17 de abril de 2011

33ª rodada - Comentários

A vitória do Wigan em cima do Blackpool finalmente tirou a equipe de Roberto Martinez da zona de rebaixamento

Os jogos da FA Cup prejudicaram o andamento da 33ª rodada, mas ainda assim seis jogos aconteceram durante o fim de semana. Os destaques foram a vitória do Chelsea, que acabou com a invencibilidade de seis jogos do West Brom e, pasmem, a derrota do Blackpool para o Wigan em casa, que levou os Tangerines a zona de rebaixamento pela primeira vez na temporada e tirou os Latics de lá. Abaixo, os comentários dos jogos. Aqui, a classificação geral.

Birmingham 2 x 0 Sunderland (Larsson, Gardner) – O Sunderland até criou mais, teve boas chances e por alguns momentos mereceu pelo menos um ponto. Porém, ao mesmo tempo em que esbarrou no bom setor defensivo do adversário e nas boas defesas de Foster – novamente destaque da equipe – foi castigado pela eficiência do Birmingham. Tendo ganho 7 dos últimos 9 pontos disputados, os Blues, na 14ª posição com 38 pontos, deram um bom sprint na luta contra o rebaixamento. Os Black Cats, com a mesma pontuação, uma posição abaixo e sem vencer há 9 jogos, fazem de tudo para cair.

Blackpool 1 x 3 Wigan (Campbell; Rodallega, N’Zogbia, Eardley) – Saber que a péssima defesa do Blackpool levou a equipe a mais uma derrota é mais redundante do que saber que Balotelli arranjou confusão. Então, que os méritos da vitória do Wigan sejam divididos com N’Zogbia, responsável por criar as jogadas de seu time e por levar pânico aos anfitriões cada vez em que encostava na bola. Com duas vitórias nos últimos dezesseis jogos, os Tangerines atingiram sua meta e entrou na zona de rebaixamento – está em 18º, com 33 pontos. Já os Latics, com duas vitórias nos últimos quatro jogos, pularam para 17ª colocação. Mas não se enganem: o conjunto de Roberto Martinez ainda é um dos mais cotados para cair.

Everton 2 x 0 Blackburn (Osman, Baines) – O Everton é um time estranho. Não bastasse, estando invicto a seis jogos, confirmar a fama de ser uma equipe irregular (sempre começa mal o campeonato e termina bem), resolveu jogar melhor justamente quando se viu sem seus três melhores jogadores, Fellaini, Cahill e Arteta, machucados. Enquanto o Blackburn teve mais uma atuação pobre, sem arriscar a meta de Howard, Osman e o novato meia Gueye foram os comandantes dos Toffees, que venceram tranquilamente e, na 7ª posição, pularam para os 47 pontos. Os Rovers, há 9 jogos sem vencer, estão em 16º, com 35 pontos.

West Brom 1 x 3 Chelsea (Odemwingie; Drogba, Kalou, Lampard) – A primeira derrota de Roy Hodgson em sete jogos sob o comando do West Brom veio justamente porque seu time se esqueceu por completo da solidez que o treinador trouxe ao conjunto. É verdade que o fraco goleiro Scott Carson falhou feio nos dois primeiros gols do Chelsea, mas as falhas intermináveis da defesa da sua equipe foram fundamentais para que o adversário marcasse os três gols no primeiro tempo e não marcasse outros por azar e displicência. Drogba foi um dos melhores dos visitantes e Malouda, muito bem pelo lado esquerdo, justificou a formação de Ancelotti, que priorizou o jogo pelas pontas ao escalar o francês e Kalou ao invés de Anelka e Torres. Com o resultado, os Baggies, com 39 pontos, caem para a 11ª posição. Já os Blues, com 61 pontos, se mantem no 3ª posto.

West Ham 1 x 2 Aston Villa (Robbie Keane; Bent, Agbonlahor) – Um resultado merecido para o Aston Villa, que teve bem mais chances no segundo tempo e só foi marcar o gol da vitória nos acréscimos porque até então esbarrava nas boas intervenções de Green. Sem Scott Parker, machucado, o West Ham provou que fica muito mais vulnerável do que já é. Com o resultado, os Hammers, que perderam os três últimos jogos após esboçarem uma reação, caíram para a 19ª posição, com 32 pontos. Já o Villa consegue respirar novamente: na 9ª colocação e com 40 pontos, estão agora a sete da zona de rebaixamento.

Arsenal 1 x 1 Liverpool (van Persie; Kuyt) – O Arsenal criou mais, teve grandes chances de vencer a partida, mas acabou cedendo o empate, pouco depois de abrir o placar, já nos últimos lances de uma partida que foi marcada pelo grave choque de cabeça de Carragher e Flanagan: o zagueiro levou a pior, chegou a ficar desacordado e precisou de atendimento demorado para deixar o campo. Com o resultado, os Gunners ficam ainda mais distantes do título: a diferença de seis pontos para o líder Manchester United é pequena, mas os londrinos estão vacilando tanto ultimamente que é difícil prever a conquista deles. Já os Reds continuam em 6º, com 49 pontos.

Imagem: The Guardian

Um comentário:

Kaique Pedaes disse...

Olá, sou representante do www.net-esportes.blogspot.com. O blog está à procura de novos colunistas, e seu texto nos despertou um grande interesse. Entre em contato, por favor. O meu e-mail é kaique.pedaes@r7.com. Obrigado.