, ao invés de querer ser um bom jogador que só visa seu benefício próprio". Paul Ince, ex-técnico do Blackburn e hoje treinador do Notts County, foi mais longe em uma coluna no The Sun em 2009: "Em sua mente, ele era o próximo David Beckham. Na realidade, ele não tem a atitude ou a capacidade de chegar perto".

No Brum, o meia encontrará o espaço que tanto requisitou para poder brilhar. O meio-campo do Birmingham, pelo menos até o fim da temporada, terá boas opções daqui em diante. Sebastian Larsson, Aleksandar Hleb e David Bentley são os principais destaques do setor, que também conta com os esforçados Craig Gardner e Barry Ferguson e o oportunista Lee Bowyer. Jean Beausejour, James McFadden e Keith Fahey correm por fora na briga pela titularidade. Potencial para reverter o estagnado quadro em que se encontra, Bentley tem de sobra. Resta-nos esperar para saber se este empréstimo marcará o recomeço de sua carreira ou apenas mais uma (e talvez a última) mudança.

Um comentário:

Dantas disse...

Realmente ele tem potencial, lembro de um gol fantastico contra o Arsenal na temporada 2009/2010 se nao meengano, e pensei que iria para um clube que estivesse mas acima na tabela, apesar que o Birmingham mostrou força na temporada passa se esses que foram citados conseguirem sequencia e mostrarem o futebol que sabem o Birmingham pode terminar bem o campeonato.Quando digo bem quero dizer de 8 a 12.