25 de abril de 2011

Período decisivo

Rooney, Berbatov e Giggs terão de ser fundamentais na sequência decisiva que espera o Manchester United nas próximas duas semanas

A vitória sobre o Everton por 1 a 0 foi essencial para o Manchester United na Premier League. O resultado permitiu que o clube mantivesse sua vantagem de seis pontos na classificação geral para o embalado Chelsea e abrisse nove para o titubeante Arsenal a quatro rodadas do fim do campeonato. Porém, mais do que isso, dá maior tranquilidade para os mancunianos encararem uma sequência decisiva de jogos nas próximas duas semanas.

Nesse tempo, os Red Devils irão decidir o seu destino na atual temporada. Nesta terça e na quarta da semana que vem, terão pela frente o Schalke 04 pelas semifinais da Champions League. Já nos próximos dois domingos, pela Premier League, enfrentarão o Arsenal, fora de casa, e o Chelsea, dentro de seus domínios. Serão quatro partidas duríssimas em menos de quinze dias que indicarão o caminho do sucesso (final europeia e título nacional) ou o do fracasso (queda diante dos alemães e complicação na briga pelo campeonato doméstico).

Em tese, o Manchester United é levemente favorito em todos os confrontos. Os ingleses possuem um conjunto melhor do que o dos alemães, mas deve tomar cuidado contra um time embalado e que joga com menos pressão porque sabe que já chegou longe demais. Enquanto isso, possuem certa tranquilidade para praticar seu estilo de jogo pragmático e cauteloso contra Arsenal e Chelsea, que, pressionados pela necessidade de vencerem, terão de se arriscar mais do que o normal contra a equipe de Sir Alex Ferguson.

Porém, não há dúvidas que tanto o estresse quanto o cansaço serão os maiores inimigos do Manchester United nessa mini-campanha. Por mais que a equipe possa contar com algumas facilidades a seu favor, a série de partidas muito importantes irá exigir demais do jogadores. Além dos embates demandarem grandiosos confrontos psicológicos e exigirem demais do físico do físico de cada um, os atletas estarão expostos a cansativas viagens: terça jogarão na Alemanha, no domingo atuarão em Londres e na quarta estarão em Manchester, assim como no outro domingo. A correria desenfreada fora do campo, aliada a possíveis pressões provenientes de derrotas (como a necessidade de uma vitória contra o Schalke na segunda partida ou uma inesperada perda na Premier League) pode ser o principal inimigo do clube nessa época.

Os Red Devils, mais do que nunca, precisarão das assistências de Nani, dos gols de Berbatov, da estrela de Chicharito, da ressurreição de Rooney e da solidez proveniente do trio van der Sar/ Ferdinand/ Vidic. Os grandes momentos desses jogadores serão fundamentais para ajudar o time a ter sucesso nessa fase. Porém, isso também denuncia um defeito: devido às peças de reposição nem sempre corresponderem muito bem - veja o risco que foi poupar jogadores contra o Everton, com a vitória sendo conseguida já nos últimos minutos -, a rotatividade deverá ser baixa nessa época, o que pode agravar ainda mais o desgaste dos titulares. Ou seja: de fato, será um período bem complicado para o clube.

Imagem: Zimbio

Um comentário:

Kaique Pedaes disse...

Eu disse no ultimo email que te enviei que postei os comentarios da rodada. Na verdade, eu iria postá-los, mas não os postei. Abs