27 de janeiro de 2011

Sob pressão


Alex McLeish e Arsène Wenger veem na Copa da Liga Inglesa a grande oportunidade de tirar a pressão que paira sobre suas cabeças

Sem vencer um título de expressão sequer desde a conquista da Copa da Inglaterra em 2005, o trabalho com jovens promessas de Arsène Wenger começou a ser questionado nos últimos tempos, especialmente por não conseguir converter talento em eficiência nas horas mais importantes. Nos duelos com os outros três clubes do Big Four nesta edição da Premier League, os Gunners não tiveram um bom aproveitamento: uma vitória e uma derrota para o Chelsea, uma derrota para o Manchester United e um empate com o Liverpool. Todavia, os três clássicos restantes serão disputados no Emirates e o quadro ainda pode melhorar.

Na Copa da Liga Inglesa, os norte-londrinos utilizaram times mistos e passaram com facilidade por Tottenham, Newcastle, Wigan e tiveram uma relativa dificuldade para eliminar o Ipswich Town nas semi-finais. O adversário do Arsenal na decisão é o Birmingham City, que briga para não cair na Premier League após surpreender a todos na temporada passada, com uma ótima nona colocação. O elenco é limitadíssimo e por alguma razão - que não parece ser financeira -, não consegue reforçar seu plantel, com inúmeros casos de propostas rejeitadas pelos próprios jogadores que interessavam o clube. O ataque é ineficiente - o segundo pior do campeonato inglês, com 22 gols marcados em 21 jogos.

Um título na Carling Cup - conquistado pela última vez pelos Blues em 1963 - é a carta na manga do técnico Alex McLeish para aliviar a tensão da fanática torcida. O clube das West Midlands eliminou Rochdale, Milton Keynes Dons, Brentford, Aston Villa (no clássico local conhecido como Second City's derby) para chegar a semi-final, onde enfrentou o igualmente desesperado West Ham, lanterna do campeonato. Após um 2 a 1 para os Hammers no Boleyn Ground, o Brum reverteu dramaticamente a situação no St. Andrew's, vencendo por 3 a 1 na prorrogação. Coincidência ou não, nenhum dos (raros) três gols dos Blues foi marcado por um atacante - Lee Bowyer, Craig Gardner e Roger Johnson, dois meias e um zagueiro, respectivamente, marcaram os tentos da classificação.

A final será disputada no dia 27 de fevereiro, no lendário Wembley, em Londres.

Nenhum comentário: