26 de março de 2011

Escolha tardia

Fabio Capello só foi confiar em jogadores que deveriam ter ido à Copa de 2010 um ano depois

A vitória da Inglaterra sobre o País de Gales por 2 a 0, pelas Eliminatórias da Euro, não poderia ter sido mais tranquila. Sobrando em campo, os visitantes marcaram no começo do primeiro tempo, através de Lampard e Bent, e poderiam ter feito muito mais se não tivessem levado o restante do jogo em banho-maria. Pudera: enquanto os ingleses formavam um combinado do que se vê de melhor na Premier League, os galeses, sem Bale, machucado, estavam limitados um conjunto formado por jogadores da Championship e por coadjuvantes de equipes não mais que medianas da Premier League. O abismo era enorme.

De qualquer maneira, é bom ressaltar que a Inglaterra se saiu bem. Sem Gerrard, machucado, Fabio Capello teve menos dores de cabeça para montar seu setor ofensivo, podendo escalar Parker, Wilshere e Lampard no meio e Rooney e Ashley Young municiando Darren Bent no ataque. Com isso, o italiano teve a sua disposição um meio campo muito técnico e um ataque muito poderoso, numa formação parecida com a do Chelsea que pode e deve ser testada por algum tempo, principalmente quando o meia do Liverpool voltar de contusão.

Porém, o que chamou a atenção foi a escolha por Parker, Young e Bent. Os três vêm em grande fase há um bom tempo, pelo menos desde a temporada passada. Porém, foram estranhamente ignorados por Capello na época da Copa do Mundo, quando não foram incluídos entre os 23 jogadores que foram para a África do Sul. Estaria o italiano reparando o seu equívoco somente agora?

Veladamente, pode até ser que sim. Porém, a presença deles entre os titulares atualmente – e, é bom que se diga, jogando bem – só prova o quanto Capello errou durante toda a participação inglesa na Copa do Mundo. Ora, não precisava ser nenhum gênio para perceber que, por exemplo, Bent, após marcar 24 gols pelo Sunderland na Premier League, era melhor opção do que Heskey. Ou que Young – que não esteve nem mesmo na lista temporária que continha 30 jogadores! – era melhor do que Wright-Phillips, relegado há muito tempo no Manchester City, ou Joe Cole, já em má forma antes de chegar ao Liverpool.

É verdade que a Copa já passou e não há mais como voltar atrás, mas esse foi apenas um dos erros que levaram a Inglaterra a perder uma das melhores chances de conquistar a Copa do Mundo desde o título de 1966. A única coisa que Capello pode fazer agora é montar uma esquadra decente para a Euro de 2012. Que os erros do passado o ajudem a nesse novo processo.

Imagem: BBC

Nenhum comentário: