17 de março de 2011

Liga Europa - Comentários

Enquanto Joe Cole fazia o Liverpool parecer estar jogando com 10 jogadores, Balotelli era expulso e deixava o Manchester City com o mesmo número de atletas em campo

Depois do sucesso na Champions League, veio o fracasso na Liga Europa: a Inglaterra não possui mais representantes na competição após a eliminação de Liverpool e Manchester City na competição. As duas equipes até lutaram muito para evitar o acontecimento, mas o trunfo não veio. Porém, ainda ficou a impressão de que, no geral, a classificação viria se ambos os times tivessem se dedicado mais à competição. O fato de o torneio ser levemente desprezados por clubes grandes, a necessidade urgente de título dos dois e o descaso mostrado pelos Reds e pelos Citizens até certa parte fase do campeonato corroboram para essa tese. Abaixo, os comentários dos jogos de hoje.

Liverpool 0 x 0 Braga – Após ter perdido a primeira partida por 1 a 0, o Liverpool precisava da vitória e ainda tomar cuidado para não sofrer um gol. Os ingleses tiveram maior posse de bola, amplo domínio territorial e maior número de chutes a gol. Infelizmente para seus torcedores, também tiveram um time sem criatividade e incapaz de furar a defesa portuguesa.

Assim como na partida de ida, a partida realçou as deficiências do elenco dos Reds. Sem Gerrard, machucado, e Suarez, impossibilitado de participar da competição pelos ingleses por já tê-la disputado pelo Ajax, Kenny Dalglish mandou a campo o melhor que pode. Infelizmente para King Kenny, o melhor que ele tinha para o setor de criação era colocar Joe Cole e Maxi Rodriguez ao lado de Dirk Kuyt. Tanto o inglês quanto o argentino falharam na tentativa de municiar o ataque – Cole, aliás, fez mais uma partida daquelas para se perguntar o que está fazendo em Anfield. Para piorar, as opções no banco para mudar a partida não eram nada boas; afinal, é óbvio que há carências entre os reservas quando as substituições para mudar o rumo da partida são as entradas de Ngog e Spearing.

Nem mesmo a estreia de Andy Carroll entre os titulares melhorou as coisas: o perigoso atacante teve um bom início de partida, mas acabou tendo problemas para ter sucesso diante dos defensores do Braga. Com a desclassificação, o Liverpool terá de lutar mais ainda para conseguir uma vaga na Liga Europa, algo que poderia ter assegurado com a conquista da atual competição. Pelo menos o time poderá se concentrar apenas na Premier League para voltar ao torneio na próxima temporada.

Manchester City 1 x 0 Dinamo Kiev (Kolarov) – Não há dúvidas: pode colocar a culpa desse resultado na conta de Balotelli. Após perder uma clara chance de gol no começo do jogo, o italiano colocou tudo a perder ao emular seu companheiro de clube De Jong e chutar o peito do defensor Popov e ser expulso quando o jogo ainda estava empatado. Com um a menos e precisando de dois gols, a situação dos Citizens ficou muito difícil.

Porém, é de se exaltar a entrega de seus companheiros, que desde o primeiro minuto tentou de tudo para reverter a complicada situação. Mesmo com apenas 10 jogadores em campo, os Citizens marcaram o gol da vitória, através de Kolarov, e tentaram a todo o custo marcar o segundo, que levaria a partida à prorrogação, acuando o time ucraniano e muitas vezes limitando os visitantes a ter que apelar para o atraso do jogo. Porém, o esforço foi insuficiente.

É verdade que a desclassificação da equipe começou a se desenhar na Ucrânia, quando o time teve uma atuação terrível e perdeu por dois gols, sem ao menos conseguir o salvador fora de casa. Porém, nada justifica o ato de Balotelli. Por isso, Roberto Mancini está muito certo ao dizer que seu compatriota provavelmente não jogará contra o Chelsea no próximo domingo. Com 9 amarelos e 2 vermelhos na temporada, já chegou a hora de criar limites ao atacante.

Imagem: BBC

Um comentário:

Kaique Pedaes disse...

Incrível a eliminação do Liverpool. Me surpreendeu!

Abraço!

VERDADEIRO OU FALSO?
http://net-esportes.blogspot.com/2011/03/verdadeiro-ou-falso-2.html

QUAL É O JOGADOR?
http://net-esportes.blogspot.com/2011/03/qual-e-o-jogador-10.html

CAMISA PRETA DA SELEÇÃO
http://net-esportes.blogspot.com/2011/03/camisa-promocional-da-selecao.html