22 de janeiro de 2011

Renovação

Walcott e Bale, revelados pelo Southampton: da distante League One, os Saints catalisam a renovação na Inglaterra

Kenny Dalglish foi absolutamente fantástico como jogador. O maior da história do Liverpool, sem nenhuma dúvida. No banco, interrompeu precocemente a sua trajetória, mas os três títulos da liga com os Reds e a inesperada conquista com o Blackburn ratificam sua grandeza também como um técnico que, de volta, tenta superar o estigma de ultrapassado. Aliás, o título dos Rovers em 1994-95 foi inspirado pelo incrível Alan Shearer, de soberanos 260 gols na Premier League, pós-1992. Em Ewood ou St James', Shearer mostrou que um homem pode elevar o patamar de um clube mesmo não sendo o investidor - ele, Alan, foi o investimento que sempre valeu a pena.

E apenas com o investimento na base o Liverpool moldou o sucessor de Shearer na Inglaterra: Michael Owen, o melhor jogador do mundo em 2001. Coisa rara, um inglês melhor do mundo. E ele foi mesmo. Rápido, habilidoso, ótimo finalizador, oportunista. Owen tinha potencial para se juntar a Matthews, Best, Dalglish, Charlton e Lineker no grupo dos grandes britânicos de todos os tempos. Perdeu-se no galacticismo do Bernabéu, foi esconder seus problemas físicos no Newcastle. É mero coadjuvante hoje, mas travou com Henry e van Nistelrooy fantásticos duelos estatísticos nos primeiros anos da década.

Henry, aliás, é talvez o maior representante de um grupo de jogadores que assumem diversas responsabilidades e, quando têm sucesso, atingem um nível impressionante. Quando saiu do Emirates - ele jogou lá durante uma temporada -, o francês motivou comentários simplórios, porém próximos da exatidão, como "esse time simplesmente não pode vencer nada sem ele". De fato, não venceu. Já são três anos e meio sem Henry, sempre lembrado por 2003-04, mas absolutamente genial, por exemplo, em 2002-03, quando acumulou 24 gols e 23 assistências!

O nível impressionante a que me refiro não é representado apenas por números, mas eles são inegavelmente importantes. Os 22 gols e 17 assistências de Lampard na temporada passada simbolizam sua consistência. A falta que ele fez ao Chelsea em novembro ratifica que craques como ele e Terry, ambos pré-Abramovich, mantêm-se fundamentais. Querem melhor exemplo disso do que a gestão de Ferguson no Manchester United? É impossível mensurar a importância de Scholes e Giggs no processo de dominância doméstica do clube nas últimas duas décadas.

Mas os craques não são necessariamente máquinas de faturar troféus. Eles se notabilizam, sim, pelo que fazem em campo, mas também por sua postura. Matthew Le Tissier, o primeiro meio-campista a atingir a marca de 100 gols na Premier League, tem 16 anos de serviços prestados ao Southampton. De 1986 a 1992, na segunda divisão (quando foi parceiro de Shearer). Grande a ponto de inspirar Xavi, Matt esteve nos últimos momentos de real alegria dos Saints. O clube que revelou Walcott e Bale e, mesmo na distante League One, ajuda a garantir a produção de ídolos em série nesse lugar que tanto adora o futebol. A fila anda.

E a fila anda mesmo para este blogueiro, que, em função de outro projeto, dá um "até breve" ao espaço que cultivou durante um ano e meio. E aproveita para agradecer a parceria dos grandes André Vince, Léo Macario e Leandro Gomes. Este, ao lado do recém-chegado Thiago Ienco, segue por aqui para manter o ótimo trabalho que tem feito.

De uma forma ou de outra, eu apareço. Obrigado, amigos.

5 comentários:

Dantas disse...

Nosso que bom cara, vai pro IG, desejo muito sucesso pra vc, o reconhecimento por um trabalho bem feito é otimo, vou estar sempre lendo lá tb, assim como sempre fiz.

Otimo texto, pra fechar com chave de ouro, e que seja exemplo para os outros colaboladores, e que continuem trazendo ate nos otimos texto, como de costume.

Valeu, muito obrigado, e ate mas.

Daniel Leite disse...

Valeu, cara.

Eu que agradeço.

Grande abraço.

Dantas disse...

Quando começa a postar la Daniel?
Vai ter resumo das rodadas tb ?

Daniel Leite disse...

Nos próximos dias, Dantas.

Posso adiantar que a cobertura será bem mais detalhada e, para me adequar também às preferências dos leitores, conto com o retorno de vocês.

Abraço.

Dantas disse...

Concerteza, no que depender de mim todos vao saber q o blog sobre futebol ingles do IG esta ativa novamente, e em grande estilo.