17 de janeiro de 2011

Uma leve aberração

Mesmo sem um time convincente, Sir Alex Ferguson está tentando levar o Manchester United ao mesmo feito conquistado pelo fantástico Arsenal da temporada 2003/04

A cada rodada que passa, o Manchester United tenta solidificar a condição de favorito ao título da Premier League. Após o empate sem gols contra o Tottenham, os Red Devils mantiveram a liderança da competição. Porém, o que impressiona é a sua invencibilidade até aqui: após 21 jogos, a equipe ainda não perdeu. Com 12 vitórias e 9 empates, já se começa a falar em um possível título conquistado de maneira invicta. Seria um feito considerável, porém bizarro.

A campanha do Manchester United, ao contrário do que a classificação sugere, não é sensacional, tampouco empolgante – logo, pouco digna de um clube invicto no campeonato, como o Arsenal da temporada 2003/04. Com Rooney ainda abaixo do potencial – embora tenha dado leves sinais de reação contra os Spurs – e sem grandes destaques individuais, os comandados de Sir Alex Ferguson têm encontrado dificuldades para impressionar. E se em casa chegam muitas vezes a ser entediantes, com a equipe adotando uma postura um tanto quanto cautelosa quando está em vantagem no placar, fora devem até mesmo agradecer por não perderem.

Encontrando certa dificuldade longe de seus domínios, os Red Devils suaram muito para conquistar, por exemplo, empates contra Bolton, Sunderland e Aston Villa e uma vitória contra o West Brom, em partidas em que mereciam até mesmo terem sido derrotados. Na partida contra os Baggies, aliás, chegou a ser uma grande injustiça que o time da casa tenha perdido. Sendo em algumas ocasiões superados em campo mas não no resultado final, o clube tem apenas a 4ª melhor campanha fora de casa: com 14 pontos ganhos dessa maneira, está atrás do Blackpool e a 10 pontos do Arsenal, time de melhor campanha nessa condição.

É importante dizer que é óbvio que o time tem seus méritos para estar na liderança. Ultimamente, por exemplo, liderada por um excelente Vidic, tem tido uma defesa muito consistente, ao contrário da titubeante e preocupante do início de temporada. Porém, é um conjunto que tem certos problemas do meio para frente, como as já citadas atuações abaixo da média de Rooney e a falta de um meia criativo. Isso faz com que muitas vezes a equipe dependa do seu jogo “entediante” para conseguir resultados, ou até mesmo de um brilhareco de Berbatov ou de Chicharito – bons jogadores, mas não (pelo menos ainda) extremamente confiáveis como um Cristiano Ronaldo no passado. E esses defeitos fazem com que o excelente retrospecto do clube seja na verdade distorcido, pois não reflete tão bem a sua atual fase.

Aliás, com a forma atual, não seria surpresa se o Manchester United, daqui a poucas rodadas, finalmente fosse derrotado na Premier League. Para um clube que não consegue convencer muito, a invencibilidade chega, na verdade, a ser um feito e tanto. Porém, é preciso dizer que a posição de favorito ao título é cada vez mais consolidada – e nem uma provável derrota faria o clube cair em queda livre e perder tal condição, porque é consistente demais para isso. Com o Chelsea sem conseguir reeditar as boas atuações da temporada passada, o Arsenal com seus antigos problemas e o Manchester City tendo um técnico fraquejando nos grandes jogos, é bem capaz que Sir Alex Ferguson coloque mais um troféu na devida sala do clube.

Imagem: Daily Mail

Nenhum comentário: