3 de março de 2011

Muito difícil

Conquistar a Premier League é uma missão quase impossível para o Chelsea nessa temporada

A vitória sobre o Manchester United pode ter sido o sinal de um final de temporada animador para o Chelsea. Após os três pontos conquistados sobre os Red Devils na última terça-feira, Frank Lampard deu a entender que a equipe ainda pode conquistar o título da atual temporada.

A visão de Lampard, pelo menos a princípio, é muito otimista. O Chelsea está na quarta posição, a doze pontos do líder Manchester United, embora tenha um jogo a menos. Com apenas dez rodadas a serem disputadas, é muito difícil acreditar que os Blues ainda possam alcançar os comandados de Sir Alex Ferguson. Por mais que os resultados recentes dos mancunianos na Premier League não tenham sido satisfatórios – os antigos invictos vêm de duas vitórias e duas derrotas nos últimos quatro jogos –, a única situação imaginável é a do Arsenal tomando a ponta dos Red Devils.

O meio-campista, porém, condicionou um possível título a um fato importante: o Chelsea precisa de uma sequência de vitórias para manter o sonho vivo. É esse fato, entretanto, que quase liquida as chances de conquistar a Premier League nessa temporada. A campanha feita pelos Blues na competição é uma das mais inconstantes nos últimos tempos, talvez a mais destoante desde os tempos de Ranieri. A equipe vive de altos e baixos e não dá pinta de que vá engrenar justo nessa reta final.

Muito disso passa pela fase do elenco. Coincidência ou não, o Chelsea sofre por ter vários atletas com um desempenho abaixo do ideal: Drogba, Malouda e até mesmo Essien foram acometidos por esse mal. O próprio Lampard ainda procura sua forma ideal depois de voltar de uma séria lesão na fogueira. Poucos são os jogadores de destaque: apenas Terry, Ivanovic e Cech fazem temporadas seguras ou aceitáveis, enquanto Ramires luta para entrar neste seleto grupo após um começo tão inconstante quanto o time. Dentro desse quadro, fica difícil prever uma melhora repentina e assustadora dos Blues – até porque, é bom lembrar, a equipe não foi tão bem contra o Manchester United.

Atualmente, o mais importante para o Chelsea, além de se preocupar em assegurar uma vaga para a próxima Champions League, é apostar as suas fichas na competição europeia, ainda mais após a vitória sobre o Copenhague fora de casa que deixou os Blues muito perto das quartas de final. Os londrinos muito provavelmente terão pela frente equipes no momento mais fortes. Porém, o clube tem dois trunfos na manga: a imprevisibilidade do mata-mata e o técnico Carlo Ancelotti, que já mostrou com o Milan que entende do torneio. Mais do que nunca, é aqui que Lampard e seus companheiros devem se apegar.

Imagem: The Guardian

Um comentário:

Guilherme Freitas disse...

Não dá mais pro Chelsea. Vão brigar pela Champions League, onde o sorteio pode ser caridoso nas quartas assim como foi nas oitavas. Abraços.